A logística 4.0, pautada pelos avanços tecnológicos, vem permitindo que os processos sejam realizados de maneira cada vez mais otimizada. Esses softwares logísticos, além de desburocratizar uma série de rotinas, substituindo a necessidade de alguns recursos humanos, por exemplo, também trazem a capacidade de geração e coleta de dados.
Neste cenário, quando o negócio investe em softwares para suporte dos processos, além de economizar com colaboradores, consegue obter informações essenciais para tomar decisões mais acertadas.
É sabido que já existem diversas opções de sistemas dedicados, que servem para melhorar a logística. Eles vão desde o cálculo das rotas e o controle dos estoques, até questões administrativas, como financeiro ou emissão das guias de conhecimento.
A tecnologia na logística é um investimento. Afinal, mesmo que a sua empresa tenha que investir um valor para implementar e mantê-la na operação, por meio de softwares e sistemas inteligentes, ela consegue pagar o que necessitou ser investido e ainda é capaz de trazer mais receitas. Quer saber como? Pois é sobre isso que falaremos neste texto. Acompanhe!
Softwares logísticos reduzem custos e aumentam lucros
A gestão logística cresce incontestavelmente junto com os gastos com as entregas. Com os softwares de gestão de transporte, é possível obter mais controle sobre a manutenção da frota, gastos com combustível, planejamento de rotas, comunicação entre motoristas, fornecedores, e muito mais.
Ao implementar essas soluções, seu negócio ganha mais transparência e capacidade para prever situações e interrupções sem precedentes que podem causar efeitos adversos em toda a empresa. Em outras palavras, é possível reduzir, e muito, riscos como atrasos, perdas de produtos, eventos que comprometem a qualidade das mercadorias e outras preocupações que surgem durante o transporte ou gerenciamento de estoque. E que consequentemente impactam, negativamente, o consumidor final.
Prever de maneira precisa a demanda permite que as empresas reduzam as despesas gerais associadas ao excesso de estoque. Como assim? Quando há uma quantidade excessiva de estoque em seu armazém, você acumula capital e absorve o risco de não vendê-lo. Logo, conhecendo o fluxo de entrada e saída, você mantém o número certo de produtos no depósito, reduz os riscos e gera mais receita. E como você pode fazer isso?
Adotando soluções de automação para reduzir estes custos. Um exemplo clássico: um sistema de gerenciamento de armazém pode melhorar a velocidade de embarque de seus pedidos e aumentar a eficiência das operações comerciais. Pesquisas com softwares de gestão comercializados atualmente indicam que essas soluções são capazes de integrar e elevar a produtividade do armazém em 25%, economizar espaço de utilização em 10-20% e alavancar o fluxo do estoque de forma mais eficaz em 15-30%.
Aumentar o lucro da transportadora não é uma tarefa fácil. Mas não é impossível. Você pode conseguir bons resultados com estratégia e inovação! Em um mercado com alta competitividade, como presenciamos hoje, é preciso estar atento a tendências e inovações, caso queira de fato se destacar, satisfazer o cliente e, obviamente, evitar prejuízos.
Como saber se você precisa de um software para o seu e-commerce?
Se você tem um e-commerce e está buscando formas de otimizar e melhorar o desempenho do seu negócio, a implementação de um software pode ser uma solução.
Se o seu negócio for pequeno e as suas operações logísticas forem simples, um software pode não ser necessário. Mas, se o seu negócio estiver crescendo rapidamente e as suas operações estiverem se tornando mais complexas, um software pode ajudar a lidar com a complexidade.
Se você está enfrentando dificuldades para gerenciar o seu estoque, um software de gerenciamento de estoque pode ser necessário para garantir que você tenha o produto certo na hora certa e evitar a falta ou excesso de estoque.
Se você está tendo problemas para lidar com um grande número de pedidos e precisando de mais agilidade na gestão, um software de gestão de pedidos pode ajudar a automatizar e agilizar esses processos.
Se você está recebendo muitas perguntas de clientes sobre o status do pedido ou outras questões relacionadas, um software de atendimento ao cliente pode ajudar a fornecer informações precisas e atualizadas em tempo real.
Se você está tendo dificuldades para integrar seu e-commerce com outros sistemas (como plataformas de pagamento, marketplaces ou transportadoras), um software pode ajudar a simplificar e agilizar essas integrações.
Uso de software pode reduzir mais de 45% dos gastos com frete
Os e-commerces buscam a todo custo contar com inteligência em seu processo de logística, sobretudo para aprimorar pontos críticos, como melhorias no last mile, segurança, problemas no estoque e cálculo de fretes. Este último vem demandando atenção especial, especialmente dos grandes comércios eletrônicos, que precisam que os valores sejam calculados em velocidades cada vez mais altas.
