Segurança da informação é essencial também na logística. Entenda o porque investir

A segurança da informação precisa de atenção redobrada, principalmente para prevenir o vazamento de dados. A tecnologia tornou- se parte da nossa vida e não é possível manter a sustentabilidade dos negócios sem ela. Acontece que, no âmbito empresarial, do mesmo modo que ela ajuda, traz consigo outras responsabilidades. 

E a logística não está alheia a isso. Vamos juntos saber por que e o que fazer para manter seu supply chain seguro.

Entendendo o cenário 

Antes de falar da segurança em si, vale entender o cenário. Na era da quarta revolução industrial, ou simplesmente da indústria 4.0, baseada na inovação tecnológica, a logística 4.0 também desponta com relevância. Muito se questiona, por exemplo, sobre como adequar os centros de distribuição a essa nova tendência. Acontece que, mais do que isso, é preciso estar plenamente preparado para incorporar tecnologias e manter-se competitivo no mercado.

Neste âmbito, a logística 4.0 explora as ferramentas tecnológicas para tornar as operações logísticas mais eficientes e otimizar os recursos envolvidos nelas. Temos uma grande atuação da inteligência de dados e de sistemas que integram informações de diferentes atividades do setor, permitindo uma gestão focada no todo.

Desde o uso de drones para entregas, rastreamento por meio de etiquetas RFID, checklist eletrônico, controle de abastecimento de combustível, entre outros, são exemplos de ferramentas que melhoram a eficiência e a produtividade de uma operação.

Porém, você já deve ter ouvido aquele famoso ditado: “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”, não é? 

Dizemos isso porque, embora a tecnologia facilite e seja um importante apoio nas operações, é preciso redobrar a atenção com a segurança da informação, já que pode representar um risco para violações de privacidade e dados.

Claro que a máquina tende a falhar menos que o homem, mas não podemos dar margem para erros. Mesmo com o aperfeiçoamento de muitos trabalhos, alguns processos podem ficar mais vulneráveis.

Segurança cibernética é essencial para prevenção de possíveis ataques

Entre as tendências da logística digital para 2023, inclusive, também se destaca uma preocupação ainda maior com a segurança cibernética. É essencial e urgente que as empresas invistam em uma infraestrutura de segurança digital que as resguarde de possíveis ataques. Um exemplo desses golpes é o roubo de dados confidenciais dos clientes.

A partir do momento em que a logística torna-se mais digital, existe um volume maior de informações sendo compartilhadas em rede. E muitas dessas informações enquadram-se como dados sensíveis. Assim, é responsabilidade das empresas garantir que esse compartilhamento ocorra dentro de padrões de segurança cada vez mais rígidos.

Contar com uma empresa terceirizada, com expertise total no segmento, é uma boa opção para o seu negócio, pois ele sabe como desenvolver as melhores ações para prevenir falhas. Há até mesmo ataques de cibercriminosos capazes de afetar a cadeia logística e parar o trabalho das companhias.

Compreender quais são e como se proteger dos riscos digitais deve ser premissa do cotidiano dos profissionais de logística, tendo sempre em mente que incidentes podem resultar em danos financeiros e de reputação irreparáveis.

Preocupação com o processamento de dados se tornou ainda maior com a implementação da LGPD

segurança da informação

Resumindo, a segurança da informação em logística é a proteção de informações e sistemas digitais na cadeia de suprimentos. É o conjunto de esforços e diferentes ações para prevenir que sejam perdidos ou atacados os dados da empresa. 

Isso inclui todas as categorias de dados, desde as informações internas, sobre processos, veículos e funcionários, até os cadastros de clientes e fornecedores armazenados no sistema da transportadora.

A preocupação com coleta e processamento de dados na logística ganhou ainda mais força após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei 13.709/2018, que visa regulamentar o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil. Ela determina que a multa para os estabelecimentos do país será de até 2% do faturamento, até o limite de R$ 50 milhões por infração.

A automatização dos processos é parte fundamental em organizações de logística. Reiteramos que a tecnologia é uma aliada muito importante, pois permite uma melhor comunicação entre as áreas, automatiza as atividades, garante maior agilidade, segurança e confiabilidade dos dados e redução de erros. 

A quantidade de dados que o setor logístico gera diariamente é enorme. Com isso, ficar sem utilizar meios tecnológicos faz com que seja praticamente impossível acompanhar todas as rotinas e controlar os dados e informações pertinentes. 

O controle de processos é fundamental e o investimento em tecnologia mandatório para que as operações sejam realizadas de forma mais confiável, segura e com menores índices de erros e falhas. Quanto mais uma empresa está disposta a investir em soluções tecnológicas, mais seguros e assertivos os processos se tornarão.

A UX Group cuida da operação de ponta a ponta, desde a inteligência na gestão de armazéns até a inovação da gestão de transportes, com o uso da tecnologia embarcada para dar clareza à operação do first ao last mile.

O que fazer para se proteger?

Seu negócio deve contar com uma companhia que gerencie a sua logística, ajudando a desenvolver um plano para lidar com os ataques cibernéticos, incluindo quem será responsável por responder e quais medidas serão tomadas. Além disso, todos os colaboradores precisam ser instruídos sobre como se proteger no meio digital, sabendo identificar e-mails ou sites suspeitos. Até mesmo gigantes do mercado já sofreram com ataques de hackers.

Sua equipe é seu principal aliado. Não poupe esforços na divulgação das medidas a serem tomadas. A implementação de novas medidas, esforços e procedimentos deve sempre iniciar internamente.

Um erro comum cometido na segurança da informação na logística é a falta de um sistema de backup. É preciso que você determine os dados que devem ser salvos, de quanto em quanto tempo realizar as cópias e onde ficarão salvas com segurança.

Por mais que este pareça um erro simples, ainda é um dos mais cometidos quando se trata de segurança da informação. Fazer backup dos dados é essencial para que todos os arquivos tenham uma cópia, garantindo que em caso de exclusão incorreta, haja uma recuperação fácil. Porém, o backup inexistente não é raridade. Fique atento!

Corrigir esse erro também é simples. Sua empresa pode definir quais são os itens que devem ser salvos em um banco de dados externo e configurar a periodicidade para realizar as cópias. Assim, nenhuma informação corre o risco de ser perdida.

Se você está preocupado com a segurança da informação na logística de sua empresa, fique calmo, há vários caminhos para garanti-la. 

Você pode implementar políticas e procedimentos sólidos de segurança da informação, realizar treinamento de funcionários sobre como proteger dados confidenciais ou usar a própria tecnologia de criptografia para proteger os dados contra acessos não autorizados.

Há transportadoras que contam ainda com firewalls e software antivírus modernos contra ameaças. E o uso da nuvem é uma tendência na logística, não por acaso, afinal mesmo se perder um dispositivo por falha técnica, seus dados ficam a salvo e armazenados para acessar de outros locais.

A computação em nuvem, ou cloud computing como é mais conhecida, é uma tecnologia que permite armazenar documentos pela internet. E isso é muito mais rápido e eficiente, do que ter de organizar papéis manualmente em um espaço físico. 

Ela traz vários benefícios para a sua empresa, além é claro, da sustentabilidade. Entre eles, destacamos maior praticidade e agilidade para acesso de arquivos; dados mais seguros; redução de gastos com TI; além de facilitar o compartilhamento entre os departamentos da empresa.

Mantenha sua operação segura enquanto foca nas vendas.

Conheça as soluções que a UX Group pode trazer para o seu negócio!

Picture of Willians Dantas

Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados