No início do comércio eletrônico, a maioria dos produtos vendidos online eram relativamente pequenos e leves. O motivo? Podemos citar a facilidade para embalar, manusear, movimentar e transportar esses itens. Mas, e os produtos pesados você deve estar se perguntando?
Com o tempo, a variedade de produtos disponíveis nos e-commerces expandiu-se para incluir praticamente qualquer tipo de produto, inclusive os mais volumosos e desafiadores de serem transportados, como os móveis.
Isso se tornou uma oportunidade importante para a indústria moveleira, entre outras, especialmente considerando a necessidade de digitalização que a sociedade enfrenta atualmente. Quem não compra on-line hoje em dia, não é mesmo?
Porém, para surfar na onda proporcionada pelo comércio digital de produtos maiores, é fundamental estabelecer uma logística de envio de móveis de alta qualidade. Por isso, preparamos este texto esmiuçando os cuidados e detalhes para uma operação eficiente de produtos pesados. Confira!
Planejamento é condição sine qua non para logística de envio de produtos pesados
Independentemente do segmento de atuação do e-commerce, garantir um bom atendimento ao cliente, com custo eficiente e prazo de entrega adequado é essencial. Na venda online de produtos pesados, como os móveis, por exemplo, como não poderia ser diferente, é primordial ter uma logística bem estruturada. Isso inclui o acesso a informações detalhadas de toda a cadeia, bem como uma integração sólida com os provedores de serviços logísticos.
Se você tem um e-commerce de produtos pesados, o primeiro passo é o planejamento de sua operação. Você precisa mapear a estrutura atual, analisando os processos existentes e a demanda. Isso ajudará você a identificar a capacidade e a expertise necessárias para implementar ou melhorar a logística do seu negócio.
Mas o que necessariamente analisar dentro da logística de envio de produtos pesados? Simples. Estamos falando de preparação e processamento do pedido, embalagem, transporte e entrega. É importante decidir quais atividades serão realizadas internamente e quais serão terceirizadas, já que o armazenamento e a movimentação de produtos pesados são tarefas complexas e não triviais.
Muita gente ainda tem receio de terceirizar serviços, incluindo a logística de envio de móveis. No entanto, muitos não sabem que essa opção traz benefícios que permitem focar em outras áreas do negócio, deixando o setor nas mãos de especialistas que possuem o conhecimento necessário.
É como diz o ditado: “faça o que você sabe fazer e deixe o resto com quem sabe fazer”. Além disso, os prestadores de serviços em logística possuem conhecimentos e equipamentos específicos que contribuem para armazenamento e transporte de materiais em perfeitas condições, o que pode ajudar a corrigir eventuais falhas.
Vale ressaltar que a terceirização logística é uma tendência crescente no mercado e, mais do que agregar valor ao negócio, traz um benefício ainda mais importante: a satisfação do consumidor.
Voltando ao tema principal deste texto, usemos como exemplo os móveis, produtos, geralmente, pesados e volumosos, compostos por múltiplos volumes e peças frágeis que podem ser facilmente danificadas se mal manuseadas. Imagine um guarda-roupa com espelhos nas portas… Todo cuidado é pouco desde a armazenagem e principalmente até o momento da entrega na casa do cliente.
Lembre-se que durante o planejamento, é essencial projetar a demanda futura em conjunto com as áreas de vendas e planejar a capacidade necessária (espaço de armazenagem, número de funcionários, quantidade de empilhadeiras, caminhões, etc.).
Essa capacidade não deve ser excessiva ao ponto de se tornar ociosa, nem tão pequena a ponto de não atender às demandas dos clientes. Além de dimensionar a capacidade interna, é importante trabalhar em conjunto com fornecedores terceirizados para garantir que sua capacidade atenda às necessidades.
Armazenagem de produtos pesados é diferente de produtos leves
Na armazenagem de produtos pesados, a diferença principal é a necessidade de espaços maiores e tecnologia mais avançada para atender às exigências de cada cliente.
