Se você possui um e-commerce já deve ter sido apresentado aos termos omnichannel, omnicanalidade, ou simplesmente múltiplos canais. De maneira simples, estamos nos referindo ao atendimento ao consumidor com qualidade por meio da integração de vários canais. As empresas que não se adaptam a esse modelo de vendas em múltiplos canais têm perdido clientes, pois, cada vez mais, focar na experiência do consumidor e na facilidade de contato com a marca é tão importante quanto realizar uma venda.
Apostar em múltiplos canais é uma das estratégias para expandir as vendas no digital. Isso pode se dar criando uma loja virtual própria, escolhendo os marketplaces que fazem sentido para o seu negócio e ainda cuidando de uma loja física. Mas, isso não é tão simples e requer atenção redobrada para nada sair do controle.
O seu negócio precisa adaptar-se ao desenvolvimento tecnológico, considerando a responsabilidade de integrar todos os canais disponíveis para que, independentemente da rede usada pelo cliente, a experiência e a informação oferecida sejam de valor e estejam atualizadas.
O conteúdo de hoje vai explorar justamente essa gestão de múltiplos canais de vendas, a importância de integrá-los e, principalmente, mostrar para você que um canal não anula o outro. Muito pelo contrário, são complementares e juntos conseguem alavancar o seu e-commerce.
Múltiplos canais: diferença entre e-commerce e marketplace
Parece óbvio, mas é importante esclarecer essa diferença. O e-commerce é uma loja independente, um site próprio, onde os consumidores compram mercadorias diretamente da empresa. Já o marketplace é um site de terceiros, com alto tráfego, grande variedade de produtos e muitos vendedores comercializando lado a lado.
Os marketplaces entregam muitos visitantes mensais, mas você e sua marca estarão concorrendo com centenas de vendedores. No e-commerce próprio, você terá um canal só seu, em compensação precisará montar uma estratégia para levar tráfego para a loja e estimular a conversão.
Vender em marketplace é conveniente para novos empreendedores, pois a estrutura já está pronta e economiza tempo e dinheiro. Outra vantagem é o elevado tráfego de usuários, como já mencionamos. Marketplaces consolidados recebem milhares de visitantes diariamente, que estão mais propensos a ir para lá em vez de escolher um site novo para encontrar um produto.
Vender em múltiplos canais requer investimentos em gestão integrada
Vender em múltiplos canais é uma estratégia fundamental para quem atua com comércio digital e tem em vista ampliar o mercado de abrangência. Loja virtual, física, marketplaces abrangentes e de nicho, todos os canais transformam-se em agentes de comunicação da sua marca e dos seus produtos. Assim, os anúncios têm mais chances de serem vistos, aumentando, consequentemente, a venda.
Você precisa saber ainda que vender em múltiplos canais também é um trabalho que pode resultar em mais funções administrativas e é necessário cuidado para manter a organização dos processos internos para não causar ruídos na experiência de consumo do cliente.
Entre as dicas para aumentar as vendas sem perder o controle do seu negócio está o investimento em uma gestão integrada. Mas como fazer isso?
O primeiro passo é contar com ERP, sigla para Enterprise Resource Planning/Planejamento dos Recursos da Empresa, um software utilizado para cuidar de diversas operações da empresa, como estão de estoque, cadastros, compras, controle financeiro, logística, entre outras.
Com o ERP é possível unificar a gestão, mesmo se as vendas forem em múltiplos canais e tudo estará atualizado em tempo real. O sistema também gera notas fiscais e integra as demais soluções de logística e transporte de forma rápida e descomplicada, facilitando a sua vida e, principalmente, melhorando a experiência de compra do consumidor.
Isso também facilita na contabilidade da empresa e é o fio condutor do seu negócio, podendo apontar indicadores importantes quanto aos rumos da empresa. Integração é a chave para converter vendas em processos orgânicos e aumentar a força da sua marca.
Benefícios da venda em múltiplos canais
Um dos maiores desafios de vender em múltiplos canais é a questão do controle de estoque. Para isso, a gestão integrada possibilita automatizar essa parte. Mais uma vez, esbarramos no quesito experiência de compra do consumidor, afinal ela está diretamente relacionada com a organização do estoque. Atrasos e falta de produtos quase sempre têm a ver com problemas no estoque.
