Sempre falamos por aqui sobre como a tecnologia pode ajudar a alavancar as vendas de seu e-commerce, qual seja o nicho de mercado em que você atue. No entanto, para que você possa investir em tecnologia, é preciso que o seu negócio esteja antenado com as tendências para e-commerce que podem elevar o patamar do seu varejo digital.
Segmentos específicos, novos consumidores e modelos de compras ditam regras. E do lado de cá é preciso nos adaptarmos para atender às demandas sempre da melhor maneira possível. Aliás, o jeito como se atende e oferece a melhor experiência durante toda a jornada do cliente em sua loja virtual cativa e fideliza.
No texto de hoje, falaremos de quatro dessas tendências para e-commerce que fazem toda a diferença e que por isso você deve estar atento. Não se tratam de regras, mas sim do que se observa atualmente em termos de comportamento do mercado. Quer saber quais são? Acompanhe a leitura.
1. Marketplaces ampliam o destaque de seu e-commerce
A criação de um perfil no marketplace eficiente pode gerar não só vendas pela própria plataforma, mas também transmitir confiança e credibilidade ao consumidor. O aumento do uso dessas plataformas é uma excelente opção para empreendedores digitais que desejam investir menos inicialmente, diversificar suas campanhas e criar novas oportunidades de venda.
Mas por que aderir a um marketplace é sinônimo de menores investimentos de tempo e de dinheiro? Porque você acaba dispensando uma série de ações que seriam necessárias quando se opta por desenvolver um e-commerce próprio, uma vez que o marketplace conta com uma mesma estrutura para todos os sellers, inclusive de logística.
Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas se beneficiam ao estar presentes em uma plataforma que, por seu tamanho, naturalmente atrai um grande público. Essa pode ser uma oportunidade de se apresentar para novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero.
Do mesmo modo que acontece em um shopping center no mundo físico, alguns sellers do marketplace beneficiam-se por estar presentes em uma plataforma que já tem grande tráfego orgânico ou patrocinado.
Isso tudo acaba permitindo direcionar esses recursos em outras ações igualmente importantes para atrair público e aumentar receita, por exemplo, entender melhor como vender mais e como destacar os seus produtos em relação à concorrência.
Por fim, mas não menos importante, estar associado a uma marca destacada nos motores de busca de forma orgânica, pode gerar oportunidades de negócios mais diversificadas, atraindo novos e até inesperados públicos. Aqui você encontra 6 estratégias para destacar sua loja virtual em um marketplace.
2. Integração dos varejos físico e digital
Para satisfazer os clientes cada vez mais exigentes na hora da compra, a integração dos canais de relacionamento é um conceito atual que tem em vista ultrapassar os limites on-line. O objetivo é que os consumidores reconheçam a marca de maneira consistente tanto através dos canais digitais quanto dos canais físicos.
Essa abordagem pode ser aplicada a partir dos primeiros contatos com potenciais clientes, quando estes precisam desenvolver confiança para efetuar uma compra. Disponibilizar formas de atendimento personalizadas ou mesmo oferecer demonstrações reais dos produtos, por exemplo, são grandes diferenciais para o sucesso de uma venda.
No momento da entrega, uma boa alternativa é disponibilizar pontos físicos de retirada, para proporcionar aos compradores maior flexibilidade para buscar seus produtos. Essas medidas reforçam aos consumidores a presença da empresa em diferentes canais, aumentando sua credibilidade e destaque tanto no mercado online quanto no físico.
No mundo phygital, o consumidor escolhe a sua própria jornada de compra, optando por canais físicos ou digitais, conforme seus desejos e preferências. Ou seja, o consumidor dita a regra!
Porém, para que atinja o seu máximo potencial e as empresas consigam oferecer uma experiência 100% conectada, independente do canal ou forma de interação, não é possível deixar de lado estratégias omnichannel.
Esse é o principal passo para integração entre todos os canais de venda, tornando tudo mais fluído e sem entraves durante a jornada de compra. Aqui você descobre 7 estratégias para implementar o phygital.
3. Quando um segmento nunca sai de “moda”
A moda é uma área que jamais perde sua relevância, o que significa que, mesmo em um nicho já explorado, ainda há diversas oportunidades disponíveis para empreendedores atentos. Um lojista mais sagaz pode aproveitar as características do mercado e assim crescer no setor.
Para obter mais vendas em um e-commerce especializado em moda, você pode, por exemplo, optar por comprar roupas usadas em brechós a fim de adotar uma postura sustentável seguindo a tendência do Slow Fashion. Além disso, sempre se pode explorar sub nichos, mantendo-se atentos às tendências de comportamento do consumidor e buscando serem os primeiros a atender a essas demandas.
Não é novidade que o perfil do consumidor tem mudado nos últimos anos, especialmente após a pandemia de covid-19, que obrigou as pessoas a se acostumarem com as compras on-line. E essa conveniência aliada ao poder das mídias digitais, e por que não dos grandes influenciadores, aumenta diariamente a demanda dos e-commerces.
E, para atender essa alta demanda, as marcas precisam se reestruturar para dar conta de tantos pedidos e fazer os clientes felizes.
Entre os produtos mais buscados atualmente estão roupas e calçados. O Brasil está dentre os 10 maiores mercados de moda mundiais. E a briga das marcas para fidelizar os clientes, cada vez mais exigentes, cresce diretamente proporcional ao aumento das compras. Desenvolver uma operação afinada é garantia de aumento de vendas e lucros.
Engana-se quem pensa que comprar uma camisa ou vestido ainda exige a presença física do consumidor na loja para provar a peça. Nada disso! Com tecnologias pensadas para esse fim, já existem provadores digitais que dão a real noção se o item servirá no corpo ou não.
Mas todo bônus tem o ônus, não é assim que dizem? Se por um lado os pedidos estão em alta, do outro os clientes estão ávidos por uma entrega rápida. E no varejo de moda não é diferente. Quer saber como melhorar a gestão logística do seu e-commerce de moda? Temos o conteúdo ideal para você. Leia aqui.
4. Entregue a melhor experiência para o seu consumidor
Para entregar ótimas experiências ao consumidor, é necessário não apenas utilizar os dados para conhecer o cliente, mas também pensar em estratégias que melhorem a experiência dele durante suas compras. Nesse sentido, existem várias práticas que podem ser aplicadas. Algumas delas são:
- Conheça o seu cliente: ao entender qual é o perfil das pessoas que compram do seu negócio, é possível fazer otimizações para disponibilizar uma jornada de compra personalizada e melhor;
- Ofereça boas opções de atendimento: o suporte ao consumidor é um aspecto fundamental para ter bons resultados. Nesse sentido, é importante ter vários canais e garantir agilidade na solução dos problemas;
- Tenha uma plataforma otimizada: oferecer um site com carregamento rápido, com facilidade na hora de fazer buscas e com usabilidade de primeira é fundamental para o consumidor ter uma boa experiência;
- Diversifique as opções de pagamento: um dos aspectos valorizados pelos clientes é a diversidade nas formas de pagamento. Por isso, vale incluir opções como cartão de crédito, débito, pix, boleto e vários outros;
- Faça promoções exclusivas: o envio desse tipo de oferta ao e-mail dos clientes é uma ótima alternativa para maximizar as vendas. Pode-se utilizar, inclusive, os dados de compra para personalizar os envios.
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