Fraudes em e-commerce: fique por dentro dos golpes mais comuns e prepare-se para evitá-los

De maneira recorrente, abordamos por aqui a questão da segurança da informação, tanto para a sustentabilidade dos negócios como para proteger os dados dos consumidores de sua loja virtual. Mas, o como evitar as fraudes em e-commerce havia ficado de fora.

Entre as últimas tendências da logística digital, inclusive, destaca-se uma preocupação ainda maior com a segurança cibernética. É essencial e urgente que as empresas invistam em uma infraestrutura de segurança digital que as resguarde de possíveis ataques.

Para ajudá-lo a pensar melhor como fazer a gestão de fraudes na jornada de compras de seu e-commerce, preparamos este conteúdo. Acompanhe a leitura!

Contextualizando a importância da gestão de fraudes para seu e-commerce

Nos últimos anos, o varejo digital tem apresentado uma expansão  exponencial, proporcionando muitas oportunidades para empresas e consumidores. Contudo, juntamente com esse crescimento surgem desafios. Lidar com as fraudes que tantos prejuízos trazem, tanto para quem vende, como para quem compra, é um deles.

Conforme indicado pelo relatório da eMarketer, as vendas de e-commerce devem alcançar US$ 6,5 trilhões ainda este ano. Este cenário também vem ampliando o uso de meios de pagamento digitais, como cartões de crédito e Pix, o que aumenta também as oportunidades para que os fraudadores tirem proveito de novas rotinas, consumidores e empresas distraídas. 

Por isso, é condição sine qua non de todo e qualquer negócio proteger a empresa e os consumidores, já que a falta de medidas de combate às fraudes pode resultar em perdas financeiras de até R$ 7 bilhões para o setor de e-commerce.

Quando falamos de fraudes em e-commerce, estamos nos referindo a um ato criminoso de engano intencional que visa resultar busca resultar em ganho financeiro ou pessoal. As fraudes no e-commerce, também conhecidas como fraude de pagamento, é uma atividade criminosa que ocorre durante uma transação de comércio eletrônico, apresentando riscos financeiros e operacionais.

Devemos ressaltar que à medida que as transações on-line tornam-se mais comuns, os fraudadores também se tornam mais sofisticados. Esses criminosos desenvolvem métodos cada vez mais elaborados para enganar e explorar os sistemas de e-commerce.

Nesse contexto, a gestão eficaz das fraudes no e-commerce é uma prioridade essencial para as empresas, exigindo a implementação de estratégias e tecnologias avançadas para identificar, prevenir e mitigar fraudes, a fim de garantir a confiança e a segurança dos consumidores.

Os principais motivos que levam às fraudes em e-commerce

A fraude no comércio eletrônico acontece por uma variedade de motivos, alguns históricos, outros geográficos e outros legais. Os principais são:

  1. Facilidade: Antes da internet, os fraudadores precisavam roubar cartões de crédito físicos para fazer compras fraudulentas. A invasão de casas e carros e o roubo nas ruas era um negócio arriscado. Às vezes, os criminosos conseguiam recibos que as lojas haviam descartado e usavam esses números de cartão para fazer compras fraudulentas por telefone. Hoje, os criminosos têm mais facilidade. Eles podem visitar um site de vendas na dark web e comprar quantos números de cartões de crédito roubados quiserem.
  1. Anonimato: A fraude de pagamento também é popular porque pode ser realizada anonimamente, sem ser vista. Os golpistas não precisam entrar em uma loja, não precisam dizer uma palavra a ninguém, nem arriscar serem capturados pelas câmeras da loja. Tudo o que eles precisam é de um computador e uma conexão com a internet. Eles podem operar de qualquer local, a qualquer hora do dia, sem serem vistos. Os criminosos virtuais geralmente criam contas de e-mail falsas e alugam caixas postais dos Correios, usando apelidos que não revelam informações que permitam identificá-los. 

Por todos esses motivos, é essencial  manter em seu radar e ter clara a importância de ampliar as estratégias de gestão de fraudes de seu e-commerce para além da transação de compra, abrangendo toda jornada do cliente, desde a criação da conta até o pós-venda. 

