O alinhamento entre gestão logística e trade marketing é essencial para que o consumidor encontre o que ele está em busca em um estabelecimento.
Qualquer falha nos procedimentos ou comunicação que envolvem esta dinâmica pode trazer não só prejuízos para a reputação da empresa como também perder o cliente. Isso porque ele se sentirá frustrado por não encontrar o que ele busca, não restando outra alternativa a não ser ir procurar em outro lugar.
A essa falta de produtos nas prateleiras damos o nome de ruptura. Quando isso acontece é porque existe uma falta de alinhamento entre os profissionais da área de logística e de trade marketing.
Durante a leitura deste artigo você irá entender melhor como uma gestão logística eficiente impacta nos resultados de trade marketing. Confira!
Impactos de uma gestão logística eficiente nos resultados de trade marketing
Sem sombra de dúvidas, uma gestão logística eficiente é essencial para que se chegue a resultados melhores, com serviços de boa qualidade e operações otimizadas.
A colheita de um gerenciamento de logística eficiente são a diminuição dos gastos operacionais, uma experiência de compra melhor e sobretudo, clientela fidelizada.
Entender a função do trade marketing neste procedimento é fundamental. Isso porque, esse entendimento, permite que haja um melhor entendimento entre os PDV’s (Ponto De Vendas) de uma determinada marca e sua clientela.
Quando se entende o quanto é importante a relação entre gestão logística e trade marketing, adequar processos logísticos ao que a empresa realmente precisa se torna uma realidade possível.
Porém, para que isso aconteça é essencial que essa adaptação leve em conta não só aquilo que os clientes demandam, mas também, aquilo que os canais comerciais necessitam. Isto é, a gestão logística e o trade marketing em concordância com a finalidade de ter um suporte otimizado nos procedimentos de vendas.
Benefícios da união entre trade marketing e gestão logística
Para alcançar maiores números, a gestão de logística deve levar em consideração o perfil, as necessidades e os gostos dos clientes.
Também, requer um processo abrangente do processo, permitindo uma eficiente supervisão de cada etapa que faz parte da cadeia de suprimentos.
Esse alinhamento com o trade marketing traz diversos benefícios para a empresa como:
- Integração das equipes;
- Tomada de decisões baseadas em dados concretos;
- Melhor aquisição de recursos para a criação de planejamentos mais eficazes;
- Maior controle sobre armazenamento e distribuição dos produtos;
- Relação mais fortalecida entre varejistas e parceiros;
- Melhoria na qualidade do serviço.
Mas não é só isso não. Ainda podemos ver diversos outros benefícios do alinhamento com o trade marketing:
- Recursos financeiros mais otimizados;
- Aumento da eficiência na armazenagem e distribuição dos produtos de forma eficaz;
- Redução de gastos, em razão da melhoria do gerenciamento de estoque, das estratégias eficientes, e também da captação efetiva de recursos;
- Maiores resultados devido a integração dos dados e equipes;
- Melhorias na experiência do consumidor ao adquirir os produtos. Com isso o cliente observa os efeitos da integração entre as duas áreas. Afinal de contas, suas demandas e perfil foram analisados e atendidos por ambas as áreas;
- Roteirização eficaz para os promotores;
- Etc.
Ou seja, investir na eficiência da gestão logística aliada ao trade marketing gera grandes benefícios para a empresa.
Ok, sabemos que a gestão logística eficiente gera grandes impactos positivos nos resultados de trade marketing. Mas será que é assim, tudo flores? Ou será que essa união demanda alguns desafios? Confira no tópico a seguir.
Desafios do alinhamento entre gestão logística e trade marketing
Do mesmo modo que são introduzidos na empresa novos mecanismos, este alinhamento entre o trade marketing e a gestão logística enfrentam alguns obstáculos. Agora, fique por dentro dos principais desafios que envolvem esta relação.
Adaptação
É essencial contar com as ferramentas corretas para melhor adaptação da gestão logística e trade marketing. Isso porque sem essas ferramentas será muito difícil fazer com que as duas áreas se comuniquem, o que irá trazer divergências de estratégias e informações.
As consequências deste erro podem trazer impactos bastante negativos para a empresa afetando todos os setores como:
- Dificuldade em entender as demandas e perfil do cliente;
- Problemas na gestão de estoque;
- Colocar energia em ações inúteis;
- Entre outros.
Dificuldade de negociação
A questão da negociação entre o trade marketing e a gestão logística tem o poder de afetar o sucesso dos resultados referente ao relacionamento com o varejista.
Para melhor entendimento: quando uma estratégia de trade marketing é implementada, é fundamental que as decisões tomadas sejam vantajosas para o fabricante, para os fornecedores, ou seja, para todos os envolvidos no processo, tendo assim, como resultados, as melhores negociações.
Para garantir isso, no entanto, é importante ter informações sempre atualizadas a respeito dos efeitos que as estratégias terão em todas as áreas. Abarcando dados históricos e também previsões processadas com o uso de tecnologias como: Big data, inteligência artificial, etc.
Conclusão
Por fim, neste artigo você pôde conferir o quanto uma gestão logística eficiente impacta nos resultados de trade marketing.
Os impactos são altíssimos e os benéficos ainda maiores para uma empresa. Esse alinhamento entre as duas áreas permite que um negócio gere mais lucros, evite prejuízos e sobretudo, fidelize o cliente e reforça a marca no mercado.
Os processos de vendas são melhorados drasticamente por meio deste alinhamento.
Claro, essa adaptação possui alguns desafios como mencionamos acima, mas nada que não possa ser superado. Com as ferramentas tecnológicas que possuímos hoje, é possível encontrar soluções eficazes e adequadas para os desafios diários de qualquer negócio.
Assim, os objetivos e os benefícios poderão ser usufruídos pela organização.
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