4 soluções tecnológicas infalíveis para aumentar a eficiência operacional do seu e-commerce

A tecnologia traz muitos benefícios para a eficiência operacional na logística. Entre outros, a tecnologia logística permite uma maior integração entre os diferentes processos ao longo da cadeia logística, facilitando a gestão e reduzindo erros e retrabalhos.

O retrabalho em processos logísticos pode ser uma ameaça para a eficiência e produtividade das operações, gerando desperdícios de tempo e recursos. Para evitá-lo, é importante investir em soluções tecnológicas, como sistemas de gerenciamento de transporte, rastreamento de mercadorias e plataformas de gestão de estoque. 

Com a modernização dos processos, as operações tornam-se mais eficientes durante todo o fluxo de trabalho. Ou seja, a produção fica mais inteligente e, consequentemente, o índice de riscos e falhas diminui.

Neste texto, vamos lhe apresentar detalhadamente quatro soluções tecnológicas para aumentar a eficiência operacional da logística e que podem perfeitamente ser adotadas pelo seu e-commerce. Quer saber quais são? Acompanhe a leitura!

Tecnologia traz mais transparência e previsibilidade aos processos logísticos

Nós já falamos por aqui que contar com o apoio da tecnologia, por meio de softwares, reduzem custos e aumentam lucros. Mas como fazer isso? Ao implementar essas soluções, seu negócio ganha mais transparência e capacidade para prever situações e interrupções sem precedentes que podem causar efeitos adversos em toda a empresa. 

Em síntese, é possível reduzir, e muito, riscos como atrasos, perdas de produtos, eventos que comprometem a qualidade das mercadorias e outras preocupações que surgem durante o transporte ou gerenciamento de estoque. E que consequentemente impactam, negativamente, o consumidor final.

Pesquisas indicam que o uso dessas soluções de gestão conseguem integrar e elevar a produtividade do armazém em 25%, economizar espaço de utilização em 10-20% e alavancar o fluxo do estoque de forma mais eficaz em 15-30%.

Esse contexto de inovação tecnológica é característico da logística 4.0, evolução da logística tradicional e explora as ferramentas tecnológicas para tornar as operações logísticas mais eficientes e otimizar os recursos envolvidos nelas.

Se você tem dúvidas sobre como usar a tecnologia para aumentar a eficiência operacional do seu e-commerce, apresentamos a seguir quatro soluções indispensáveis. 

Rastreamento ou tracking

A utilização de ferramentas de rastreamento associadas à utilização de bots automatizados, reduzem, consideravelmente, os chamados ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, desafogando e otimizando o tempo de resposta do atendimento.

Lembre-se também de nunca deixar o consumidor desassistido. Em caso de problemas, tenha uma central de atendimento com estrutura adequada e que permita  rastrear a entrega, antecipando-se a possíveis ocorrências e prestando assistência ao consumidor.  No geral, o fator de sucesso está em não gerar atritos, cumprindo o combinado.

Na era da logística 4.0, não tem como ser diferente: logística e tecnologia precisam ser inseparáveis. Podemos ver essa união em sistemas de tracking operacional em tempo real e de pedidos, informações de entrega, documentos eletrônicos, gerenciamento de incidentes, torre de controle, para citar alguns.

Existem, inclusive, parceiros logísticos que oferecem soluções de tecnologia de rastreamento que trazem uma visão completa do ciclo de atendimento do pedido. Integram-se com múltiplos sistemas que permitem às empresas monitorar a eficiência operacional e que, de quebra, dá a possibilidade dos consumidores acompanharem todas as fases do processo e respectivas ocorrências, desde a encomenda ou fatura até à entrega.

Já imaginou reduzir o impacto que a falta de informação causa a todos os envolvidos durante o processo de compra on-line e, desta forma, melhorar a experiência de compra, trazendo informação de toda a jornada, step by step? Isso já é uma realidade!

Sabemos que esse detalhamento a respeito do caminho percorrido por produto comprado via internet, desde a aquisição até chegar às suas mãos – incluindo o last mile, faz a diferença para todos os envolvidos.

Contar com um aplicativo, por exemplo, que não só rastreia pedidos, como unifica as informações de todos os envolvidos no processo de compra, centralizando tudo em um único local e, ainda, permitindo interações entre quem compra, quem vende e quem entrega, é realmente uma facilidade e tanto. Vale para os dois lados: quem precisa ter e quem precisa prover a informação.

