É sabido que os hábitos de consumo mudaram, especialmente após a pandemia de covid-19. Mas não somente isso. O perfil do consumidor também transformou-se. Estamos (afinal, estamos todos incluídos nessa) mais exigentes e conscientes, demandando novos e inúmeros esforços de adaptação por parte das empresas para serem de fato mais competitivas e sustentáveis.
Para agradar e fidelizar clientes é preciso muito mais do que uma logística eficiente, que preza pela qualidade, preços e prazos de entrega. O quão verde é a sua operação também é um fator avaliado por clientes ávidos.
Por isso, hoje falaremos de green mile e como uma logística sustentável pode ser um diferencial da sua empresa diante da concorrência.
Mas antes de tudo, vale uma pergunta: você sabe o que é green mile?
O termo refere-se ao last mile sustentável, ou última milha verde em tradução literal. Os leitores e/ou profissionais do setor de logística mais experientes sabem que o last mile é a última etapa logística, a que precede a chegada do produto nas mãos do cliente final.
Sabemos que a sustentabilidade já faz parte das boas práticas de empresas sérias e comprometidas com o consumidor e na logística isso não é diferente. Logo, o green mile torna-se uma característica importante se você deseja que seu negócio seja referência em atitudes que têm como foco o meio ambiente. Está confuso? Calma, que te explicamos melhor a seguir.
Quando falamos de logística sustentável, é necessário que tenhamos em mente a oferta de um serviço ecologicamente correto. Isso é um fator considerado por uma parcela significativa dos consumidores hoje em dia e que também contribui para a tomada de decisão no ato de uma compra.
O seu negócio na totalidade, mas especialmente no last mile, precisa de uma estratégia que mostre o tamanho do comprometimento e responsabilidade ambiental, perante o futuro do planeta e com o bem-estar coletivo.
É preciso provocar essa mudança de mindset para ampliar a excelência na experiência que o seu cliente terá comprando de vocês.
Por que o green mile ou last mile sustentável é importante e faz a diferença?
Você sabia que até 2030 as entregas last mile irão crescer 30%? Esse número sobe para aproximadamente 80% se considerarmos apenas as áreas urbanas.
Para atender a demanda, mais veículos precisam ir para as ruas. Desta fora, consequentemente, maior será a emissão de CO₂ na atmosfera e contribuição para a poluição atmosférica.
Criar estratégias que reduzam esses elevados índices resultantes das movimentações logísticas, como, por exemplo, a adoção de veículos elétricos ou que não dependam de combustível para rodar, como drones e robôs de entregas, são exemplos de ações aderentes ao conceito de green mile.
Essas medidas representam uma tendência cada vez mais presente no setor, com benefícios inquestionáveis. E o melhor: ajudam a criar uma reputação positiva junto aos clientes da sua marca.
Uma pesquisa da plataforma de notícias Parcel and Postal Technology International atestou que os consumidores começaram a priorizar a sustentabilidade, juntamente com a velocidade e a conveniência na sua tomada de decisão.
61% de todos os compradores online participantes gostariam de opções sustentáveis de entrega de last mile.
Embora estejam consumindo mais, ao mesmo tempo, as pessoas estão mais conscientes e certas de que irão optar por comprar produtos e serviços que passaram por um processo de produção ecologicamente correto ou que envolvem a reciclagem e proteção dos recursos do planeta.
O green mile ou last mile sustentável une qualidade, sustentabilidade, economia e tecnologia na última etapa de entrega. A soma dessa equação gera um saldo positivo para o negócio, seja ele qual for.
Se você está pensando em como mostrar ao mercado o seu comprometimento com as questões ambientais, investir no green mile e, consequentemente, numa logística sustentável é uma excelente maneira de fazê-lo.
Ressaltamos, mais uma vez, que se trata de uma tendência crescente entre os consumidores valorizar marcas que trabalham com sustentabilidade e baixo impacto ambiental.
Por isso, não pense duas vezes e comece a zelar e aderir processos sustentáveis da primeira até a última etapa da jornada de compra.
Compensação de carbono é uma das principais estratégias de quem precisa investir em green mile
Nós já falamos por aqui que estamos numa era em que o impacto mercadológico de uma marca precisa transcender. Se a sua empresa quer destacar-se num cenário de concorrência extrema, ela precisa mostrar que se preocupa com o rastro que deixa no mundo.
E a logística sustentável vai justamente ao encontro disso. Neste âmbito, a compensação de carbono tornar-se-á predominante. Fique tranquilo, explicaremos o que significa essa tal compensação e como ela funciona.
Como o próprio nome já diz, o termo refere-se a compensação de CO₂ ou outros gases que provocam o efeito estufa. Ela ocorre quando uma empresa ou organização financia projetos que atuam na contrapartida, removendo esses da atmosfera ou evitando que sejam liberados no meio ambiente.
A compensação de carbono pode ser realizada com ações mais simplórias, como plantar árvores, ou então mais complexas, como direcionar investimentos a tecnologias de captura de carbono.
Uma alternativa viável e impactante para os e-commerces tornarem o last mile mais sustentável é a compra de créditos de carbono verificados. Eles apoiam os esforços de reflorestamento e preservação florestal que neutralizam a produção de carbono.
