Diferenciar uma loja virtual em um marketplace é um desafio constante. Embora seja uma excelente oportunidade de negócios, a elevada popularidade acaba gerando grande concorrência entre os sellers. No entanto, é possível fazer com que a sua loja destaque-se e seja mais atrativa ao público.
Ao apostar em uma marca forte e coesa, especializar-se em um nicho específico, oferecer um excelente serviço ao cliente, investir em gestão de frete, uma estrutura eficiente de entregas e em marketing digital, é perfeitamente viável criar um valor agregado que tornará sua loja mais envolvente para os consumidores.
Fazer com que seu e-commerce destaque-se em um marketplace, aumenta a visibilidade de sua marca e de seus produtos, resultando em mais vendas e fortalecendo o seu posicionamento no mercado.
Para isso, é primordial ter em mente a disponibilidade de um amplo excelente nível de serviço ao cliente. Disponibilizar canais de atendimento para a interação, responder às dúvidas com rapidez e qualidade e oferecer um pós-venda diferenciado são algumas dessas estratégias. Além disso, é importante ouvir feedbacks e sugestões para identificar pontos fortes e fraquezas da loja on-line.
Neste texto, traremos algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce nessa missão de diferenciar-se em um marketplace. Vamos lá?
Marketplaces costumam ser atalhos para e-commerces que visam crescer rapidamente
Para quem tem em vista crescer rapidamente e destacar a sua marca, os marketplaces costumam ser um atalho, oferecendo inúmeras vantagens para o varejo. A principal delas é a estrutura, uma vez que os sellers podem usufruir de um ambiente já consolidado, reduzindo a preocupação do varejista com alguns detalhes importantes, como a implementação de sistemas, codificação, funcionalidades, segurança, integração com meios de pagamento e desenvolvimento de formas de entrega. Com isso, você pode se concentrar nas ações de marketing e vendas.
Mas não para por aí. Aderir a um marketplace é sinônimo de menores investimentos de tempo e de dinheiro, dispensando uma série de ações que seriam necessárias quando se opta por desenvolver um e-commerce próprio, uma vez que o marketplace conta com uma mesma estrutura para todos os sellers, inclusive de logística.
Anunciar em um marketplace também traz visibilidade. Muitas marcas se beneficiam ao estar presentes em uma plataforma que, por seu tamanho, naturalmente atrai um grande público. Essa pode ser uma oportunidade de se apresentar para novos públicos e impulsionar as vendas, em vez de construir uma audiência do zero.
Do mesmo modo que acontece em um shopping center no mundo físico, alguns sellers do marketplace beneficiam-se por estar presentes em uma plataforma que já tem grande tráfego orgânico ou patrocinado.
Isso tudo acaba permitindo direcionar esses recursos em outras ações igualmente importantes para atrair público e aumentar receita, por exemplo entender melhor como vender mais e como destacar os seus produtos em relação à concorrência.
Por fim, mas não menos importante, estar associado a uma marca destacada nos motores de busca de forma orgânica, pode gerar oportunidades de negócios mais diversificadas, atraindo novos e até inesperados públicos.
Não basta estar num marketplace, é importante destacar sua marca e isso, certamente, lhe fará vender mais
É fato que os marketplaces são uma ótima opção para quem deseja expandir os negócios e aumentar o faturamento através da venda de produtos on-line. Porém, devido à abundância de vendedores que utilizam essas plataformas atualmente, torna-se cada vez mais difícil diferenciar-se dos demais empreendedores.
Até por conta disso é bem possível que alguns compradores se lembrem apenas do nome do marketplace, sem associá-lo ao produto oferecido por um vendedor específico.
No início, essa falta de identidade própria pode não ser um problema. Pelo contrário, o reconhecimento da marca da loja pode trazer benefícios significativos a longo prazo, gerando mais clientes e confiança através do marketing de boca-a-boca, como já dissemos. Afinal, muitos consumidores utilizam essas plataformas como ponto de partida em suas pesquisas.
Por isso a necessidade de buscar formas de destacar-se nesse ambiente competitivo e conquistar a fidelidade dos clientes.
A diferenciação inclui construir uma reputação positiva, oferecer um melhor atendimento ao cliente, produtos de qualidade, cumprir prazos e resolver com agilidade os problemas. Estes são fatores fundamentais para estabelecer uma boa reputação e fazer com que os clientes confiem na marca, pois o próprio marketplace dará mais visibilidade à loja como recompensa pelo bom desempenho.
Além disso, com a diferenciação, o lojista pode criar uma conexão emocional com os clientes e oferecer uma experiência de compra única. Desta forma, eles estarão mais propensos a realizar novas compras e a recomendar a marca para outras pessoas. É bem assim que funciona.
Mas também é preciso entender porque se perde
Apesar de ser muito importante criar suas próprias estratégias, entender os motivos que levam o consumidor a optar pelo seu concorrente é também uma forma inteligente de solucionar os desafios e crescer. Ao invés de vê-lo como uma ameaça, devemos pensar nele como uma fonte útil de informações para fortalecer nossos negócios, aprimorar processos e criar melhores estratégias de venda digital.
Lembra que falamos sobre ter uma boa reputação? Pois bem, ela é um dos principais fatores que podem levar os clientes a escolherem comprar da concorrência. Nos marketplaces, os usuários encontram muitos anúncios semelhantes do mesmo produto e baseiam-se no que os outros dizem para tomar a sua decisão. Por isso, todo cuidado é pouco!
Além disso, os clientes costumam optar por anúncios mais completos, atraentes e com informações claras sobre o produto. Se um cliente não encontrar a resposta para sua dúvida e os detalhes que precisa compreender com relação à mercadoria, ele pode perder o interesse ou desistir da compra. Lembre-se que no e-commerce a tomada de decisão é feita de forma tangencial, a partir de fotos e informações inseridas no anúncio.
