Recentemente trouxemos aqui para o blog as seis tendências para o e-commerce neste segundo semestre, um conteúdo com dicas valiosas para manter o seu negócio sempre atualizado e saindo na frente das vendas. Tudo isso porque, como sabemos, este período do ano é bastante movimentado no quesito datas sazonais, o que para nós é sinônimo de vendas intensas.
Em agosto, abrindo a temporada de comemorações, celebramos no Brasil o Dia dos Pais. De agora até o Natal, passando por Dia das Crianças e Black Friday, as expectativas são promissoras.
Para se ter uma ideia, dados da Nuvemshop mostram que pequenas e médias empresas faturaram R$ 163 milhões com as vendas on-line no Dia dos Pais do ano passado, 21% a mais comparado ao mesmo período do ano anterior. Além do aumento do lucro, foi registrado um crescimento de 11% nas vendas digitais. Ou seja, se você pretende lucrar com o seu negócio, estar preparado para essa época do ano não pode ser escolha, mas sim obrigação.
Mas o que fazer para acompanhar a movimentação dessas datas sazonais? Se já sabemos quais são as tendências, o que você deve fazer para faturar mais e, principalmente, atender com excelência o cliente? Vamos saber juntos ao longo deste texto.
Novos hábitos de consumo dos homens também ditaram regras das datas sazonais para o e-commerce
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que os homens também deixam de economizar, e até mesmo se endividam, na hora de comprar produtos ou serviços de beleza e estética. Cerca de 25,4% dos entrevistados disseram que já guardaram dinheiro para esse tipo de consumo e outros 6,5% já acumularam dívidas para priorizar esse tipo de compra.
Não para por aí! Sobre o consumo de roupas e acessórios, 74,9% dos homens disseram que se esforçam para estarem sempre bem vestidos e, também, que acreditam que cuidar da aparência é uma necessidade e não um luxo. Por isso, se você tem um e-commerce de beleza, bem-estar e moda, não se esqueça de focar em campanhas para o público masculino – no Dia dos Pais, mas não apenas nele.
E já que falamos de moda, você sabia que a integração é fundamental para melhorar a gestão logística caso você tenha um e-commerce de moda? Este é um nicho que exige atenção triplicada no quesito organização, uma vez que trabalha com diversas opções de tamanho, cor, estampa e modelo de um mesmo produto. Um estoque integrado ao seu e-commerce, com a ajuda de um ERP ou WMS, pode otimizar o seu tempo e oferecer melhores frutos ao seu varejo digital.
Existem soluções que permitem a integração com várias ferramentas para rastreamento de mercadorias, o que possibilita reduzir o número de atendimentos via SAC e outros problemas causados pela falta de controle no rastreamento. Um sistema de gestão de fretes pode ser integrado a um ERP para emissão automática de NF no momento da compra ou até mesmo em plataformas de e-commerce, aumentando a agilidade no acesso e disponibilização das informações de rastreamento.
Essa integração das ferramentas do e-commerce traz harmonia para o funcionamento do seu negócio. Assim, diferentes sistemas utilizados passam a “falar a mesma língua”, comunicando-se uns com os outros.
Ferramentas de otimização logística são úteis para a gestão logística no e-commerce de moda, mas é importante que elas estejam integradas à plataforma de vendas. Isso ajuda a evitar problemas como a venda de produtos que não estão disponíveis no estoque. Com a integração, os números do estoque são atualizados automaticamente, garantindo que o catálogo corresponda ao que está disponível no estoque.
Mais do que apenas se programar, cumpra os prazos de entrega
Todos sabemos e concordamos que consumidor de e-commerce é ansioso, certo? E essa ansiedade vale quando a compra é para si bem como para presentear alguém.
Por essas e outras, é fundamental que os prazos de entrega do seu e-commerce sejam cumpridos para garantir uma experiência positiva do cliente, principalmente em datas importantes, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Natal… Programe-se para que os prazos sejam atendidos.
Durante a entrega, é importante divulgar as informações referentes a ela em todos os canais de comunicação e manter os clientes informados sobre a totalidade dos processos, pois a transparência é fundamental para uma boa experiência de compra.
Pode parecer que não, mas a visibilidade é tão importante quanto qualquer outro processo logístico, afinal os consumidores modernos querem atualizações fidedignas e que lhes permitam uma visão clara das etapas de entrega.
Fornecer essa conveniência é a melhor forma de construir a confiança dos clientes e garantir que eles retornem para novas compras.
Aliás, a visibilidade está diretamente relacionada à transparência. Ela se refere à capacidade de monitorar e rastrear pedidos e entregas desde a origem até o destino final, fornecendo informações relevantes ao longo de todo o processo. Esses dados podem ser utilizados para melhorar a logística, em especial o last mile, permitindo o planejamento de rotas mais eficientes e o uso otimizado de recursos.
Informações como a posição do veículo e o andamento da operação, são disponibilizadas em tempo real, e o cliente é informado sobre o status da entrega por meio de notificações. Poder receber a mensagem “seu pedido saiu para entrega!” sem precisar buscar essa informação é garantia de satisfação na certa!
Proteja seus consumidores e seu e-commerce
Com o aumento de vendas em datas sazonais, cresce também o número de fraudes no e-commerce no segundo semestre. Dados de mercado de uma empresa especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, indicaram que R$ 215 milhões em tentativas de fraude foram evitadas no período do Dia dos Pais do ano passado.
Para a construção do material, considerou-se o intervalo entre 1º e 14 de agosto, e foram aproximadamente 180 mil tentativas de fraude em 2022 contra 269 mil no ano anterior. Também é importante informar que o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito.
Em termos de experiência do cliente, um checkout simples, curto e otimizado é determinante para transmitir segurança ao comprador e garantir que desistências de compra não ocorram por conta desse procedimento.
Fazer uma boa gestão de riscos operacionais é essencial para ter uma rotina mais equilibrada, permitindo que os empreendedores dediquem suas energias a outras áreas da empresa e se tornem mais produtivos. O objetivo principal da gestão de risco é criar uma rede de segurança que traga mais confiabilidade para os clientes.
Investir em recursos humanos e ferramentas de monitoramento ajuda a prevenir vazamentos de dados na internet, o que pode comprometer a credibilidade de um site de vendas. A segurança das informações ainda é uma das principais objeções dos consumidores em relação às compras virtuais, tornando o investimento em prevenção imprescindível.
Lembre-se: datas sazonais exigem uma estratégia de comunicação direcionada
Datas sazonais como Dia dos Pais e Dias das Crianças, por exemplo, pedem que você crie campanhas que lembrem o cliente da data e destaquem as opções de presentes disponíveis no seu e-commerce.
Ao planejar a campanha, você deve analisar as tendências de mercado e criar conteúdos e páginas especiais com sugestões de presentes por preço e estilo. Destaque produtos com descontos diferenciados e ofereça vantagens para os clientes que comprarem antecipadamente, como frete grátis e menor prazo de entrega.
Mantenha o consumidor motivado, apresentando gradativamente novas promoções, combos e presentes exclusivos até a data comemorativa em questão. É essencial que essa estratégia esteja alinhada em todos os canais de comunicação, desde os banners na loja on-line até as embalagens que chegam ao cliente.
#FicaADica: Com base em dados dos últimos anos, campanhas que incluem palavras como “presente”, “grátis” e “oferta” apresentaram melhor desempenho do que aquelas que não possuem esses termos. Além disso, comunicações que oferecem benefícios financeiros ou emocionais também são bem-vindas.
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