Com tanta concorrência nos e-commerces, a busca por soluções que otimizem os processos e, consequentemente, conquistem os clientes é um desafio diário. No texto de hoje, abordaremos uma solução que não é novidade, mas é uma tendência que ao ser implementada torna-se um diferencial competitivo para o seu negócio. Estamos nos referindo aos PUDOs.
Se você não sabe o que é, fique tranquilo que vamos te explicar. Se você conhece e já sabe como funciona, diremos porque esse é um modelo considerado uma revolução na logística de comércio eletrônico. Mais ainda: você pode levar essa revolução para o seu negócio. Quer saber como? Confira a seguir!
O que são PUDOs?
PUDO é a junção das expressões em inglês pick-up (retirar) e drop-off (deixar). Em português, seria o que conhecemos como “pegar e largar”, um ponto de retirada e devolução de mercadorias para consumidores e varejistas, podendo ser lojas ou lockers. É um sistema de entregas criado em 1983, na França, pela empresa Relais Colis.
Trata-se de um ponto físico que representa um serviço de coleta e entrega de encomendas como parte de uma rede mais ampla de serviços.
O sistema permite que produtos sejam retirados ou entregues em locais onde um membro confiável de uma rede pré-registrada as recebe. Desta forma, uma coleta pode então ser realizada por meio de um serviço de campo e uma devolução por um serviço de entrega, retornando ao seu fornecedor ou matriz.
Investir em PUDOs pode ser uma excelente alternativa para quem quer começar a otimizar a logística do seu negócio, mas não sabe como. De quebra, ainda permite estabelecer um bom relacionamento frente aos clientes.
Como os PUDOs, o seu e-commerce pode recrutar pontos de retirada e de coleta junto a estabelecimentos comerciais (com espaço ocioso disponível), ampliando sua capacidade de distribuição a um custo mínimo.
PUDO é a solução para as famosas tentativas de entrega sem sucesso. Saiba por que
Um ponto a se destacar é que os PUDOs funcionam tanto para a entrega de produtos comprados on-line quanto para trocas e devoluções, com eficiência, segurança e economia.
Além disso, o PUDO resolverá um antigo problema do processo de entregas, as famosas tentativas de entrega sem sucesso, seja por endereço não localizado ou cliente ausente.
Precisamos ressaltar aqui a mudança significativa no perfil de quem compra online e recebe em casa que vem dando lugar a um perfil omnichannel – ou multicanal.
Atualmente, muitas pessoas não querem que o produto seja entregue em sua casa ou no trabalho. Ou, então, o que é pior, não estarão no local destinado para receber a sua encomenda. Consegue visualizar o impacto?
Sim, prejuízos de tempo e dinheiro para você, que precisa providenciar novas tentativas e vê suas margens de lucro ficarem cada vez menores. É por isso que o PUDO é considerado uma revolução para o e-commerce no last mile. Ele permite adotar novos formatos para chegar ao seu consumidor e praticamente zerar essa taxa de insucesso.
E já que mencionamos as tentativas frustradas de entregas, você sabia que aproximadamente 12% das compras feitas no Brasil não são entregues na primeira tentativa?
O número parece pequeno, não é? Mas essas tentativas frustradas podem resultar em:
- 50 milhões de entregas desperdiçadas, ou
- Mais de 80 milhões de km rodados, ou
- 40 milhões gastos com gasolina a R$ 5, ou
- 10 mil toneladas de CO2 emitidas.
A questão da sustentabilidade da logística, sobretudo em relação ao last mile, é fundamental para gerar valor ao PUDO para além da comodidade. E essa é mais uma forma de convidar você a aderir esse modelo de consumo.
Ao adotar o PUDO, você está contribuindo para uma operação mais sustentável, sobretudo, em relação à qualidade do ar, um problema que afeta principalmente os grandes centros urbanos.
Não para por aí! Os PUDOs também possibilitam:
- menores custos na coleta e entrega;
- facilidade para devolver os produtos;
- Same Day mais eficiente;
- tabelas de frete mais baratas;
- não precisa aguardar o carro da coleta; e
- maior flexibilidade de horário.
PUDOs reduzem despesas de envio e possibilitam crescimento em vendas do seu e-commerce
Com o PUDOs em prática é possível criar novos canais ou expandir a distribuição existente no lado do vendedor, atender às preferências do cliente, reduzir custos operacionais e desenvolver uma melhor infraestrutura last mile no lado do operador logístico.
O impacto dos PUDOs na logística é percebido por meio da redução nos custos logísticos e das melhorias na performance de entrega, sendo um modelo que gera valor para todos os envolvidos e garante melhores resultados nas operações. Vejamos um a um:
- O PUDO permite a otimização do last mile ao simplificar os trajetos, em especial nos centros urbanos de grande circulação, com a centralização das entregas e retiradas;
- O PUDO reduz o índice de devoluções por meio da oferta mais flexível de entregas;
- O PUDO diminui os custos de envio, já que com ele é possível reduzir os valores devido às economias geradas em toda operação;
- Além disso, o PUDO melhora a satisfação dos consumidores ao possibilitar velocidade nas entregas e a precisão reflete diretamente na percepção do consumidor sobre sua compra.
