Integrando a cadeia de suprimentos, a logística outbound cuida da etapa final, quando a mercadoria está pronta para ser transportada. Relevante principalmente em indústrias e fábricas, também traz vantagens para o setor B2C. Pois, conforme aponta uma pesquisa da PwC, 43% dos brasileiros consideram prazos de entrega mais longos que a expectativa, impactantes em sua experiência de compra.
Entenda o que é a logística outbound, benefícios e como afeta os negócios. Boa leitura.
O que é logística outbound?
Todos os processos externos que envolvem o transporte do produto para o centro de distribuição (CD), filial, distribuidora ou cliente final, compõem as atividades da logística outbound. Do inglês “out”, outbound significa saída, daí ser usado para se referir a operação externa a empresa, quando o produto está pronto para ser comercializado.
Cabe a logística outbound gerir a distribuição dos produtos até o cliente final, assegurando que os itens serão bem transportados, acompanhando todo o processo. Por meio de um planejamento bem estruturado, considerando os fluxos de trabalho e uma boa rotina de gestão de risco, a logística outbound atua:
- Embalagem de produtos;
- Planejamento de rotas seguras e eficientes;
- Monitoramento de entregas;
- Emissão de documentos e notas fiscais;
- Transferência e transporte de mercadorias;
- Entregando mercadorias;
- Planejando de reversa;
- Conciliação de frete;
- Acompanhando resultados e satisfação do cliente.
Logística outbound x logística inbound
Como vimos, a logística outbound cuida da saída da mercadoria, ou seja, do processo de embalagem até a entrega final. Já a logística inbound é responsável pela entrada de matéria-prima, insumos, bens e serviços na empresa . Assim, ambas correspondem a etapas diferentes de um mesmo processo, que necessitam de um planejamento logístico individual, que contemple toda a operação.
Benefícios da logística outbound
O principal papel da logística é criar métodos que tornem o processo mais produtivo, no outbound não é diferente. Quando bem planejada e executada, tal atividade contribuirá para como a marca é vista pelo consumidor, além de:
- Reduzir custos logísticos;
- Aumentar a produtividade;
- Trazer mais controle e organização para todo o processo;
- Melhorar a satisfação do cliente.
Exemplos de logística outbound
Apesar de os processos de logística outbound serem específicos para a operação de cada empresa, ou seja, não existe uma padronização, alguns procedimentos são comuns. Os exemplos que apresentaremos a seguir, correspondem as atividades típicas do setor logístico.
Roteirização
Corresponde a estratégia que busca o melhor trajeto para entrega e coleta de mercadoria, em termos de eficiência, rapidez, custos, tempo, qualidade e segurança. A roteirização tem um grande impacto na visão do cliente sobre a empresa, visto que os consumidores preferem locais que atendem suas demandas com rapidez e qualidade.
Picking
Referente a separação de pedidos, picking vêm do inglês e significa “colhendo”, portanto, trata da etapa que coleta os produtos selecionados pelo cliente do estoque. Enquanto operação crítica que requer cuidado redobrado, é executada manualmente por um operador ou por um sistema mecanizado.
Packing
O packing é o processo subsequente ao picking, e contempla a etapa de acomodação, embalagem e proteção da mercadoria, antes de ser enviada. Para garantir que os itens estão seguros e chegarão no destino intactos, a atividade exige bastante atenção, cuidado e experiência.
Faturamento de pedidos
Também conhecido como billing, corresponde ao setor responsável pela emissão da cobrança ao consumidor. O processo é iniciado logo após o fechamento do pedido e inclui a emissão de nota fiscal para o transporte.
Transporte
Como o próprio nome já sugere, se refere ao deslocamento da mercadoria de um ponto a outro. Enquanto elemento estratégico para a empresa, envolve toda a operação comercial, característica do veículo e infraestrutura (rodoviária, ferroviária, aeroviária, etc.).
Logística reversa
Ao contrário da logística tradicional que acompanha a mercadoria da fábrica/loja até o consumidor final, a logística reversa cuida do caminho inverso. Ou seja, monitora o produto que retorna do ponto final até o de origem, cuidando, inclusive, do que será feito com o item. Faz parte dessa etapa dar uma destinação final ao produto, que pode ser descartado adequadamente ou ter seu valor recapturado.
Como estruturar a logística outbound?
Geralmente, os gestores lidam com toda a cadeia de suprimentos de forma única, sem segmentar os processos logísticos inbound e outbound. Apesar dessa estratégia funcionar em alguns casos, estruturar a operação separadamente, permite o olhar minucioso e a otimização das atividades.
O primeiro pilar para a estruturação da logística outbound é a eficiência de entrega. Esse ponto exige o equilíbrio entre fatores como rapidez e custo-benefício, de modo a garantir a oferta de um ótimo serviço. Por isso, a melhor estratégia é traçar rotas eficientes que ofereçam, menor tempo de transporte e consumo de combustível.
Criar estratégias que reduzam os custos, é o segundo pilar da logística outbound. Para isso, o responsável deve analisar se o tipo de frete oferecido atualmente é a melhor opção. Conferir com os parceiros sobre o que pensam do custo e, também, dar uma olhada nos métodos usados pela concorrência.
Gilma C. Daneluci na dissertação de mestrado, afirma que o projeto logístico outbound deve considerar a tomada de decisões ao nível operacional, tático e estratégico. Basicamente, a estrutura do outbound gira em torno da gestão dos prazos de entrega, dos custos e estratégias de redução. Abarcando todas as etapas necessárias para a movimentação de produtos e mercadorias, para fora da empresa.
Daí que, deve olhar o roteiro, prazos de entrega, custos, monitoramento e rastreamento, bem como a legislação que trata do transporte daquele tipo de produto. Todas essas informações são reunidas, junto aos dados sobre o tipo de veículo mais indicado para realizar o deslocamento.
Impacto da logística outbound nos negócios
Qualquer desorganização e falta de estrutura nos processos logísticos de uma empresa traz sérias consequências a toda operação. Erros no armazenamento e transporte da mercadoria contribuem para uma imagem negativa que afeta as relações com parceiros, clientes e colaboradores.
Uma gestão de processos preocupada com a saída dos produtos, significa satisfação de clientes, fidelização de parceiros e otimização de custos e operações. Além de promover uma logística integrada desde a entrada da matéria-prima até a saída do produto. Daí, a logística outbound ser sinônimo de eficiência.
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