Estamos às vésperas da data mais aguardada pelos e-commerces de todo o mundo e para aumentar ainda mais a ansiedade dos empresários e gestores, o Relatório Black Friday 2023, realizado pelo Olist – ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs –, revelou que 73% dos lojistas estão apostando nos marketplaces para potencializar suas vendas e otimizar seu faturamento. Isso é mais do que em vendas realizadas via e-commerce próprio (41,7%), redes sociais (29,2%) e lojas físicas (20,6%).
Esse dado por si só já nos mostra o poder dos marketplaces, que têm desempenhado um papel fundamental no crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Mas, podemos somar a isso, o fato de que, espera-se que esse mercado cresça 95% no país até 2025, segundo o The Global Payments Report 2022. Isso reflete um aumento na importância das questões logísticas relacionadas a esse segmento.
Ainda segundo o Relatório Black Friday 2023, os lojistas estão otimistas com a data, pois 68,8% deles esperam faturar mais este ano do que em 2022. Os resultados da pesquisa mostram ainda que os marketplaces são uma ótima maneira para lojistas alcançarem um público maior e aumentarem suas vendas. No entanto, é importante estar preparado para os desafios das vendas on-line e oferecer uma boa experiência de compra aos seus clientes.
Pensando nisso, neste texto reunimos as principais dicas para vender mais nos marketplaces, especialmente por conta da Black Friday, e como você pode aplicá-las ao seu e-commerce. Descubra quais são.
Marketplaces impulsionam crescimento acelerado de e-commerces
Para quem tem como objetivo crescer rapidamente e destacar sua marca, os marketplaces costumam ser um atalho, oferecendo várias vantagens para o varejo.
Uma das principais é a estrutura já consolidada, na qual os vendedores podem aproveitar um ambiente pronto, reduzindo a preocupação com detalhes importantes como implementação de sistemas, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de métodos de entrega. Isso permite que você se concentre nas ações de marketing e vendas.
Além disso, aderir a um marketplace significa menor investimento de tempo e dinheiro, dispensando várias ações que seriam necessárias ao desenvolver um e-commerce próprio. O marketplace oferece uma estrutura comum para todos os vendedores, incluindo logística.
Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas se beneficiam ao estar presentes em uma plataforma que naturalmente atrai um grande público devido ao seu tamanho. Isso pode ser uma oportunidade para alcançar novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero.
É semelhante ao benefício de estar localizado em um shopping center físico, onde alguns vendedores se beneficiam do grande tráfego orgânico ou patrocinado da plataforma.
Todas essas vantagens permitem direcionar recursos para outras ações igualmente importantes, como atrair público e aumentar receita.
Trabalhar em marketplaces traz inúmeros benefícios. É possível expandir para diversos canais sem depender de uma única fonte. Atualmente, no Brasil, existem várias opções de marketplaces, ao contrário do que acontecia há cinco ou dez anos.
Outra vantagem é que não é necessário investir tanto em mídia. Basta ter um bom produto, ser competitivo e garantir entregas rápidas. Assim, o sucesso acaba dependendo apenas de você.
Gestão de frete é um diferencial importante para se escolher um marketplace
Uma gestão eficiente de frete desempenha um papel fundamental quando você está inserido num marketplace, uma vez que, aos olhos do consumidor, qualquer erro será atribuído ao site que vendeu o produto, e não ao serviço de terceiros responsável pela entrega. Portanto, se surgir algum problema na entrega de um pedido, o cliente verá o marketplace como o responsável.
É legalmente possível que o cliente levante questões desse tipo, uma vez que a compra foi realizada por meio do portal do marketplace. Por essa razão, é fundamental acompanhar a eficiência e a qualidade dos serviços de entrega oferecidos pelos parceiros.
Para que a gestão de frete em marketplaces seja eficiente, é necessário mudar o cenário atual, investindo em planejamento, tecnologia, estratégia e inovação. Contar com uma tecnologia que reúna todos esses elementos faz total diferença.
Muitos empreendedores têm investido em tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir os custos. O uso de plataformas de gestão de fretes é uma dessas oportunidades.
Uma boa gestão de frete permite mapear os processos de forma mais eficiente, identificar falhas e implementar melhorias, além de planejar estrategicamente as tarefas. Tudo isso com a possibilidade de oferecer aos sellers fretes mais competitivos. Importante lembrar que quanto maior o número de sellers e venda, melhor será a negociação da tabela.