Não faz muito tempo, muitas empresas do varejo online utilizavam tabelas que consideravam informações de maneira convencional para calcular os fretes, como tipo de veículo, tipo de carga, prazos de entrega, dimensões e peso da carga, taxas e impostos a pagar, preço do combustível, distância do deslocamento e, claro, os riscos. Com esses dados, era possível chegar ao preço justo pago às transportadoras e isso era repassado aos clientes.
No entanto, com o consumidor cada vez mais exigente e ávido por descobrir as melhores opções disponíveis no universo online, o frete passou a ser uma questão crítica e o mercado agora vive em busca de soluções que não apenas façam o cálculo deste custo, mas também descubram a alternativa mais barata e mais rápida para o consumidor, em apenas milissegundos. E ao setor de tecnologia da informação resta correr atrás para corresponder às expectativas.
Ou seja, não basta uma solução que realize o cálculo. É preciso que seja uma ferramenta rápida a ponto de o cliente nem mesmo perceber a complexidade que tudo isso significa.
A boa notícia é que existem sim formas de comparar fretes e apresentar a melhor alternativa para o cliente de forma extremamente ágil, alcançando índice de mais de 45% na redução de despesas de frete no caso de volumes pequenos. Mas para isso, é preciso investir em tecnologia desenvolvida com base em muito conhecimento em logística, considerando detalhes e peculiaridades – tudo para que as tabelas sejam cada vez mais inteligentes.
Apresentar o frete no momento certo é fundamental para não perder a venda, e se este frete for o mais em conta possível, melhor ainda. Quem conseguir implementar tecnologias que satisfaçam este tipo de necessidade, certamente vai ganhar o cliente.
Tecnologia de gestão de fretes a favor do crescimento do seu negócio
O frete é um dos fatores mais associados às altas taxas de abandono de carrinho. Naturalmente, os empreendedores e gestores estão sempre em busca de soluções para tornar o frete um fator menos temido. A conciliação de frete é uma espécie de processo de auditoria. O objetivo dela é que a empresa possa conferir se os valores de frete que foram combinados com as transportadoras são os mesmos que estão sendo cobrados no faturamento.
Além disso, por meio da conciliação, você também pode se certificar de que os padrões de qualidade esperados estão sendo respeitados.
Basicamente, um dos principais objetivos desse processo é evitar que a empresa pague mais do que esperava pelo frete. Ou seja, ele evita possíveis discrepâncias e duplicidade que poderiam acarretar em um aumento do custo. Além disso, também assegura que a transportadora entregue o que prometeu por aquele valor.
Se você tem um e-commerce, faz parte da sua rotina gerenciar inúmeras transportadoras e entregas ainda mais numerosas. Se não houver controle sobre isso, as chances de que você esteja levando prejuízo são grandes! Sabemos que a questão do frete já é desafiadora para os lojistas de e-commerce. Se não houver esse tipo de conferência, ela se torna ainda mais problemática.
Para fazer esse trabalho de auditoria com eficiência, você já entendeu que precisa da tecnologia a seu favor. Seu e-commerce precisa de uma parceria que traga soluções tecnológicas para a gestão de frete, atendendo a essa e outras demandas.
TMS: para uma gestão integrada e completa
Todas as receitas e despesas da sua empresa precisam estar registradas no fluxo de caixa para se avaliar os gastos. Assim, você deve contratar um software de gestão direcionado ao mercado de transportes para auxiliar a parte financeira e ter um diferencial no mercado.
O mais conhecido deles é o TMS (Transportation Management Software/Sistema de Gerenciamento de Transporte), que realiza o gerenciamento completo, permitindo ao usuário fazer o acompanhamento e a otimização dos processos, com qualidade e confiança.
Essa gestão completa que o TMS possibilita otimiza a logística, permitindo que você e sua equipe controlem as operações e as entregas de um jeito amplo e integrado. Como assim?
O TMS possibilita existir um monitoramento e controle sob os custos específicos de cada operação. O resultado disso? Maior economia para sua empresa.
O TMS é utilizado para gerenciar o transporte de mercadorias, especialmente em cadeias de suprimentos, podendo ser integrado com outros softwares, como ERP (Enterprise Resource Planning/Sistema de Gestão Integrado) e WMS (Warehouse Management System/Gerenciamento de Armazém), para automatizar o processo.
É válido destacar, que o que impacta efetivamente na lucratividade da transportadora é localizar gargalos e problemas na operação, e corrigi-los rapidamente. Assim, uma forma para conseguir isso é investir em um software de gestão integrada – o ERP. Ele possibilita o controle integrado de todos os setores da empresa – do financeiro à operação – com a coleta de dados em tempo real.
