Full commerce: O que é e quais as vantagens desse modelo de negócio

Com a mudança do comportamento do consumidor e o mundo tornando-se cada vez mais  “phygital”, onde não existem mais barreiras entre o físico e o digital, muitas empresas estão tendo que enveredar, quase que de forma mandatória, para o comércio digital, algumas sem qualquer experiência. 

É o caso, por exemplo, das indústrias que passaram a vender direto para o consumidor,  ou mesmo das empresas que nasceram no modelo tradicional e ainda engatinham na transformação digital

Isso acaba originando um desafio importante: criar uma estrutura que seja capaz de viabilizar as vendas on-line. O que talvez muitas não saibam é que dá para entregar toda essa “função” a um parceiro só.  Esse, aliás, é o conceito de full commerce, que queremos lhe apresentar.  

Mas o que é isso? Como funciona? Quais suas vantagens? Como ele pode ajudar na venda on-line direta ao consumidor? Essas são algumas das dúvidas que serão respondidas neste conteúdo. Vamos descobrir juntos?

 

Contextualizando um pouco mais o cenário atual das vendas on-line

Atualmente, o varejo on-line responde por 25% das vendas e 35% dos pedidos das grandes redes varejistas. A tendência é que essas estatísticas cresçam cada vez mais, sobretudo porque mais e mais consumidores têm ganhado confiança e experiência em fazer compras on-line. 

O problema é que esse aumento na demanda começa a exigir do varejo e da indústria uma estrutura melhor para conduzir as operações digitais. As oportunidades tendem a crescer, porém, demandam uma necessidade de adequação de todo o processo, desde a venda, passando pelo armazenamento, até a logística para que esse produto chegue até o consumidor, sempre priorizando oferecer praticidade, rapidez e segurança para quem está comprando.

Isso é ainda mais complexo para empresas que não têm o DNA digital em suas vendas, gerando dúvidas comuns como: quais as soluções que preciso ter? Que plataforma usar? E a logística? O que é preciso para o pedido chegar intacto e de forma rápida até o meu cliente? 

Os caminhos que devem ser seguidos parecem complexos e difíceis de serem trilhados. Contudo, sempre há uma luz no fim do túnel. 

 

Ok, mas qual a solução para isso?  

Como vimos, não dá para fugir da missão de estruturar-se para as vendas on-line. É mais do que uma tendência, é uma necessidade. 

O primeiro impulso é sempre fazer tudo em casa, o que exige não só expertise e know-how, como também investimentos em pessoas e, principalmente, em tecnologia, para operacionalizar tudo isso. 

Nesse caso, delegar a quem entende desse processo, especialmente a terceirização logística, é uma excelente saída para que você possa seguir tendo como foco principal o seu negócio. 

Porém, ao mesmo tempo, só de pensar que cada uma dessas etapas e tarefas envolvem um fornecedor específico, muitas vezes desanima. Muitos contratos, muitas interfaces, muitas métricas e muitas pessoas para gerenciar e também confiar, afinal estamos falando dos seus clientes. São muitos os pontos de interrogações e muitos aspectos a serem ponderados. 

É aí que o conceito de full commerce pode fazer a diferença. Como uma modalidade de negócio em que uma empresa conta com o apoio de um parceiro especializado na implementação de estratégias de vendas, tecnologia,  distribuição e logística no ambiente on-line. 

Ou seja, todas essas etapas da criação até a finalização podem ser terceirizadas por uma única empresa. Esse é o principal diferencial. 

Dessa forma, o “dono da marca” ou do produto, preocupa-se apenas com a sua fabricação ou em adquirir esses itens de seus fornecedores. Ao passo que a empresa parceira cuida de todos os processos que envolvem o e-commerce, o que inclui:

  • criação da loja on-line
  • implementação das tecnologias
  • gestão de estoque;
  • estocagem e despacho;
  • picking e packing;
  • catalogação de produtos no e-commerce ou marketplace;
  • sistemas de pagamento e prevenção à fraude;
  • logística de entrega;
  • resgate de carrinhos abandonados;
  • tecnologia para gestão de fretes e tracking;
  • atendimento ao cliente;
  • criação de sites e identidade visual; 
  • criação de campanhas de marketing; 
  • planejamento e implementação de estratégias de SEO; 
  • gestão de dados e BI;
  • envio de mercadorias e execução de logística reversa
  • meios de pagamento;
  • problemas técnicos na estrutura virtual do e-commerce.

 

Além disso, o full commerce oferece a possibilidade de uma visão holística do negócio, podendo melhorar o entendimento de todo o cenário por meio de ferramentas disponíveis e auxiliando na tomada das melhores decisões.

Isso tudo faz toda a diferença quando pensamos em um mercado cada vez mais competitivo, cujo principal objetivo é oferecer a melhor experiência para o cliente, bem como escalar o seu negócio, ter mais rentabilidade e performance.

As soluções de full commerce dividem-se em dois principais eixos: modulares – aquelas contratadas pela empresa para áreas específicas do negócio, e integradas, que ocorrem quando a empresa contratada fornece mais de um serviço para o seu comércio on-line. 

A escolha do melhor modelo está condicionada às reais necessidades do seu negócio, bem como, quais os desafios a serem superados. 

 

Entendendo um pouco mais as vantagens do full commerce

full commerce
full commerce

Relembrando, para começar ou reestruturar um e-commerce existem três caminhos: internalizar, terceirizar para vários parceiros ou centralizar o trabalho com uma empresa de full commerce, que já reúne todas as especialidades necessárias e integra as etapas de ponta a ponta. 

