Como o fulfillment ajuda no crescimento do varejo on-line pet

Um marco de crescimento do varejo online e uma das categorias de e-commerce que mais crescem nos últimos tempos. Imagina do que estamos falando? Isso mesmo, hoje destacaremos a importância do fulfillment para ampliar o seu comércio digital, especialmente se o seu negócio estiver ligado ao mundo pet. 

Isso porque com a pandemia de covid-19 e as medidas de isolamento social instituídas no início de 2020, aconteceu uma intensa mudança de hábitos e preferências de consumo. 

Com mais tempo em casa, por conta do home office, para cuidar dos seus bichinhos de estimação, muitas pessoas passaram a investir mais em roupas, acessórios, mobiliário, alimentos e produtos de higiene para pets. 

Levantamento do Instituto Pet Brasil aponta que o faturamento do e-commerce pet no país registrou um salto de 130% durante a pandemia, indo de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022. 

Ora, com tanta demanda, é mais do que óbvio a necessidade de investir para atender com excelência o crescente público. 

Orquestrando a logística diante do aumento de demanda 

E é inegável também o quanto é preciso pensar com carinho no setor de logística das empresas, afinal, quem compra pela internet quer receber o produto no conforto de seu lar, sem avarias e dentro (ou mesmo antes) do prazo estipulado.

Contudo, antes mesmo da saída dos itens rumo aos clientes é necessário pôr ordem na casa. Como assim? Um dos problemas mais comuns em e-commerces de todos os portes é a falta de conhecimentos para gerenciar os estoques. 

Por mais simples que pareça, de simples não tem nada. Estamos falando de uma gestão que envolve controles fundamentais sobre mercadorias junto ao fornecedor, devoluções, logística reversa, sistemas diversos, entre tantas outras ações que exigem saberes e inteligência tecnológica para a perfeita execução.

Há estudos que mostram que 70% dos e-commerces fecham suas portas antes dos 18 meses de operação, entre outros, por falta de entendimento básico de processos logísticos. 

E é nesse ponto que trazemos o fulfillment para o centro da discussão, afinal ele pode ser uma salvação para esses negócios, permitindo que seus gestores foquem naquilo que sabem fazer de melhor: negociar, comprar e vender. Sem contar que essa solução dilui custos fixos operacionais, tornando-os variáveis.

Voltamos a dizer: com o aumento da demanda, cresceu também as expectativas dos clientes por entregas e envios mais rápidos, em especial no mercado direcionado aos pets. 

Entender como essas expectativas influenciam o comportamento do consumidor não apenas irá diferenciar você de seus concorrentes, mas também permitirá que você desenvolva um comércio digital mais sustentável, baseado no atendimento contínuo e eficiente.

A estratégia que você precisa para seu pet shop on-line

fulfillment

Diante desse cenário, uma estrutura de fulfillment pode ser a estratégia que você está precisando. Trata-se do conjunto de processos que envolve desde o momento em que o cliente realiza um pedido até sua entrega nas mãos do cliente.

Isso inclui: 

  • Recebimento: Planejamento de cronograma de entrega junto aos fornecedores; conferência física e documental; integração sistêmica.
  • Armazenagem: Mapeamento e definição do melhor local de armazenamento; garantia da execução e conclusão dentro dos SLAs definidos.
  • Controle de estoque: Precisão física sistêmica; estoques rotativos; análise de saúde do estoque.
  • Picking: Produtividade na coleta; alto nível de qualidade desde a entrega até o faturamento; forte conhecimento em automatização deste processo.
  • Conferência e embalagem: Garantia de envio do artigo certo para o cliente; qualidade nos itens enviados; garantia do acondicionamento correto sem custos adicionais.
  • Layout e automações: Criação de fluxos lógicos; definições da melhor estrutura de armazenamento; parcerias com as melhores empresas de automação.
  • Expedição: Roteamento conforme os destinos; envio garantido em volumes lógicos; velocidade na entrega do flash.
  • Logística reversa: Gestão de devoluções de falhas com transportadores; controle de solicitações de trocas com clientes; gestão de estoque reverso.