Ao agrupar as informações de frete, a conferência e o compartilhamento de informações tornam-se mais rápidos, pois tudo está disponível em um único local. Isso agiliza a comunicação entre as pessoas, departamentos, fornecedores e até mesmo com o consumidor.
O controle dos fretes também contribui para uma eficiente gestão no cadastro e gerenciamento de transportes, conferência de documentação e acompanhamento do status dos pedidos. Ao investir na gestão de frete em marketplaces, os processos se tornam mais rápidos e com menos chances de erros.
Dicas e tendências para vender mais nos marketplaces na Black Friday
Considerando o cenário desafiador da Black Friday e o mercado cada vez mais competitivo do e-commerce, é importante que você, lojista, analise os marketplaces que oferecem as melhores vantagens para você impulsionar as suas vendas e aproveitar ao máximo a sexta-feira mais aguardada do ano, como por exemplo, fretes competitivos, PUDOs bem localizados e taxas competitivas.
O principal objetivo da Black Friday é oferecer descontos atrativos aos clientes, mas chamar a atenção do consumidor é sempre um desafio. É por isso que os marketplaces são ferramentas importantes para impulsionar as vendas durante esse período, como temos mostrado no decorrer deste texto.
Durante a Black Friday, muitos consumidores procuram marketplaces em busca de ofertas ainda mais vantajosas. As campanhas de vendas nesses canais são intensas e o público já aguarda por elas.
A título de curiosidade, nos últimos anos, grandes marcas têm adotado uma estratégia de estender Black Friday. Assim, os descontos do período começam a ser oferecidos já nos primeiros dias de novembro.
Quem se prepara para o evento no mês tem a oportunidade de aproveitar as vantagens ao longo de todo o período, potencializando os resultados. Mas, afinal, o que fazer para vender mais em marketplaces? Confira as principais dicas e estratégias a seguir.
- Analise os produtos mais desejados pelos consumidores
Estratégia sempre válida é avaliar as categorias de produtos que costumam ter mais vendas na Black Friday. Um estudo feito pelo Google nos dias anteriores a Black Friday 2022 revelou que os produtos mais procurados pelos usuários eram dos seguintes segmentos:
- Celulares;
- Eletrodomésticos;
- Artigos esportivos;
- Games;
- Eletrônicos.
Após o evento, um relatório da Confi Neotrust revelou o ranking das categorias com maior volume de vendas:
- Eletrodomésticos: 17,9%;
- Eletrônicos: 15,3%;
- Telefonia: 14,7%;
- Moda e Acessórios: 6,2%;
- Informática: 6,1%.
Na pesquisa sobre ticket médio, o ranking ficou da seguinte maneira:
- Moda e Acessórios: 14,5%;
- Beleza e Perfumaria: 11,4%;
- Alimentos e Bebidas: 7,2%;
- Ar e Ventilação: 6,2%;
- Utilidades Domésticas: 5,4%.
Acompanhar métricas, indicadores e tendências é uma boa maneira de planejar a operação e estabelecer estratégias para a Black Friday.
- Prepare seu estoque e não assuste com preços
É essencial considerar o estoque ao vender na Black Friday. Tenha em mente que essa data tem uma alta demanda e, na maioria dos marketplaces, há uma limitação nas importações. Portanto, evite ter um estoque com poucos produtos disponíveis.
Não basta saber o período em que o volume de vendas aumenta. Para gerenciar o estoque você também precisa entender quais são os produtos mais procurados nesses momentos, conforme dissemos no item anterior.
Atualmente, não existe alternativa eficiente de gerenciar o estoque sem auxílio da tecnologia e um time treinado e especializado. Especialmente quando falamos de sazonalidade e aumento da demanda no varejo.
É imprescindível ter informações disponíveis e atualizadas em tempo real. Sistemas que permitam ao gestor visualizar todas as movimentações, conectando-se com as transportadoras e os consumidores simultaneamente.
A tecnologia é o que permite unir as pontas do fluxo varejista com precisão, garantindo uma boa gestão do estoque, que fica no centro dessa dinâmica.
Além disso, é importante programar reduções de preço para se destacar nas ofertas durante o evento. Lembre-se de nunca aumentar os preços antes para depois diminuí-los durante a Black Friday. Essa prática cria uma falsa impressão de desconto, o que pode ser facilmente percebido pelos consumidores e causar uma má impressão em sua loja, resultando na perda de credibilidade com os potenciais clientes.