Os preços são outro fator determinante na escolha do comprador. Quando um usuário pesquisa por um produto nos marketplaces, ele encontra preços muito parecidos. Se durante este processo, um concorrente ofertar o mesmo produto a preço mais baixo, é provável que ele opte pela concorrência.
Daí a importância de, principalmente quando se tem produtos de “prateleira” e com similares disponíveis aos montes no mercado, oferecer condições especiais de venda, como frete grátis, parcelamento sem juros, garantias estendidas e política de devolução. Tudo isso também acaba sendo transformado em um diferencial competitivo importante para quem vende on-line.
Por fim, sua disponibilidade, cordialidade e agilidade são bem importantes. Observe se seu concorrente lhe supera ao responder perguntas rapidamente e oferece um atendimento prestativo e amigável. Se notar que está em posição inferior nesse quesito, certamente existe uma grande probabilidade de você estar perdendo clientes para ele.
6 estratégias para destacar sua loja virtual em um marketplace
Agora que você já sabe a importância de se destacar em um marketplace, listaremos seis estratégias de como você pode fazer isso para se diferenciar dos concorrentes e ampliar suas vendas. Confira!
- Estude a persona e saiba o que o consumidor procura
Para entender o que seus clientes estão procurando, é importante realizar um estudo detalhado da persona, considerando seus comportamentos, problemas e rotina diária. Além dos dados demográficos básicos, é fundamental saber como abordar cada uma delas e descobrir os melhores canais para alcançá-la. Uma saída pode ser inserir-se em um marketplace de nicho. Isso é fundamental para transformar sua persona em um cliente fiel.
- Categorize seus produtos intuitivamente
Nos marketplaces, assim como em seu e-commerce, é crucial categorizar bem seus produtos. Com uma organização clara, seus itens terão mais chances de venda, já que os clientes poderão visualizá-los facilmente. Além disso, o próprio marketplace passa a recomendar seus produtos para clientes que se interessaram por produtos similares, aumentando assim a visibilidade da sua loja. Não subestime a importância da categorização em marketplaces!
- Invista em branding
Investir em branding nos marketplaces é essencial para se destacar e criar uma imagem única para sua marca. Ele é responsável por construir a reputação, percepção e imagem da marca. Por meio dele, você cria uma identidade visual clara, transmite valores e um propósito para sua loja, facilitando a identificação pelos clientes em meio a tantas outras opções.
O branding permite ainda maior confiança e credibilidade. Embora os marketplaces tenham suas limitações, personalizar a página de sua loja e utilizar outras plataformas, como as redes sociais, é uma ótima forma de romper barreiras e evidenciar sua marca.
- Invista em produtos com alta demanda e pouca concorrência
Investir em produtos com pouca concorrência e vendas em crescimento é uma estratégia eficiente para destacar-se e conquistar novos clientes no varejo on-line. Os nichos menos competitivos facilitam o posicionamento nas listagens de produtos, ampliando, desta forma, as chances de atrair a atenção dos consumidores e gerar mais vendas.
Para encontrar produtos com alta demanda e pouca concorrência em marketplaces, basta seguir dois passos: analisar a demanda e a competitividade das categorias, entendendo quais deles são menos ofertados e investigar tendências para encontrar oportunidades em produtos com alta demanda, quando a oferta é limitada.
- Ofereça uma boa experiência de compra ao seu consumidor
Reforçando o que já dissemos, um atendimento eficiente e que vá além da cordialidade, garantindo ao cliente respostas rápidas e precisas, é sempre um diferencial importante que pode garantir a venda. Sabemos que a rotina é agitada e exigente; por isso, é fundamental contar com as ferramentas adequadas para agilizar o trabalho e fornecer o melhor atendimento em todas as etapas da compra.
O SAC 4.0 agrega tecnologia com novos métodos comportamentais aplicados na operação. É uma forma disruptiva de atendimento, tornando o cliente cocriador da sua marca. O que se prioriza é a experiência do cliente ao realizar o mapeamento da Jornada da Interação, ampliando a troca de informações como cross selling, canais complementares de acordo com o perfil do consumidor e informações específicas para ele, sempre apoiado pela empatia do consultor em cada caso.
Seja nos canais de atendimento do marketplace, no WhatsApp ou nos directs do Instagram, o atendimento deve ser profissional e ágil. Se antes, o cliente tinha só uma maneira de entrar em contato com a empresa, que geralmente era o telefone, agora ele tem à disposição diferentes canais, que ainda são integrados.
E tem mais. Lembra da reputação? Comentários positivos e uma boa avaliação por parte dos clientes fazem toda diferença.
Nesse contexto, incentivar feedbacks e críticas construtivas é uma excelente ferramenta para demonstrar preocupação com cliente, uma experiência de unboxing agradável ou pequenas surpresas adicionais, também valem. Essas táticas geralmente causam uma boa impressão e ainda podem ser uma oportunidade de converter os clientes de um marketplace para a loja oficial.
- Capriche nas fotos de seus anúncios
Já que o visitante não pode manusear o produto antes de comprá-lo, tenha em mente que as fotos são como uma vitrine tradicional, chamando a atenção dos visitantes para os produtos em exposição. Por isso, além de serem claras, elas devem mostrar as qualidades dos itens. Apresente imagens de vários ângulos, permitindo que o consumidor tenha uma boa visualização do que deseja.
Assim, a pessoa terá uma melhor ideia do produto e poderá decidir se ele atende às suas necessidades e anseios. Essa estratégia é crucial para ajudar a ampliar a confiança do cliente para fazer o pedido e, desse modo, a possibilidade de conversão de vendas é maior.
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