Ou seja, estamos diante de um serviço de ponta a ponta que auxilia as empresas em todo o processo logístico, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente. 

Tudo isso, claro, com total transparência e visibilidade, tanto do e-commerce quanto do cliente.

Mas para que o fullfilment serve? 

São muitas as dores que podem ser solucionadas com o apoio do fulfillment, mas a principal delas é o gerenciamento do estoque com inteligência. 

Isso quer dizer que os processos precisam ser pensados para atender às necessidades específicas das vendas online, sendo completamente diferentes daquelas observadas no varejo físico.

Uma das principais e melhores características do fulfillment é justamente permitir o crescimento ordenado dos comércios digitais, garantindo retaguarda estruturada para mais abrangência em todo o território brasileiro, com o melhor da tecnologia e sem custos elevados. 

Há quem compare o fulfillment ao antigo “outsourcing da TI” no segmento B2B: ao terceirizar, deixa-se de ser absorvido por demandas operacionais para se dedicar ao estratégico, ao que realmente traz receita. 

E deixar que as rotinas de controle de estoque, localização de itens, avarias, perdas e muito mais sejam efetuadas por quem se especializou em logística. 

Ou seja, todos os caminhos levam à terceirização deste serviço. 

Sintetizando as vantagens 

O fulfillment representa pelo menos metade da experiência do cliente. Ele contribui para clientes saírem satisfeitos e quererem comprar mais e as empresas, após investimento inicial, ganham uma operação muito mais rentável e com mais vendas.

Lojas virtuais se apoiam no fulfillment para despachar com rapidez as mercadorias vendidas aos clientes. 

Mas os esforços de um fulfillment sofisticado devem começar ainda antes: no armazenamento dos produtos para facilitar a coleta e a montagem dos pedidos. Confira as suas principais vantagens:

  • Agilidade na entrega aos clientes;
  • Maior nível de satisfação dos compradores;
  • Redução de custos logísticos com parcerias estratégicas;
  • Mais previsibilidade de prazos para entrega e aquisição de novos estoques.

Mas, se você ainda não se convenceu, deixamos o melhor para o final. 

Entendendo os ganhos que o fullfilment traz  na prática 

Lembra que começamos esse texto dizendo que iriamos mostrar a relação do fulfillment com o varejo pet? Por aqui, não esquecemos!

A Petlove – maior pet shop online do Brasil -, investiu, em 2022, aproximadamente R$ 50 milhões para abrir um novo centro de distribuição e quer quadruplicar a capacidade de armazenamento até o final deste ano.

Em fevereiro, a empresa anunciou elevação de sua performance em 90% graças ao modelo de fulfillment adotado junto à UX Group. 

Com o projeto, iniciado no primeiro mês de 2022, a UX passou a ser responsável por toda a gestão de logística e transportes do e-commerce, realizada a partir do seu Centro de Distribuição localizado em Itajaí (SC). 

O fulfillment garantiu à Petlove reduzir custos de operação, além de mais sustentabilidade sobre as despesas do centro de distribuição, já que os pedidos são expedidos de lá. 

Além disso, o projeto permitiu ao e-commerce reduzir ainda mais os prazos de entrega para o Sul do Brasil, melhorando sua performance em 90% em relação ao modelo convencional utilizado até 2021.

Antes, as entregas eram realizadas dentro de cinco dias na região Sul; hoje, esse tempo foi reduzido para apenas dois. Além disso, agora se consegue atender mais de 99% das entregas no mesmo dia no CD.

A grande vantagem do fulfillment é contar com um fornecedor especializado e capaz de realizar etapas logísticas complexas que não estão no core business do varejista. 

Com o modelo, os comércios eletrônicos podem se utilizar de recursos mais inovadores para atender a demanda do escoamento, descentralizar o estoque e focar seus esforços exclusivamente em vendas. Isso é o que vem rendendo excelentes resultados para a Petlove e que poderiam ser replicados em empresas de varejo on-line dos mais variados segmentos. 

Conte com quem entende de fullfilment 

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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