O uso crescente de smartphones e outros dispositivos móveis tem impulsionado uma intensa transformação no comércio eletrônico. A pandemia de covid-19 intensificou a procura pelos serviços digitais, especialmente no varejo, que viu crescer a necessidade de outros meios de pagamentos que não os convencionais cartão e boleto.
Iniciativas para pagamento em tempo real, como o Pix, no Brasil, e carteiras digitais mais flexíveis e integradas revolucionaram a relação das empresas e pessoas com os meios de pagamentos e o e-commerce.
Mas o que são e como funcionam as carteiras digitais? Qual sua importância no cenário atual? E, principalmente, como é relevante para o seu cliente ter à disposição meios diversificados para pagamento digital?
O que são e como funcionam as carteiras digitais?
As carteiras digitais, também chamadas de e-wallets ou digital wallets, são tecnologias que podem ser utilizadas pelos consumidores para realizar pagamentos com mais praticidade, seja no comércio eletrônico como nas lojas físicas, resultando em mais vendas para o negócio.
O conceito e-wallet ganhou notoriedade em 2011, com o avanço da tecnologia e transformação digital voltada para o setor financeiro. Com isso, foram criadas funcionalidades para tornar o controle financeiro mais intuitivo e seguro.
E como funcionam as carteiras digitais? Elas funcionam por meio de um sistema de tokenização, que consiste no processo de transformar ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais em ativos digitais. Suas principais vantagens estão em facilitar o acesso e a negociação dos mais diversos tipos de ativos, removendo a burocracia do sistema tradicional atual.
Em outras palavras, a tokenização transforma os dados do cartão do comprador em um código criptografado. Com isso, ao invés de compartilhar dados do cartão, a carteira digital transmite o código token para o terminal de pagamento, levando à finalização de uma compra.
Tanto em lojas físicas como nos e-commerces, as carteiras digitais possibilitam a realização de pagamentos sem que as pessoas informem os dados de seus cartões. O resultado disso se reflete em transações mais seguras, simples e rápidas.
Sobretudo nos e-commerces, as carteiras digitais são um meio de facilitar a finalização da compra sem preenchimento de muitos cadastros, que podem levar o cliente a desistir da sua compra. As transações são autenticadas com a senha gerada ou pelo reconhecimento digital.
Pagamentos digitais oferecem vantagens para consumidores e organizações
No Brasil, existem algumas carteiras digitais, como PayPal, um dos pioneiros no segmento, que permite cadastro de cartões de débitos de empresas específicas. O 99Pay, além das transações financeiras, permite o uso do Pix, recarga de celular, transferências e pagamentos de corridas pelo aplicativo.
A carteira digital pode oferecer vantagens como cashbacks ou pontos por indicações. O Mercado Pago, do Mercado Livre, é um exemplo que oferece cashback e saque sem cartão, entre outros benefícios.
Não dá para falarmos de meios de pagamentos, hoje, sem falar de Pix, que também pode ser aplicado ao seu e-commerce. Tudo que ofereça facilidade para o consumidor deve ser avaliado visando a concretização das vendas.
No país do boleto, o Pix já representava 6% de todo o volume do comércio eletrônico em 2021, ultrapassando o cartão de débito.
Estudos já comprovaram que além dos benefícios para os consumidores, a ferramenta do Banco Central traz vantagens para os lojistas. Afinal trata-se de uma alternativa barata, de fácil implementação e com a confirmação instantânea da compra.
Oferecer pagamentos via carteira digital é uma oportunidade a mais para atrair clientes e aumenta chances de conversão
A carteira digital é uma solução que oferece total segurança às informações do usuário por meio da criptografia, reduzindo riscos de crimes cibernéticos.
Dessa forma, é um fator que influencia diretamente no comércio digital e na forma como os consumidores realizam suas compras.
As e-wallets oferecem ao mercado mais uma forma segura para os clientes efetuarem os pagamentos das compras. Você sabe o que essa modernidade e praticidade proporcionam ao seu negócio?
Trata-se de uma oportunidade a mais para atrair os clientes, facilitando as estratégias para a fidelização que tanto buscamos em nosso dia a dia.
#Fica a dica: Ao disponibilizar formas modernas para os pagamentos, as carteiras digitais contribuem para passar a imagem de um negócio mais inovador e reconhecido pelos consumidores que usam a tecnologia.
Sabe o que isso significa? É possível estabelecer um bom relacionamento e aumentar as chances de conversão. Além disso, uma carteira digital oferece economia de custos operacionais para receber pagamentos, evitando taxas abusivas.
Tudo isso permite aos empreendedores oferecer melhores condições para os clientes e ter um diferencial competitivo importante para destacar-se no mercado.
Aliás, esse é outro ponto importante de destacarmos, porque ao conseguir evitar taxas comuns nos processos de pagamento e recebimento é possível reduzir o custo do produto, tornando-o mais atrativo ao consumidor. É uma forma de o e-commerce ter vantagens essenciais para aumentar o volume de vendas e os resultados.