Saiba que os fraudadores acompanham as mudanças nas estratégias de venda, buscando maximizar seus retornos.

Quais as consequências de fraudes no e-commerce?

As fraudes no e-commerce podem ter graves consequências financeiras, uma vez que as compras são canceladas, a loja deixa de receber o pagamento e muitas vezes não obtém a mercadoria de volta. 

Essa situação, além de trazer prejuízos, pode abalar a confiabilidade do negócio e afastar potenciais compradores, atrasando as estratégias de  expansão e prejudicando a atração  de clientes.

Para combater essas fraudes, você deve investir em recursos e softwares antifraude, além de adquirir uma plataforma de e-commerce personalizada e integrada a outras soluções de segurança que garantam a proteção da loja virtual.

Os sistemas antifraude atuam como um banco de informações das compras realizadas no site e utilizam análise preditiva para identificar e conter ações maliciosas de grupos de fraudadores já conhecidos. 

Esses sistemas atribuem uma pontuação para cada transação, com base em critérios como IP, telefone, endereço e dados financeiros do comprador. Caso haja algo que contradiga essas informações, o sistema retém a operação para análise manual ou bloqueia definitivamente a tentativa de compra.

Outra opção é contratar empresas especializadas em e-commerce, que, geralmente, oferecem garantia de suas análises, ressarcindo a loja em caso de fraude.

Conhecer os tipos de fraudes no e-commerce é fundamental para manter o bom funcionamento do negócio e a lucratividade nas vendas online.

Os seis tipos mais comuns de fraudes em e-commerce

Quando se fala em fraudes no e-commerce, muitos associam o termo ao uso de cartões de crédito roubados para realizar compras em lojas on-line. No entanto, essa não é a única forma de fraude existente. Conheça os seis tipos mais comuns:

  1. Fraude de cartão de crédito

Na fraude de cartão de crédito realizada on-line, o criminoso usa informações roubadas para comprar produtos ou serviços. Ele visita uma loja virtual e utiliza o número do cartão roubado para realizar a compra. 

Essa transação inicial frauda o titular da conta roubada. Mas, na maior parte dos casos, a pessoa lesada informa ao dono da loja, que deve reembolsar a compra – e às vezes pagar uma taxa de estorno ao banco que emitiu o cartão, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Os comerciantes também podem se tornar vítimas de golpes de teste, quando vários cartões de crédito são testados para o criminoso descobrir quais deles continuam ativos e permitirão compras. Esses tipos de aquisições que burlam a segurança na internet são geralmente pedidos pequenos e de baixo risco.  Porém,  podem resultar em um grande impacto nos resultados de um comerciante.

  1. Fraude de afiliados

Este tipo de fraude é uma atividade ilegal que visa gerar comissões em dinheiro. Nesse tipo de ação de marketing, os lojistas pagam comissões pelas vendas realizadas pelos afiliados. Os comerciantes fornecem aos afiliados um link exclusivo e rastreável para direcionar os clientes às páginas da loja. Nesta modalidade, os criminosos manipulam o sistema para gerar ou aumentar o valor das comissões. 

O “typosquatting“, que consiste no sequestro de URL, é uma forma comum desse tipo de fraude. Neste caso, o fraudador registra um nome de domínio que corresponde a erros comuns digitados incorretamente no URL verdadeiro de uma loja online e o redireciona para o site do comerciante, adicionando um link de afiliado.

  1. Phishing

Na prática, também é conhecida como controle de contas. O impulsionador do golpe  copiará o ambiente virtual da loja em um site malicioso e simulará comunicações que induzam a pessoa a acessar o endereço eletrônico e efetuar a compra.

Ao inserir seus dados, acreditando estar no site do e-commerce que o fez querer fazer o pedido, suas informações são roubadas e diversas ações criminosas acontecem, como transações bancárias não autorizadas, compras indevidas, entre outras.

Os registros de mídia social são frequentemente usados pelos compradores como uma forma fácil de criar contas em sites de comércio eletrônico, mas se essas informações caírem nas mãos de invasores, os resultados podem ser desastrosos. Os criminosos podem empregar robôs para capturar informações sigilosas, levando os clientes a sofrerem as consequências do roubo de identidade.