Empresas especializadas em full commerce possuem negociações de valores vantajosos com fornecedores para realizar todos os serviços necessários. Além disso, com ecossistema e infraestrutura própria, apoiam seus clientes que não precisam investir em aumentar armazéns para conseguir escalar o negócio, por exemplo.

Contar com serviços de full commerce  otimizará o investimento em tecnologia e logística. Elencaremos aqui algumas vantagens importantes.

 

Melhor monitoramento

Os dados levantados pela empresa terceirizada permitem chegar em soluções mais assertivas. Com o full commerce é possível monitorar suas operações de maneira mais simplificada. Através dos dados gerados pela empresa terceirizada, é possível perceber o que tem alcançado resultado e onde precisa ser aprimorado. 

A empresa terceirizada produz dados valiosos, que podem ajudar a traçar estratégias e aprimorar certas áreas do seu negócio, que podem ser inclusive comparados com outras empresas com atuação parecida a sua. O chamado benchmarking de indicadores.

 

Maior resolubilidade

A identificação de gargalos possibilita a busca por soluções que contribuem para o crescimento do negócio. E-commerces precisam de soluções práticas para diferentes questões para poderem manter-se operando. Algumas dessas questões podem passar despercebidas se não houver uma gestão profissionalizada. 

O monitoramento mais eficiente faz com que os problemas em sua operação sejam evidenciados com mais rapidez. Isso permite mais tempo para pensar em soluções ágeis, que tenham o menor impacto possível na experiência do cliente

Melhora da experiência do cliente

Diferentes questões podem influenciar na experiência do cliente ao comprar no e-commerce: do layout, responsividade da página, checkout transparente, frete grátis até o recebimento do pedido. Tudo isso faz parte do processo de vendas e conquistar a satisfação do consumidor é uma das principais maneiras de fidelizar e encantar o cliente, fazendo com que ele compre novamente na loja ou, até mesmo, a divulgue a amigos e familiares. Quem entende de estruturas de vendas  on-line consegue traçar uma estratégia que responda a todos esses desafios.

 

Operações mais ágeis

Consumidores buscam por rapidez nos processos de compra online e nas entregas. O full commerce contribui para a agilidade de operações logísticas. Contar com um time especializado melhora as suas operações como um todo e tornará o seu negócio mais profissional. Gastos com folha de pagamento, gestão do estoque, logística e outros ficam por conta da empresa terceirizada. 

 

Diferencial competitivo

Maior eficiência e organização geram mais poder de competitividade no mercado. Quanto mais eficiente e bem organizado é o e-commerce, mais competitivo ele se torna no mercado. Pense em quantas pessoas o seu negócio deixa de impactar por não ter um sistema de trabalho bem estruturado. Com o apoio do full commerce focado nas questões gerenciais, é possível se ocupar em pensar nas melhores soluções para seu negócio. 

Aumento de vendas

Bom planejamento e um efetivo gerenciamento de todas as etapas resulta em um aumento de vendas. Otimizações no marketing, SEO, layout, navegabilidade e identidade podem aumentar suas taxas de conversão, ao serem otimizadas por profissionais.

 

Redução de custos

A falta de conhecimentos ou ferramentas de gerenciamento corretas, além da forma como determinadas tarefas são executadas, podem elevar os custos de operações variadas. Empresas especializadas em full commerce focam especialmente nessas questões para reduzir os custos. Assim, ela consegue transferir esse know-how para o seu negócio, tornando-se potencialmente mais lucrativo.

Sintetizando,  o full commerce permite que os investimentos em tecnologia e logística sejam otimizados porque concentra e centraliza todas as etapas em um só parceiro: desde contratar a plataforma, realizar a integração com marketplaces até a gestão de todo o negócio, o trabalho com marketing digital, frete e todo o pós-venda de atendimento ao consumidor.  Além disso, conseguem acelerar significativamente o time to market do seu e-commerce.

 

Vale a pena adotar o full commerce?

Embora seja um modelo vantajoso para muitos negócios, é importante avaliar caso a caso para entender se o full commerce atende as necessidades de cada um. O primeiro passo é ter um conhecimento aprofundado de seu próprio negócio e um entendimento do que a sua realidade demanda. 

Mas, normalmente, esse modelo costuma ser ideal para empresas que não têm uma cultura digital forte, ou seja, que ainda não passaram pela transformação digital e não sabem muito bem como lidar com as tecnologias. Caso das empresas que tinham uma atuação forte no mundo físico ou as que não tinham vocação para vender direto ao consumidor, quiçá on-line, como é o caso das indústrias, como dissemos.

Quem quer ter sucesso no e-commerce precisa dominar diversas ferramentas e saber falar a linguagem da web. 

Além disso, o full commerce pode ser a melhor solução também não ter que estruturar e capacitar uma equipe interna ou investir em e tecnologias que apoiem toda essa operação.  

Nesse caso, um parceiro de full commerce pode ajudar com uma equipe especializada, experiente no assunto e com os softwares e integrações necessárias para a operação de um e-commerce.

Na hora de escolher parceiros de full commerce, procure por empresas com know-how comprovado, experiência na área e parceiros confiáveis, como a UX Group.

Conheça as soluções da UX Group e descubra como ela pode implementar o full commerce para o seu negócio!

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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