A transformação digital trouxe mudanças profundas e consideráveis em relação a diversas modalidades. Através dela, se fortaleceu o uso do open finance e do comércio eletrônico, que despontam como soluções certeiras para permanecer em um futuro próximo.
O open finance pode ser definido como a possibilidade dos clientes e consumidores terem acesso a maiores possibilidades de serviços financeiros, enquanto o comércio eletrônico mudou completamente a forma como compramos (e nos relacionamos) com os bens e serviços.
Mas, o que envolve a relação entre open finance com o e-commerce?
O que é open finance e comércio eletrônico?
O open finance é o uso da tecnologia digital para abrir serviços financeiros a uma gama mais ampla de usuários. Isto pode incluir plataformas de crowdfunding que permitem a indivíduos se tornarem financiadores e investidores, plataformas de empréstimo peer-to-peer (P2P) e de investimento de capital e sistemas de pagamento digital.
Já o comércio eletrônico refere-se ao uso da tecnologia digital para comprar e vender bens e serviços. Isto inclui comércio on-line, m-commerce (comércio móvel) e a Internet das Coisas (IoT).
Vantagens do open finance e do comércio eletrônico
Maior acesso aos serviços financeiros
Com a transformação digital das finanças, indivíduos e pequenas empresas que antes eram excluídos da indústria de serviços financeiros podem agora ter acesso a uma gama mais ampla de negócios. Isto inclui empréstimos, pagamentos e investimentos e os bancos digitais são o maior exemplo disso.
Maior experiência do cliente
Com o open finance e comércio eletrônico, as empresas podem proporcionar uma experiência mais personalizada e interativa ao cliente. Isto é alcançado através da implantação de tecnologia inteligente, oferecendo uma experiência de usuário sem interrupção e serviços personalizados.
Aumento da eficiência
Os processos financeiros podem ser grandemente melhorados com o uso do open finance e do comércio eletrônico. Isto inclui pagamentos mais rápidos e mais precisos.
Como o open finance e o comércio eletrônico podem melhorar a experiência do cliente
Os clientes possuem uma escolha mais ampla de produtos e serviços através da relação entre o open finance e o comércio eletrônico. Desse modo, as empresas podem oferecer aos consumidores melhores opções de pagamento, incluindo financiamento e planos que se ajustem às suas necessidades.
Também é possível aos clientes melhorarem sua pontuação de crédito pagando por bens e serviços antecipadamente ou dentro do prazo. Outra vantagem é que eles conseguem ter acesso ao financiamento de suas marcas favoritas, o que pode ajudá-los a economizar tempo no processo de aplicação.
Um detalhe que, normalmente, chama a atenção é a possibilidade de criar uma experiência de compra personalizada, isso inclui o recebimento de ofertas personalizadas, com base em seus hábitos de gastos, sem contar a criação de uma lista de desejos personalizada. Essa mesma lista pode ser gerenciada, tendo como base as suas próprias necessidades e preferências.
Como o open finance e o comércio eletrônico podem ajudar as empresas a aumentar seus resultados
Pagamento mais rápido de bens e serviços
Um processo de pagamento mais rápido pode ajudar as empresas a coletar receitas mais rapidamente, se esse processo ocorre de forma lenta, impacta na experiência de compra do cliente.
Preços mais precisos
Dados de open finance podem ajudar as empresas a acompanhar as vendas de seus bens ou serviços e ajustar os preços de acordo.
Redução do risco de crédito
O open finance pode ajudar as empresas a tomarem decisões mais rápidas e mais informadas ao aprovar o financiamento.
Redução na inadimplência de empréstimos
As empresas podem conseguir identificar clientes com probabilidade de inadimplência e ajustar seus termos de empréstimo de acordo, a partir dos dados do open finance.
Considerações Financeiras e de Segurança no E-Commerce
Privacidade dos dados e segurança cibernética
As empresas de e-commerce devem garantir que seus dados estejam seguros contra ataques cibernéticos, enquanto os provedores financeiros precisam garantir que eles tenham as medidas de segurança adequadas para se protegerem contra violações de dados.
Autenticação de clientes
As empresas de comércio eletrônico e os provedores precisam ter um sistema de autenticação confiável para verificar a identidade dos clientes.
Tratamento de dados
Tanto o e-commerce quanto o provedor responsável são obrigados a possuir métodos eficientes de armazenamento de dados em seus sistemas.
Integração entre sistemas
As empresas de comércio eletrônico devem possuir um método eficiente para integrar seus sistemas com os provedores financeiros.
Tendências em Open Finance e E-Commerce
Parcerias profundas de dados
As parcerias de dados entre empresas de open finance e comércio eletrônico amadureceram a ponto de se tornarem comuns os intercâmbios de dados. Isto pode ajudar na maior obtenção de valor desses mesmos dados.
Automação de dados
Ela facilita o compartilhamento de dados pelas empresas de open finance e de comércio eletrônico, impulsionando a implementação da IA em toda a organização.
Modelos híbridos
As empresas de comércio eletrônico começaram a oferecer opções de financiamento a seus clientes. Isto pode ajudar os consumidores a obterem os produtos de que precisam mais rapidamente, enquanto ajudam as empresas a aumentar o número de vendas que fazem.
Recursos para open finance e comércio eletrônico
As normas podem ajudar as empresas de open finance e comércio eletrônico a se comunicarem facilmente. Também possibilita a procura de fornecedores financeiros e de IA que possam ajudá-los a implementar a abertura financeira e soluções de IA nas empresas.
O open finance e o comércio eletrônico são tendências crescentes de negócios, à medida que a transformação digital se instala. Prevê-se que eles mudarão a forma como compramos e interagimos com os serviços financeiros e sistemas de pagamento, afinal, andaram lado a lado e oferecendo cada vez mais possibilidades para clientes.
Estas tendências trazem uma série de benefícios, incluindo maior acesso aos serviços financeiros, melhor experiência do cliente e maior eficiência. Entretanto, elas também trazem consigo certos riscos, tais como um aumento das ameaças cibernéticas e uma diminuição da privacidade e da segurança.
Para mitigar esses riscos, as empresas devem empregar fortes medidas de segurança, além de oferecer produtos financeiros diversificados e se engajar em empréstimos responsáveis.
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