Março é um mês que vem se consolidando como uma ótima oportunidade para as empresas se aproximarem do seu público. Isso porque no dia 15 é comemorado o Dia do Consumidor e muitas marcas já ampliaram a “comemoração” para a Semana do Consumidor ou ainda o Mês do Consumidor.
Mais do que promover ações de venda, o período é importante para reforçar o relacionamento com o cliente. E qual a melhor maneira de fazer isso? Oferecendo um serviço de excelência.
No entanto, é preciso atenção! Uma vez que as demandas crescem, especialmente em vendas digitais, o planejamento do varejo requer muita atenção para agradar e não decepcionar. E a logística é a peça-chave deste processo nas empresas de todos os portes e segmentos.
Só para se ter uma ideia, segundo dados da empresa de monitoramento do e-commerce nacional Neotrust, o Dia do Consumidor do ano passado rendeu um faturamento de R$ 722 milhões, representando um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2021.
O levantamento mostrou também que a data elevou em 16% o número de pedidos em relação ao ano anterior, ou seja, 1,5 milhão de compras online.
Se há demanda é preciso estar preparado
Pois bem, por conta de tudo isso, um dos caminhos para evitar frustrações é ter um cuidado maior com a logística.
Tudo que o consumidor quer, ainda mais na data em sua homenagem, é receber o seu produto com eficiência e cuidado.
Logo, é muito importante compreender a jornada de compra para antecipar necessidades e garantir a melhor experiência de compra.
A logística é um pilar estratégico e deve constar no planejamento prévio para datas relevantes para o comércio.
Aliás, o setor está em plena evolução, oferecendo ferramentas e novas tecnologias para auxiliar a evoluir a gestão dos veículos e motoristas.
E, o Dia do Consumidor, assim como outras datas, gera pico de vendas não somente na data em si, mas também durante uma ou duas semanas após.
O que fazer para dar conta do recado ?
Para auxiliar os gestores de frotas dedicadas às entregas de produtos e realização de serviços, alguns pontos são fundamentais para fortalecer as entregas e estar apto para atender as expectativas dos seus clientes. Entre elas estão:
- O planejamento de rotas é imprescindível;
- Tecnologias ajudam reduzir riscos e custos;
- Investimentos em inovação não podem parar, a exemplo de plataformas de inteligência para acompanhamento em tempo real.
Algumas dicas importantes
Entre as dicas de ouro para o dia do consumidor e que vale para outras datas do varejo também, podemos dizer que eu foco deve estar sempre no cliente. Isso inclui respeitar, é claro, o Código de Defesa do Consumidor.
Planejar também é fundamental para oferecer as melhores experiências aos clientes e isso deve incluir a logística. Separamos sete pontos de atenção para você ter sempre em mente:
- Cuide da experiência do consumidor.
- Faça uma análise histórica de vendas na data – isso traz insights para as próximas campanhas e facilita o planejamento do estoque, da infraestrutura de tecnologia, da equipe de atendimento, etc.
- Ofereça descontos atrativos
- Otimize o processo de logística – Frete caro e prazo de entrega longo são fatores que fazem um consumidor desistir da compra. Pense nisso!
- Aposte em cross sell e up sell para aumentar o ticket médio
- Invista em ações para engajamento – Consumidores engajados fazem compras, comentam nas redes sociais, compartilham conteúdos úteis, fazem reviews, indicam produtos e atuam como promotores da marca. Tudo isso é positivo para a reputação da empresa.
- Prepare o SAC para a data
Logística como um diferencial
Com a ampla concorrência, os consumidores apegam-se em diferenciais para além da qualidade dos produtos para decidirem suas compras.
Entre outros, eles analisam preço, prazo de entrega, valor do frete e reputação da marca (o que inclui experiências anteriores e comentários de outros clientes).
Se pararmos para analisar, à exceção do preço, todos os outros tópicos são influenciados pela logística. Mesmo a reputação da marca, que pode estar relacionada com pontualidade e qualidade das entregas.
Neste cenário, portanto, a logística pode e deve ser um diferencial competitivo, seja para o Dia do Consumidor como em outras importantes datas para o varejo. Você deve estar se questionando como, certo? Não tem mistério!
A conta é simples: oferecendo entregas rápidas; fretes grátis ou com valores atrativos; opção de retirada das mercadorias em lojas físicas; e qualidade da experiência de compra de modo geral.
Mas nem tudo são flores. Existem, sim, desafios a serem enfrentados em períodos como Dia do Consumidor, o que inclui gerenciamento de custos logísticos; falta de segurança nas vias, com alto índice de roubos de carga; infraestrutura precária de rodovias, aumentando o número de acidentes; e dificuldade na gestão de pessoas, especialmente os motoristas, por atuarem internamente.
Essas dificuldades trazem como consequências atrasos nas entregas, mercadorias extraviadas e frete com preço elevado.
A importância de contar com quem entende
Caso sua empresa encontre alguma dificuldade ou não se sinta plenamente apta para lidar com altas demandas de logística, já pensou em contar com um parceiro com expertise total nessa área?
Além de se dedicar 100% às tarefas que requerem sua gestão, estará mais tranquilo por saber que essa parte do processo estará em boas mãos.
Um parceiro terceirizado para cuidar da sua logística só tem a somar, pois, além de reduzir os problemas, na maioria dos casos, as empresas experts em logística desenvolvem tecnologias para deixar o processo menos sofrido e mais exitoso.
A tecnologia torna a logística eficiente
Não existe a possibilidade de pensar em melhorar as vendas por meio de uma logística eficiente sem que a tecnologia seja uma das grandes protagonistas desse cenário. Por meio dela, os ganhos da sua empresa são inúmeros, como:
- Maior controle sobre todas as etapas do fluxo logístico;
- Monitoramento do produto;
- Contato facilitado com as duas pontas, ou seja, com o cliente e com a transportadora, para garantir o “Match” ideal;
- Coleta de dados que vão servir como embasamento para entender o que precisa ser melhorado para alcançar uma logística eficiente e como fazer isso.
Uma logística pensada estrategicamente e executada com recursos tecnológicos é a que tem o real potencial de melhorar as vendas. E ir além: posicionar a sua empresa no mercado competitivo.
Mas não se preocupe, se você não investe nisso não é um problema! Contrate um parceiro que investe e domina este assunto. Evite dor de cabeça para você e seus clientes.
Estamos falando sobre como a tecnologia pode melhorar a satisfação dos consumidores em relação às entregas.
E isso pode ser feito com ferramentas de roteirização para agilizar as entregas e cumprir prazos; acesso a informações em tempo real sobre o processo de entrega para fornecer aos clientes; telemetria para maior controle dos custos e oferecimento de frete por preços atrativos; rastreamento veicular para coibir os roubos de carga e agir rapidamente em uma ocorrência; e geração de dados para tomar decisões e aperfeiçoar a operação continuamente.
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