Recentemente, uma pesquisa do Reclame Aqui apontou que 85% dos participantes dariam preferência a produtos e serviços que compensam suas emissões com o plantio de árvores, sendo ainda 70% dos consumidores pagariam a mais para a compensação de carbono relacionada ao frete dos produtos.
A UX Delivery, por exemplo, já inseriu em suas operações tanto a entrega por meio de motos elétricas, como também a compensação de carbono em 100% das suas entregas. A empresa oferece alternativas sustentáveis ao processo last mile tanto para pequenos como também para grandes volumes.
Além disso, a UX também oferece serviço de cálculo de frete que já indica também a quantidade de carbono que precisará ser compensado no last mile, dando ao consumidor, no ato da compra, a opção de seguir ou não com essa possibilidade de pagar pelo frete verde.
Como implementar o green mile na sua empresa? Conheça as cinco estratégias
A adoção de uma estratégia de last mile sustentável muito provavelmente resultará em um equilíbrio do e-commerce entre satisfazer a demanda dos clientes por entregas rápidas ao mesmo tempo, em que diminui a emissão de carbono. Confira algumas maneiras de implementar o green mile em seu negócio.
Otimize as rotas de entrega
Otimizar as suas rotas de entrega é uma das formas mais estratégicas de reduzir a duração das viagens dos motoristas. Empresas que levam a sério a entrega rápida, considerando sua emissão de carbono, deveriam considerar também investir em software de otimização de entregas last mile.
Algoritmos de entrega last mile orientados pela inteligência artificial fornecem às empresas as rotas mais eficientes e garantem os prazos de entrega prometidos – o que não só é beneficial ao meio ambiente, mas também reduz custos.
Invista em alternativas sustentáveis de transporte
Há também um forte argumento para o uso de transportes que não sejam movidos por combustível, como veículos elétricos ou híbridos, drones e robôs de entrega. Esses meios de transporte não dependem do combustível, portanto, reduzem significativamente o impacto negativo sobre o meio ambiente causado pelas entregas.
Além disso, já considerou contar com pessoas como uma opção para realizar o last mile? Ao inserir um novo agente no processo de entrega, pessoas comuns que ao baixar um aplicativo transformam suas casas em hubs de entrega, cria-se uma nova etapa e totalmente consoante ao que manda a cartilha do last mile sustentável.
Seja a pé ou de bike, essa pessoa pode atuar como um entregador nos locais próximos a ela, no período que escolher, ocupando seu tempo, complementando sua renda, e, simultaneamente, praticando uma atividade física e movimentando-se. Isso pode contribuir para aumentar em até quatro vezes o número de pedidos entregues, graças à redução no número de paradas realizadas pelos couriers.
E, com esse aumento de produtividade logística sem o crescimento do número de veículos nas ruas, gera-se um grande benefício ao planeta. Essas entregas pelo quarteirão, a pé e de carro, estimulam uma menor emissão de CO₂, uma redução no tráfego de veículos e até mesmo uma vida mais ativa. Além de criarem uma experiência positiva para o cliente.
Opte pelo fornecimento e envio das lojas mais próximas
A integração dos estoques de todas as filiais nas rotas de entrega é bastante eficaz na redução de grandes deslocamentos. Isto significa incorporar entregas hiperlocais nas quais as empresas abastecem-se de produtos encomendados no ponto de venda mais próximo do cliente, ajudando a reduzir a emissão de carbono por pedido on-line.
Faça das entregas rápidas a última escolha
Há sempre a opção de manter a entrega na mesma hora ou dia como última opção, uma vez que as entregas sob demanda deixam as empresas com muito pouco tempo para otimizar suas rotas e entregas.
Isso não significa deixar de oferecê-las, já que também é necessário para atender às necessidades dos clientes, mas dar mais visibilidade às entregas com SLAs mais longos.
É muito importante para os e-commerces, encontrar um equilíbrio entre satisfazer a crescente demanda de varejo on-line em relação às entregas rápidas e minimizar a emissão de carbono das suas operações.
Ofereça monitoramento do status das entregas
O rastreamento das encomendas em tempo real traz uma série de benefícios para operação e um dos principais é a diminuição do atraso nas entregas. Essa melhora na eficiência pode acontecer por uma série de fatores, entre eles a melhor distribuição das rotas conforme os endereços mais próximos e janelas horárias, a visibilidade do processo enquanto ele transcorre, permitindo edição de rotas ao longo do percurso, por exemplo.
Sabemos que ter informações detalhadas da jornada de um produto comprado via internet, desde a compra até chegar às mãos de quem o comprou – incluindo o last mile, faz a diferença para todos os envolvidos.
Contar com um aplicativo, por exemplo, que vai além de uma solução de rastreamento de pedidos e que unifica as informações de todos os envolvidos no processo de compra, em um único local e ainda permite interações entre quem compra, quem vende e quem entrega, é realmente uma facilidade e tanto. Para os dois lados, quem precisa ter e quem precisa prover a informação.
A UX Group tem essas e outras soluções para ajudar você a implementar o green mile e tornar o seu last mile mais eficiente e sustentável.
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