4 benefícios da customização logística

Fazer o básico, já não faz mais sentido. Isso se aplica em diversos setores e na logística não seria diferente. Aquele famoso “copia e cola”, tudo igual para todos, até funciona, mas chega um momento, que a customização dos serviços de logística se tornam uma parte essencial de qualquer negócio de sucesso. E a estratégia correta, pode trazer muitos benefícios, entre eles, maximizar a eficiência da sua operação e economizar tempo e dinheiro no processo.

Neste texto, discutiremos as melhores práticas para vencer com serviços de logística personalizados. Desde compreender as últimas tendências do setor até alavancar as últimas tecnologias, você aprenderá como tirar o máximo proveito de seus serviços de logística.

Quer esteja procurando agilizar suas operações ou reduzir custos, você terá o conhecimento necessário para aproveitar ao máximo seus serviços de logística customizada.

Introdução a Customização dos Serviços Logísticos 

A palavra customização já diz muita coisa: personalização. É o ato de você modelar um produto ou serviço de acordo com as necessidades do cliente. De uma forma geral, seria tudo aquilo que foge do “padrão” que uma empresa tem a oferecer para seu cliente.

Mais do que oferecer um serviço, a parceira logística passa a entender o que seus clientes precisam e procuram adequar seus serviços tradicionais – armazenagem, distribuição, embalagem, etiquetagem, entre outros – para tornar os resultados mais efetivos.

Com a customização de serviços de logística, seu parceiro adotará uma abordagem proativa no gerenciamento do processo. Isto significa que, seja no seu armazém ou no do parceiro, eles serão responsáveis por encontrar as melhores soluções para o fluxo desde a entrega da mercadoria no centro de distribuição até o transporte.

Quando se trata de customização, todos os aspectos são analisados e otimizados. Do transporte e armazenagem ao gerenciamento de estoque e atendimento ao cliente, seu parceiro irá adaptar cada elemento de seus serviços logísticos para atender às suas necessidades comerciais exclusivas.

Desse modo, você pode ter certeza de que sua cadeia de fornecimento está otimizada e operando com o máximo desempenho. Isto lhe poupará tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que lhe possibilita focar nas suas vendas.

4 Benefícios da logística customizada

Nos dias atuais, personalizar um produto ou serviço é sinônimo de diferencial para o fechamento de um negócio, pois agrega valor ao proporcionar um serviço flexível e completo. Mas, e no processo logístico quais os benefícios da customização?

1. Melhora a Performance

Com um serviço personalizado as possibilidades de acerto são maiores e o desperdício de recursos e tempo são minimizados, uma vez que todo o esforço é empregado naquilo que o cliente realmente precisa.

2. Gera maior fidelidade 

A fidelidade do cliente deve ser o principal objetivo de qualquer negócio, e na logística não é diferente. Os clientes que possuem uma customização da sua logística recorrem com maior frequência aos serviços da empresa, entendendo que eles (os serviços) agregam valor aos negócios deles.

3. Melhora o relacionamento com os clientes 

 A logística, para ser customizada, precisa que se conheça muito o cliente e esse processo o aproxima do gestor que, a cada serviço entregue de forma única, eleva a relação com o cliente a outro patamar. Oferecer uma customização da logística significa adicionar um toque humano e familiar a todas as interações.

4. Agrega valor às escolhas dos clientes 

Com uma maior assertividade, a logística personalizada garante ao cliente que as opções ofertadas valem a pena e que os serviços oferecidos de forma exclusiva agregam valor aos seus negócios.