Estudos confirmam que as empresas com ERP garantem 73% de produtividade se comparadas às empresas que não possuem a ferramenta de gestão. Além disso, há a redução de 18% nos custos operacionais e de 16% nos administrativos. Afinal, o software automatiza processos, diminuindo os riscos de erros.
Por fim, mas não menos importante, com o controle e armazenagem de dados feitos por um sistema eletrônico, planilhas e anotações manuais podem ser deixadas de lado.
9 vantagens de utilizar softwares na logística que levam ao aumento de receita
Ao usar tecnologia para otimizar processos logísticos, as empresas podem obter muitos benefícios, incluindo maior eficiência operacional, redução de custos, aumento da visibilidade e controle sobre as operações, melhoria da experiência do cliente e redução de erros humanos. Portanto, a tecnologia é fundamental para o sucesso de sistemas logísticos mais completos e eficientes. Confira.
Simplificação de processos
Um dos maiores benefícios que um software de logística pode trazer para sua empresa é a simplificação dos processos. Isso porque a logística envolve inúmeros processos, desde negociação com fornecedores até a distribuição e envio de mercadorias ao consumidor final. Logo, a ajuda de um sistema informatizado pode garantir que esses procedimentos sejam mais simplificados.
Redução de recursos humanos
Em tempos de crise e alta concorrência no mercado, reduzir custos é uma das primeiras providências que uma empresa precisa tomar. Porém, pela seriedade desse procedimento, é preciso cautela e planejamento para não afetar a produtividade da empresa. Por isso, é preciso ressaltar a importante contribuição de um software para o sucesso dessa estratégia, possibilitando a redução de recursos humanos sem afetar o ritmo e a qualidade do trabalho.
Não ficou claro? Lhe explicamos! A automação reduz a necessidade de contratação no setor, já que o sistema realiza diversas atividades que antes demandavam a atenção de um funcionário. Assim, ou você reduz sua folha de pagamento ou pode deslocar esses colaboradores para outras funções mais estratégicas, como o setor de vendas e atendimento ao cliente.
Garantia de mais segurança às informações
Não há dúvidas de que investir em um software na logística é uma ótima maneira de se conquistar mais segurança para as informações geradas no setor. Importante dizer que a segurança é uma das grandes preocupações das empresas contemporâneas, pois o vazamento de dados sigilosos e estratégicos de um negócio pode representar um sério problema a sua credibilidade e competitividade. O uso de softwares auxilia no controle do acesso às informações, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados, além de registrar todas as alterações e acessos realizados nos arquivos.
Mais agilidade aos processos
O que é mais rápido: um processo manual ou um automatizado? A tecnologia é uma ferramenta que possibilita a redução do tempo gasto para a execução das tarefas, o que, atualmente, se reflete em uma grande vantagem competitiva. Por isso, se você busca por processos logísticos mais eficientes, a utilização de um software pode ser o segredo para alcançar esse objetivo.
Redução de custos operacionais
Com o uso de uma sistema, você usufrui, também, de uma redução considerável nos custos operacionais de sua empresa. Na prática, quando você tem o apoio de um programa de logística, não tem tanta necessidade de realizar inventários anuais — que demandam tempo e dinheiro. Além disso, um software pode permitir o rastreio de encomendas e o monitoramento de cargas, diminuindo as perdas, roubos e extravios de mercadorias.
Aumento da satisfação do cliente
O consumidor atual é cada vez mais exigente e seletivo. Conquistar sua preferência e satisfazer suas necessidades é uma tarefa que exige muito trabalho e dedicação das empresas. Por outro lado, percebe-se que o uso de um sistema logístico pode contribuir com o aumento da satisfação da clientela do negócio, uma vez que melhora a qualidade e rapidez dos processos.
Com tanta tecnologia e informações disponíveis, o cliente espera adquirir um produto de qualidade e recebê-lo em casa em um curto espaço de tempo, sem que isso afete a integridade do produto. Por isso, esse é mais um motivo para investir nessa ferramenta.
Redução de erros nos procedimentos
Um procedimento realizado manualmente está mais sujeito a erros. Por outro lado, quando se tem o auxílio da tecnologia, a ocorrência de falhas e erros na execução e planejamento das tarefas diminui consideravelmente. Esse tipo de vantagem é essencial para a logística, pois se trata de uma área que não admite erros. Falhas são sempre muito prejudiciais para o negócio.