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia de rastreio, em algumas empresas, 60% de todos os contatos realizados com o SAC são solicitações de informações sobre a localização de pedidos.

Controle, transparência e responsabilidade ambiental

Com o rastreamento em tempo real, você mantém mais controle sobre o processo de atendimento de pedidos e pode resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam. Sem um sistema como esse, informações importantes podem ser perdidas, resultando em um acúmulo de e-mails de compradores insatisfeitos.

Adquirir novos clientes é excelente, mas o dinheiro real está em ter clientes fiéis que continuam comprando mais de você. A estratégia de atendimento de e-commerce certa, que inclui rastreamento de pedidos, pode ajudar a minimizar problemas, bem como aumentar o valor da vida útil de seus clientes

Que tal contar com uma ferramenta que também garante transparência no processo e redução de custos com a diminuição de contatos no SAC?

Você já pode ter uma solução integrada que contempla o universo do SAC 4.0. É a tecnologia sendo utilizada para ampliar a experiência do consumidor. Tudo isso ajuda a colocar em práticas soluções com foco no cliente, ajustando o seu posicionamento sobre como se comunicar com eles.

Uma dessas opções que visam manter o cliente no centro é a Ondetah, uma solução de acompanhamento do ciclo de pedidos, que também cria conexões por meio da comunicação, com autoatendimento através do chatbot.

A Ondetah permite a integração de toda a cadeia logística, desde a gestão de pedidos, até a coleta, roteirização, gerenciamento de entregas e acompanhamento em tempo real do status das operações. 

Com ele, é possível ter uma visão completa e integrada da cadeia, ajudando a otimizar os processos, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações. Além disso, a solução oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de personalização das entregas segundo as necessidades do cliente, acompanhamento da localização dos veículos em tempo real e a gestão da comunicação com os clientes durante toda a entrega.

Tudo isso já faz toda a diferença, mas você ainda pode agregar ainda mais valor para o seu cliente. Por meio da Ondetah, é possível  fazer a compensação de carbono pré ou pós-compra, seja ela uma opção de qualquer um dos agentes da cadeia: loja, transportadora ou consumidor final. Isso só é possível por meio de um algoritmo que calcula por volume do pedido e distância a quantidade emitida. Em outras palavras, significa usar  tecnologia a favor do meio ambiente. Além disso, a Ondetah ainda emite o certificado de compensação de emissões nominal.

Gestão integrada e completa

Todas as receitas e despesas da sua empresa precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos. Assim, você deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.

O mais conhecido deles é o TMS (Transportation Management Software/Sistema de Gerenciamento de Transporte), que realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário realizar o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.

Essa gestão completa que o TMS possibilita otimiza a logística, permitindo que você e sua equipe controlem as operações e as entregas de um jeito amplo e integrado. Como assim?

O TMS possibilita existir um monitoramento e controle sob os custos específicos de cada operação. O resultado disso? Maior economia para sua empresa.

O TMS é utilizado para gerenciar o transporte de mercadorias, especialmente em cadeias de suprimentos, podendo ser integrado com outros softwares, como ERP (Enterprise Resource Planning/Sistema de Gestão Integrado) e WMS (Warehouse Management System/Gerenciamento de Armazém), para automatizar o processo.

Ferramenta essencial para transportadoras com potencial competitivo no mercado

Além de auxiliar no dia a dia das operações referentes ao estoque, o WMS também consegue fazer o controle de inventário, entrada e saída de produtos, portaria do estoque e aprimorar  por meio da automação  o processo de picking.

Para otimizar o seu estoque é recomendado que você disponha de uma boa solução de gestão: um WMS integrado a um ERP. Isso é crucial para que o controle de estoque contábil da empresa seja muito bem gerido por esse WMS e, por sua vez,   garanta a acurácia nos processos de separação.

Quando não se encontra o item, o tempo de separação dele torna-se maior, fazendo com que se necessite de apoio para localização. É, então, que começam os problemas que  refletem, principalmente, em cancelamentos e todos os transtornos que os clientes que compram on-line terão por não receberem aquilo que compraram.

Normalmente, gestores de e-commerces pensam que implantar um sistema é a solução de todos os problemas para gestão e guarda dos produtos em seus respectivos endereços. Contudo, se você não tiver a garantia de que todos os itens que se encontram  no sistema também estão no centro de distribuição, esse mesmo sistema pode se voltar contra você, ocasionando perda  de eficiência e de proatividade, além de atraso das entregas.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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