Como realizar uma logística customizada

Para oferecer uma customização adequada é necessário conhecê-lo de verdade. Só conhecendo suas operações, clientes e aspirações, será possível entregar uma logística sob medida. Nesse sentido alguns fatores podem ser observados:

  • Tenha um time qualificado – para entregar uma logística customizada de verdade, é indispensável contar com uma equipe especializada, que esteja treinada em alta gestão, que tenha sensibilidade, profissionalismo e, fundamentalmente, que goste do que faz;
  • Previsibilidade da demanda– Amplamente visto como um dos fatores mais importantes na gestão do processo logístico. Se você oferecer informações que tragam previsão de demanda para o parceiro, isso terá um impacto direto no negócio, podendo economizar dinheiro em estoques e evitar a perda de vendas.
  • Invista em tecnologia– customização se faz com fácil acesso entre as partes envolvidas no processo. A necessidade de uma integração perfeita está crescendo. Isto significa que os parceiros de logística precisam adotar a transformação digital, encontrar maneiras de se integrar com os sistemas existentes e garantir que todos estejam seguros do processo.
  • Comunicação assertiva– ouvir os clientes é fundamental para personalizar as operações de forma mais efetiva. Saber o que ele achou, expectativas satisfeitas e pontos que podem melhorar são fundamentais para conquistar uma logística sob medida;
  • Foco no cliente – as expectativas e exigências dos clientes estão aumentando. Isto torna ainda mais importante ser centrado no cliente e garantir que seus serviços de logística estejam atendendo às suas necessidades.

Alavancando junto às últimas tecnologias

Quando se trata de serviços logísticos, há sempre novas tecnologias no setor.  E precisamos ficar atentos, afinal, quando a customização é oferecida ao parceiro, ele espera que seu parceiro esteja à frente quando o assunto é novidade. Afinal, isto o ajudará a otimizar seus processos, minimizar custos e aumentar a satisfação do cliente. Aqui estão algumas das mais recentes tecnologias para ficar de olho:

RFID

Significa identificação por radiofrequência. Com a tecnologia RFID, os itens são etiquetados com um código de identificação que é escaneado por um leitor. Isto pode ser usado para tudo, desde o rastreamento de remessas até o gerenciamento de inventário em armazéns.

Bloqueio

A tecnologia Blockchain também vem se destacando. Este é um sistema descentralizado, transparente, seguro e eficiente. Com a tecnologia Blockchain, você pode rastrear e acompanhar suas remessas em tempo real.

Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia? Confira nosso artigo: Como adequar o seu e-commerce as tendências do mercado tecnológico?

Melhorando o atendimento ao cliente

Visibilidade em tempo real

Ter uma tecnologia que possibilite a visibilidade em tempo real é um grande diferencial na customização, dessa forma, você pode visualizar a posição de suas remessas em tempo real, acompanhar de perto os processos e tomar decisões de forma clara. Isto ajuda a reduzir os pedidos em atraso e melhorar o atendimento ao cliente.

Suporte

Ter um time que dê treinamento dos painéis de que traga soluções quando o cliente se sente no escuro é de extrema importância na customização. Afinal, se o cliente quer algo personalizado, ele quer também, um atendimento diferenciado.

Investir em tecnologia

A tecnologia ajuda a oferecer uma melhor experiência aos seus clientes. Isto inclui investimento em tecnologia que possibilitem a automação do centro de distribuição e por consequência uma melhora no desempenho das suas operações desde a entrada da mercadoria até a entrega do pedido ao cliente final.

Transporte

Garantir a implantação de tecnologias, como o TMS, proporciona um melhor gerenciamento da frota de forma mais eficiente, economizando tempo de entrega, volume de pedidos e também custo.

Atendimento ao cliente

Mais uma vez, a tecnologia é um fator decisivo nesse processo de customização. Oferecer ao cliente soluções de acompanhamento de pedido em tempo real de todas as etapas e garantir de forma mais rápida e eficiente o atendimento é primordial, como por exemplo, uso de apps e chatbots.

Ou seja, a customização dos serviços logísticos proporciona inúmeras vantagens e benefícios que, se aplicados corretamente dentro das estratégias de sua empresa, vão proporcionar um crescimento, tanto em qualidade como no número de vendas!

É importante analisar e estudar cada um dos aspectos citados, para adaptar a maneira que melhor se adapta à sua empresa, seja trazendo o parceiro até você ou levando a sua operação até a estrutura dele. Mas é necessário mantê-la sempre atualizada e conectada com as novas tecnologias e possibilidades!

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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