Apoio à gestão e controle da frota
Alguns softwares são equipados para que os gestores monitorem em tempo real a localização de sua frota e, consequentemente, de suas mercadorias. Como o roubo de cargas é um problema real, contar com essa funcionalidade é importante para evitar prejuízos e manter suas cargas seguras. Além disso, com esses programas, é possível traçar rotas inteligentes e, assim, reduzir os prazos de entrega e economizar combustível.
Para garantir bons resultados, é fundamental que seja escolhido um software que atenda às necessidades da sua empresa. Você não deve considerar apenas o fator preço. O elemento principal a ser observado é a satisfação das necessidades do seu negócio, isto é, se o investimento será capaz de impulsionar os resultados, melhorar sua imagem, trazer economia e por aí vai.
Redução do custo com frete
Uma das grandes vantagens de ter uma boa gestão de frete é a redução e maior visibilidade de gastos. A utilização de softwares específicos para essa finalidade proporciona isso para o seu negócio, uma vez que evita erros de cálculos e facilita planejar e roteirizar entregas.
Com uma boa organização, tempo e recursos financeiros não são gastos de maneira desordenada, o que otimiza as operações e possibilita a realização de um trabalho eficiente.
Caso você não tenha essa visão, não será possível aproveitar todos os benefícios listados acima. Além disso, o investimento resultará apenas em um gasto sem retorno concreto. E não é isso que se quer, certo?
Principais softwares para logística
Tenha em mente que a escolha do melhor software para sua empresa vai depender das suas necessidades. O que funciona para o concorrente, não necessariamente será efetivo para o seu negócio. As especificidades de cada negócio devem ser levadas em conta. Neste cenário, alguns softwares são protagonistas. Confira.
Software para gestão geral
Permite uma visão completa da operação. Assim está entre os melhores softwares para transportadoras. Isto é, desde os detalhes e dados sobre carga e descarga, por exemplo, até a gestão de pessoal com indicativos de desempenho individuais, controle de jornada, o software abrange. Um bom software para gestão geral da transportadora precisa manter a integração entre os setores sempre muito bem alinhada. Ou seja, todos os setores precisam ter acesso a um certo nível de informação referente aos demais para que o software cumpra seu papel de melhorar a produtividade.
Tecnologia para evitar atraso na entrega de encomendas
Você deve fazer da tecnologia sua grande aliada para evitar os atrasos. Existem softwares que têm como objetivo melhorar a performance de todas as etapas da cadeia de entrega. Por meio desse sistema, a empresa consegue fazer a simulação, cálculo e conciliação de frete, além do rastreamento da mercadoria. Isso traz as condições necessárias para prevenir atrasos ou identificá-los antes mesmo que se concretizem.
A tecnologia auxilia o gestor a ter mais controle sobre todo o processo do pedido, independentemente da transportadora utilizada. Consequentemente, as chances de cumprir os prazos estabelecidos com o cliente são mais promissoras.
WMS
É uma ferramenta essencial para transportadoras com potencial competitivo no mercado.
Além de auxiliar no dia a dia das operações referentes ao estoque, o WMS também consegue fazer o controle de inventário, entrada e saída de produtos, portaria do estoque e otimizar de forma automatizada o processo de picking.
Emissor de CT-e e MDF-e
Com esse software, a emissão dos documentos fiscais obrigatórios ocorre sem intervenção e potencial erro humano. O sistema pode ser implantado na empresa de forma integrada ao TMS para otimizar ainda mais a produtividade. Além disso, os valores como cálculo de frete e afins são tabelados automaticamente, o que representa um ganho expressivo em fluidez operacional e receita.
Radio Frequency Identification/Tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID)
O RFID é um sistema capaz de assegurar mais produtividade para a transportadora. De forma que, é destinado para comunicação a curto alcance de produtos. Isto é, através de uma etiqueta RFID é possível contabilizar os itens de forma automática. Trata-se de uma excelente ferramenta para complementar o controle de estoque, uma vez que, o sinal emitido pela etiqueta consegue ser identificado rapidamente para que as entradas e saídas dos produtos, por exemplo, seja feita de maneira mais controlável pela gestão.
Inteligência artificial e machine learning
Essas tecnologias permitem que as empresas analisem grandes conjuntos de dados para prever demanda, otimizar rotas e reduzir custos.
A IA pode auxiliar o segmento, por exemplo, no planejamento de rotas e relacionamento com fornecedores; De mãos dadas com ela, o machine learning se responsabiliza pelo aprendizado da máquina. Na logística 4.0 essa função é importante porque proporciona maior segurança dos dados e precisão aos equipamentos.
Está precisando escolher um software que te ajude a operacionalizar processos logísticos, reduzir custos e ainda aumentar a receita de sua empresa? A UX Group tem soluções perfeitas para você.