Para aderir ao PUDO não precisa ser grande
Tem uma coisa que já íamos deixando passar. Você não precisa ter um médio ou grande e-commerce. Os PUDOs representam um modelo logístico para todos os portes de negócios.
Em todos, ele será responsável por reduzir as despesas de envio e aumentar a possibilidade de crescimento em vendas. Com a centralização das entregas, os trajetos ficam mais simples e a operação mais sustentável, por conta da economia de combustível.
O que todo mundo deseja, não é?
Do outro lado, para os parceiros que desejam atuar como pontos de retirada e coleta, a vantagem de implementar um PUDO está em ampliar a receita, por meio das taxas das entregas realizadas.
Por último, na ponta e não menos importante, o consumidor final também se beneficia com essa estratégia, aproveitando a sua jornada de compra de maneira mais confortável e com confiança.
Ainda sobre as vantagens de investir em PUDOs para o consumidor, podemos destacar a oferta mais justa de valor de frete, maior satisfação e diminuição das reclamações por atrasos, trocas ou devoluções, fatores essenciais para garantir a fidelização dos clientes finais.
Em tempo: pesquisas do Baymard Institute apontam que quase metade dos consumidores desistem de comprar se houver taxas de frete muito altas e 19% deles abandonam a compra se tiver um prazo de entrega muito demorado.
Isso explica o motivo pelo qual as pessoas escolhem comprar e coletar em um prazo pequeno. Com isso, a disponibilidade para retirada em um curto prazo será fundamental para que os consumidores sintam-se satisfeitos.
Tipos de PUDOs e suas características: saiba qual se encaixa melhor ao seu e-commerce
Até agora, cinco modelos de PUDOs já foram testados e alguns deles já funcionam aqui no Brasil. Porém, nem todos podem se encaixar na operação do seu e-commerce. Conhecer a estratégia por trás de cada um é fundamental. Veja!
- Pick up points (Pontos de retirada)
No sistema de pick up points, o cliente escolhe onde deseja receber a sua encomenda. Para isso, no momento da compra, ele seleciona um dos pontos credenciados pelo e-commerce.
Podem ser estabelecimentos comerciais dos mais variados tipos, de lojas de roupas até bancas de jornais. É uma excelente estratégia para ampliar a capilaridade do e-commerce, que passa ao consumidor a imagem de estar pertinho da sua casa, acessível quando e como ele quiser.
- Social pick up point
Este modelo é uma variação do pick up point. Ele permite a qualquer pessoa usar um espaço ocioso da sua casa como ponto de retirada de mercadorias compradas pela internet. E ainda promove uma renda extra (sem custos)!
O objetivo, além da otimização logística, é criar novos relacionamentos entre moradores do mesmo bairro. Em paralelo, influência na redução da violência por todos se conhecerem. Por isso traz o “social” no nome.
Ou seja, a pessoa que possui um espaço adequado em sua residência para armazenar cargas pode realizar o serviço de entrega aos destinatários e ser remunerada por isso.
- Click & collect (Clique & retire)
O formato clique e retire é bastante utilizado no e-commerce, principalmente por grandes magazines que também possuem lojas físicas.
Nesse modelo, o consumidor tem a opção de adquirir um produto on-line e escolher por retirá-lo em uma dessas lojas físicas. Com isso, tanto a loja quanto o consumidor ganham.
Isso porque a loja, normalmente, já possui o produto no estoque e evita custos com transporte, já o consumidor evita transtornos e o risco de que não haja ninguém em casa para receber o entregador.
- Lockers (Armários)
Os lockers, ou armários inteligentes, configuram-se como um serviço que permite a retirada do produto em qualquer horário que seja mais conveniente para o consumidor. Esses armários operam como receptores de entregas. Na hora da coleta, para dar mais segurança ao processo, o cliente precisa ter acesso ao QR Code ou Pin Code. Esses locais costumam funcionar 24 horas e todos os dias da semana.
Para que sua empresa possa usar lockers, é necessário ter uma rede com várias unidades espalhadas e definir um local estratégico para os consumidores.
- Kiranas
Esse é um tipo de PUDO muito popular e específico na Índia, mas deve nos surpreender se ganhar força em mercados como o nosso, que tem características para isso. As kiranas são pontos de retirada que funcionam junto a ambulantes e feiras de rua, incluindo os famosos camelódromos.
Com esta opção, e-commerces e transportadoras diminuem o número de funcionários de suas áreas logísticas — terceirizam esta última etapa para reduzir custos e problemas.
Esta é uma visão geral das vantagens que os PUDOs geram para o seu negócio e também para quem consome do seu e-commerce.
E para agregar maior vantagem competitiva, você pode escolher contar com uma empresa comprometida em melhorar os seus serviços, oferecendo a melhor experiência para os seus clientes.
Conte com a UX Group para implementar o PUDO que melhor adéqua-se ao seu negócio.