A nota fiscal (NF-e) é um documento que oferece maior segurança para quem está comprando um produto num e-commerce. Trata-se de um comprovante caso seja necessário acionar a garantia, por exemplo. Ainda, emitir notas faz com que a sua empresa fique em dia com suas obrigações fiscais.
O ERP consegue facilitar a rotina de emissão das notas fiscais. O vendedor pode configurar todas as regras fiscais necessárias com a ajuda de um contador. Assim, as informações fiscais sempre serão preenchidas corretamente.
Outra facilidade é que, após importar os pedidos dos canais de venda para o ERP, o usuário consegue gerar as notas fiscais em poucos cliques. Isso sem necessidade de preenchimento manual de informações.
Não podemos esquecer ainda das modalidades de pagamento, afinal o consumidor deseja escolher aquela que melhor se adequa à sua realidade. Seja cartão, boleto ou PIX, é preciso estar com o seu negócio preparado para receber todos os tipos de pagamento.
Aliás, as carteiras digitais, também chamadas de e-wallets ou digital wallets, são tecnologias que podem ser utilizadas pelos consumidores para realizar pagamentos com mais praticidade, seja no comércio eletrônico como nas lojas físicas, resultando em mais vendas para o negócio.
O conceito e-wallet ganhou notoriedade em 2011, com o avanço da tecnologia e transformação digital voltada para o setor financeiro. Com isso, foram criadas funcionalidades para tornar o controle financeiro mais intuitivo e seguro. Fique atento a tendência!
Quando se fala em negócio pressupõe-se que o controle financeiro seja importante, mas no e-commerce ele é também um indicador para ver se está tendo o retorno esperado. Se bem gerido, o administrador sabe que não faltarão recursos para a reposição de produtos, e também garante a saúde financeira do negócio, equilibrando as contas. Já no caso de vendas em múltiplos canais, as entradas são variadas, mas também é preciso fazer o fluxo de caixa acontecer fluidamente.
5 passos para gerenciar suas vendas em múltiplos canais
Escolha os canais que sejam mais alinhados com o seu propósito
Não é preciso estar em todos os canais disponíveis. Ao estabelecer uma estratégia omnichannel na sua empresa, escolha aqueles que estão mais integrados ao negócio. Uma loja física ligada a uma plataforma de e-commerce pode valer mais a pena do que a opção pelo marketplace já estruturado, ou vice-versa. Converse com o seu público, por meio de pesquisas de opinião, pergunte quais combinações de canais são satisfatórias para ele.
Estude o comportamento do consumidor
Não tenha pressa ao entender o seu consumidor. Observe que estratégias e padrões são mais recorrentes do consumidor diante os canais e, a partir disso, será possível ter uma ideia dos próximos passos a seguir para conquistá-lo ainda mais.
Estruture sua integração
Administre o desempenho das vendas em múltiplos canais integradamente, sem separações e de maneira panorâmica. Em suma, será preciso centralização tecnológica de dados em um único ambiente para os mesmos serem armazenados, imputados e analisados conjuntamente.
Prepare seu time de vendas
Será essencial preparar sua equipe comercial para a estratégia multicanal. Por isso, invista em treinamentos, disponibilize recursos como ferramentas tecnológicas e até mesmo incentivos. Com todos os colaboradores alinhados e compreendendo como as estratégias funcionam, cada um sabe o seu papel no processo de vendas.
Invista em tecnologia focada em dados
Soluções integradas dão maior mobilidade na hora de interligar canais e as equipes da empresa, além de potencializar operações e a capacidade de análise de dados. Desse modo, é importante contar com elas para gerenciar as vendas em múltiplos canais de forma ágil e dinâmica.
Investir em segurança da informação também é importante em função do aumento do volume de dados administrados e possíveis brechas nos pontos de entrada e saída dos mesmos.
Empresas que estão aptas a gerir suas vendas no omnichannel eficientemente têm sua lucratividade potencializada e conseguem aumentar sua classificação mesmo em mercados altamente competitivos.
Para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce, e vender em múltiplos canais de forma organizada e inteligente, crie estratégias de venda contando com a organização que uma gestão integrada traz ao seu negócio. A gestão on-line é um importante aliado para as vendas em canais diversos sem perder a organização do seu negócio, e integrar é um fator determinante para caminhar rumo ao escalonamento de vendas online.
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