  1. Fraude de estorno

Um estorno ocorre quando um provedor de cartão de crédito reembolsa uma transação fraudulenta ou contestada. No e-commerce, a fraude de estorno acontece quando um cliente compra algo com seu cartão, recebe o produto ou serviço e solicita um reembolso ao provedor de crédito, que o envia através do banco emissor do cartão. 

Esse tipo de golpe, também conhecido como “fraude amigável”, resulta no processador de pagamento exigindo que o lojista reembolse o valor da compra ao banco emissor.

O fraudador espera que o comerciante não tenha tempo e recursos para contestar a reclamação ou, simplesmente, lhe conceda o benefício da dúvida.

  1. Fraude de triangulação

O golpe da triangulação é um esquema de fraude que acontece em três etapas, visando lesar os comerciantes online. Na primeira etapa, os criminosos criam um site falso, geralmente com produtos de marca populares vendidos a preços muito baixos, que tem como único objetivo roubar informações de cartões de crédito e dados pessoais de compradores desavisados.

Na segunda etapa, os golpistas utilizam as informações roubadas para adquirir exatamente o que a vítima comprou na loja falsa em uma loja on-line legítima. O terceiro passo é a recompensa para os criminosos: eles usam os dados roubados do cliente para fazer compras online adicionais e enviar os produtos para eles mesmos.

Esse tipo de fraude geralmente leva mais tempo para ser descoberto, pois a compra original no site falso não levanta suspeitas por parte da vítima.

  1. Fraude de interceptação

Na fraude de interceptação, os criminosos utilizam cartões de crédito roubados para fazer compras on-line e enviam as mercadorias para o endereço registrado no cartão de crédito durante o checkout, porém, interceptam o pacote antes de sua entrega.

Por exemplo, um golpista pode acessar um site de comércio eletrônico como a Amazon e utilizar um nome, endereço e cartão de crédito roubados para comprar um item. Após concluir a transação, o criminoso entra em contato com o atendimento ao cliente antes do envio e altera o endereço de entrega para um local que ele possa retirar a mercadoria desejada.

Atenção e cuidado: não deixe de instituir uma boa gestão de riscos operacionais ao seu e-commerce

Fazer uma boa gestão de riscos operacionais é essencial para ter uma rotina mais equilibrada, permitindo que os empreendedores dediquem suas energias a outras áreas da empresa e se tornem mais produtivos. O objetivo principal da gestão de risco é criar uma rede de segurança que traga mais confiabilidade para os clientes.

Investir em recursos humanos e ferramentas de monitoramento ajuda a prevenir vazamentos de dados na internet, o que pode comprometer a credibilidade de um site de vendas. A segurança das informações ainda é uma das principais objeções dos consumidores em relação às compras virtuais, tornando o investimento em prevenção imprescindível.

A segurança de dados no e-commerce é fundamental para garantir que informações como CPF, endereço, números de cartões de crédito e débito, entre outras, não sejam utilizadas indevidamente pela empresa e também para evitar o vazamento desses dados. Para isso, é necessário seguir alguns critérios:

  • Confidencialidade: possibilita que apenas responsáveis diretos tenham acesso aos dados, evitando a divulgação não autorizada de usuário, entidade ou processo.
  • Integridade: preserva as informações para não serem alteradas ou excluídas sem autorização.
  • Disponibilidade: garante que o acesso aos sistemas, dados e serviços esteja disponível apenas para usuários ou entidades autorizadas.
  • Autenticidade: preserva a identidade da pessoa que está enviando a informação.

Quando compram on-line, os clientes querem sentir segurança ao fornecer seus dados. Por isso, é importante cuidar de todos os detalhes para que o cliente confie em  seu negócio.

Na UX Group a segurança da informação é assunto sério. Todas as suas unidades de negócios, bem como sistemas, seguem os mais rígidos padrões de segurança.

Conte com nossas soluções e serviços para implementar medidas de segurança eficazes que além de proteger seus sistemas e dados, diminuirão os risco de violações de segurança e ajudarão a cumprir os principais requisitos das regulamentações vigentes.

Conheça as soluções que a UX pode trazer para o seu negócio!

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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