Os consumidores atuais também prezam pela comodidade ao realizar compras online e efetuar pagamentos. Logo, as carteiras digitais representam um benefício que muitos clientes consideram indispensável para atender suas necessidades de forma personalizada e eficiente. Com a oferta de entregas rápidas, essa é uma grande possibilidade de melhorar a experiência do cliente e alavancar as vendas.
Como implantar a carteira digital no seu e-commerce?
A implantação de carteira digital não é nada muito complexo e ainda tem custo atrativo. No caso dos e-commerces e seus respectivos aplicativos, as grandes desenvolvedoras de tecnologia de negócios digitais já possuem soluções prontas. Muitas delas, inclusive, com instalação fácil através de APIs.
Ao possuir um sistema de gerenciamento compatível com carteira digital, a empresa pode, ainda, reduzir os seus próprios trâmites burocráticos internos. Uma das medidas possíveis é a de pagar os próprios fornecedores através do e-wallet.
A e-wallet é uma tendência e deve ficar ainda mais comum entre os consumidores. Por isso, é fundamental que seu negócio acompanhe as inovações do mercado para sempre ter prioridade na preferência do seu público-alvo.
Contudo, como em qualquer metodologia, é essencial planejar as ações para adaptar o negócio da melhor forma possível, evitando erros, problemas e riscos que comprometam a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos seus clientes.
Portanto, antes de implementar uma carteira digital em seu e-commerce você deve atentar a alguns fatores:
- conte com auxílio profissional;
- escolha um tipo de carteira ideal para seu negócio;
- verifique as funcionalidades da carteira digital;
- escolha formas de pagamento de acordo com seu público-alvo;
- defina ações para divulgação;
- garanta o treinamento dos funcionários do caixa.
Embora seja um processo simples, adotar cuidados é crucial para evitar transtornos e garantir a segurança dos pagamentos e recebimentos.
Não se preparar para implementar a carteira digital pode levar a consequências desagradáveis
Sempre falamos por aqui que o nível de exigência dos consumidores aumenta proporcionalmente à evolução do mercado, que se torna cada vez mais competitivo e dinâmico. Logo, a preferência de compra é voltada para negócios que oferecem bons preços, qualidade e uma melhor experiência.
Não se preparar para aderir carteiras digitais é um grande problema, que pode levar o negócio a perder dinheiro e clientes. Sobretudo, é um fator que provoca a perda de competitividade do seu e-negócio, influenciando diretamente os resultados.
Por isso, deixar de aderir a modelos de pagamentos modernos é um risco que provoca consequências desagradáveis e que vão além de perder vendas. Isso impacta a imagem do negócio e dificultando as ações para o processo de fidelização.
6 vantagens das carteiras digitais para o e-commerce
- Simplificação: Os consumidores não precisam digitar dados de cartões para finalizar uma compra. A e-wallet repassa os dados financeiros via token. Desse modo, o atendimento fica mais ágil e a experiência do consumidor melhora.
- Segurança: Os dados financeiros dos compradores são criptografados, reduzindo o vazamento de informações. Além disso, é possível configurar uma e-wallet para uso mediante reconhecimento facial e/ou biométrico.
- Impulso: As carteiras digitais permitem que as pessoas façam compras de um jeito muito mais ágil, aumentando as compras por impulso, não dando tempo para muitas reflexões e evitando o abandono de carrinho. Muitos compradores saem da sua loja sem pagar porque não têm o método de pagamento certo. Porém, toda vez que você acrescenta um novo método, as chances de vendas crescem.
- Economia para o lojista e para o consumidor: Em um mercado tão competitivo, como os e-commerces, preço é diferencial. E através da carteira digital, os custos operacionais diminuem bastante, já que ela elimina, por exemplo, a retenção paga para as operadoras dos cartões de crédito e débito. Para o usuário, representam a chance de acumular cashback para compras futuras.
- Pioneirismo: Os consumidores gostam de testar novidades. Pensando nisso, os varejistas online podem usar a aposta por novas tecnologias de pagamento como um diferencial.
Mas, antes de implementar, teste as ferramentas para certificar-se do seu bom funcionamento. Uma novidade mal implementada pode acabar afugentando os clientes.
- Novos clientes: A modernização dos meios de pagamento também pode ser uma forma de atrair aqueles clientes que estão por dentro das últimas tendências tecnológicas e que dão preferência a lojas que ofereçam as experiências mais modernas disponíveis no mercado. Conseguir atrair tais clientes, em geral, muito exigentes, pode representar um ganho competitivo da marca ou produto na web.
Tipos de carteiras digitais
Há 5 tipos de carteiras digitais, são elas:
- Móvel: funcionam via app para smartphone;
- Desktop: funcionam por meio de app para PCs;
- Hardware: pen drive que armazena moedas criptografadas;
- Online: a e-wallet mantém um sistema em um site;
- Papel: a chave de acesso é impressa em um cartão.
Ou seja, com uma carteira digital, um consumidor pode fazer compras a partir de um smartphone, um tablet, notebook, PC ou outro aparelho. Tudo isso sem relatar abertamente os dados de cartão de débito ou crédito.
A UX Group pode te ajudar a inserir seu e-commerce na era digital.