A empresa precisa de espaços amplos que possam suportar produtos mais robustos e que sejam armazenados adequadamente. É importante considerar a necessidade de movimentação e elevação para uma melhor utilização do espaço, o que requer investimento em equipamentos com tecnologia de ponta para garantir a segurança dos itens.
A prestação de serviços de armazenagem de produtos pesados exige empilhadeiras modernas com melhor desempenho e armazéns com maior área útil, o que permite oferecer aos clientes o melhor padrão de qualidade em armazenamento e atender às necessidades de recepção e entrega de produtos de forma mais rápida.
É importante manter a organização no armazenamento dos produtos pesados, pois o uso de equipamentos mais potentes exige operações integradas com fluxo de informação rápido e preciso, trazendo benefícios principalmente para o cliente, maior interessado na qualidade do armazenamento.
O planejamento e organização na armazenagem de produtos pesados não se limitam aos armazéns, mas também ao bom posicionamento dessas instalações em locais estratégicos com fácil acesso a rodovias ou ferrovias, favorecendo o escoamento dos produtos e oferecendo ao cliente melhor custo-benefício para suas necessidades de comercialização e produção.
Logística de envio de produtos pesados exige adoção e investimentos em tecnologia
A tecnologia é fundamental para garantir a agilidade dos processos e o monitoramento preciso das etapas da cadeia logística, ainda mais em se tratando de produtos pesados. Isso permite obter informações valiosas para a melhoria dos processos, como a correção de problemas que possam surgir no fluxo logístico.
É muito importante que o sistema de controle do e-commerce seja eficiente e altamente integrado com os parceiros logísticos, garantindo uma comunicação rápida e transparente. Sem um bom sistema, é impossível escalar o negócio.
Existem hoje diversas soluções disponíveis para o gerenciamento completo da cadeia de suprimentos, bem como para aspectos específicos da gestão de frotas. Alguns dos exemplos mais comuns incluem o sistema de gestão de armazém (WMS), o sistema integrado de gestão (ERP) e os sistemas de roteirização (TMS).
Além de auxiliar no dia a dia das operações referentes ao estoque, o WMS também consegue fazer o controle de inventário, entrada e saída de produtos, portaria do estoque e aprimorar por meio da automação o processo de picking – essencial para produtos pesados.
Para otimizar o seu estoque é recomendado que você disponha de uma boa solução de gestão: um WMS integrado a um ERP. Isso é crucial para que o controle de estoque contábil da empresa seja muito bem gerido por esse WMS e, por sua vez, garanta a acurácia nos processos de separação.
Quando não se encontra o item, o tempo de separação dele torna-se maior, fazendo com que se necessite de apoio para localização. É, então, que começam os problemas que refletem, principalmente, em cancelamentos e todos os transtornos que os clientes que compram on-line terão por não receberem aquilo que compraram.
Normalmente, gestores de e-commerces pensam que implantar um sistema é a solução de todos os problemas para gestão e guarda dos produtos em seus respectivos endereços. Contudo, se você não tiver a garantia de que todos os itens que se encontram no sistema também estão no centro de distribuição, esse mesmo sistema pode se voltar contra você, ocasionando perda de eficiência e de proatividade, além de atraso das entregas.
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Se seu e-commerce trabalha produtos pesados e precisa orquestrar a logística de envio, contar com uma gestão parceira especializada em fulfillment pode auxiliar no redesenho e otimização do centro de distribuição, considerando fatores, como, por exemplo, espaço, capacidade de armazenagem, sistemas de automação, gerenciamento do estoque e padronização de processos.
A contratação de uma gestão de fulfillment também pode ajudar a identificar soluções inovadoras para os problemas que o seu e-commerce enfrenta no processo logístico para esses produtos pesados, aumentando a competitividade e o sucesso nos negócios.
Esse trabalho permite aprimorar a sua operação, melhorar a velocidade de entrega, reduzir custos e, ainda, garantir a satisfação dos seus consumidores.
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