- Não abuse no valor do frete
Existem formas de comparar fretes e apresentar a melhor alternativa para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de até 45% na redução de despesas de frete no caso de volumes pequenos. Mas para isso, é preciso investir em tecnologia desenvolvida com base em muito conhecimento em logística, considerando detalhes e peculiaridades – tudo para que as tabelas sejam cada vez mais inteligentes.
Estudo da Econsultancy apontou que 40% dos entrevistados desistem de comprar quando as informações de custo e de frete não estão óbvias ou não são de fácil acesso. Logo, apresentar o frete no momento certo é fundamental para não perder a venda, e se este frete for o mais em conta possível, melhor ainda.
Contar com uma solução de fretes pensada para o marketplace pode favorecer o seu negócio e possibilitar a oferta de fretes mais competitivos aos sellers. Isso porque uma gestão eficiente de fretes traz opções mais atrativas e com custos mais baixos para os vendedores, o que pode resultar em preços mais vantajosos para os clientes.
Além disso, é sempre bom lembrar que uma gestão de fretes bem organizada pode proporcionar mais agilidade e segurança no processo de envio, fazendo com que os clientes se sintam mais confiantes e satisfeitos com a compra. Tudo isso pode ajudar a aumentar as vendas e, consequentemente, favorecer o negócio do marketplace. É importante avaliar opções de soluções de fretes integradas ao marketplace e escolher aquela que mais atende às necessidades da empresa e dos clientes.
- Proporcione uma experiência personalizada e conquiste seus clientes
Você sabia que a personalização da experiência de compra é extremamente importante tanto para negócios físicos quanto para digitais? Enquanto em uma loja física é possível interagir com os clientes e conhecer um pouco mais sobre eles, na internet você pode contar com a coleta de dados por meio dos cookies.
Essa ferramenta registra as ações dos usuários em uma loja virtual, incluindo seu comportamento de navegação, histórico de compras, dados de localização e outras informações pessoais.
Com base nesses dados, é possível criar conteúdos dinâmicos, recomendar produtos alinhados com as preferências do cliente e trazer mais inteligência para todo o processo de compra.
Dados do Google mostram que 67% dos usuários que navegam por dispositivos móveis estão mais propensos a comprar de sites que oferecem essa personalização. Isso ocorre porque a experiência de compra se torna mais eficiente e o consumidor é apresentado a produtos que realmente lhe interessam.
- Pós-venda é sempre um diferencial para o e-commerce
A qualidade do atendimento é um dos principais fatores que diferenciam as vendas nos marketplaces. Além disso, é um elemento fundamental para o ranqueamento e para obter avaliações positivas no canal da empresa.
Para aumentar a visibilidade, é necessário cumprir prazos de entrega, enviar os produtos corretamente e resolver problemas de forma ágil.
A experiência pós-venda é essencial para conquistar a fidelidade dos clientes e construir uma boa reputação. E-commerces que não investem nessa área acabam ficando limitados à competição de preços.
- Invista em uma estratégia omnichannel
Atualmente, os lojistas não estão mais limitados a escolher um único canal de vendas. Agora eles têm a opção de estar presentes em diversos lugares, como ter uma loja física, um e-commerce, vender em marketplaces e até mesmo utilizar as redes sociais como um canal de vendas. Dessa forma, é possível criar uma estratégia multicanal – ou omnichannel.
A multicanalidade consiste em ter o seu negócio presente em diferentes canais de vendas e integrar todas as operações, o que resulta em uma maior visibilidade e alcance para o seu negócio.
Isso significa que os clientes podem encontrar e comprar os seus produtos em diversos lugares, o que aumenta as chances de vendas e a exposição da sua marca. Além disso, ter uma estratégia multicanal permite atingir diferentes tipos de público e adaptar as estratégias de marketing e vendas para cada canal específico.
Ter uma presença multicanal também traz benefícios para os clientes, pois eles podem escolher a forma de comprar que mais lhes convém, seja visitando a loja física, comprando on-line ou através das redes sociais. Além disso, a integração das operações em todos os canais facilita a experiência de compra, permitindo que os clientes tenham acesso às mesmas informações, preços e promoções em todos os lugares.
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