Chegamos a uma era em que as empresas precisam pensar além do seu aspecto mercadológico se quiserem se manter relevantes. Uma era em que focar somente em crescimento e lucro, não é o suficiente para se ter destaque no mercado. É preciso mais, os clientes pedem mais.
Já é um consenso que o segundo setor precisa assumir o seu papel no desenvolvimento sustentável e na melhora da sociedade. Nesse contexto, o ESG tem sido cada vez mais difundido.
Mas e o ESG na logística? Descubra como se aplica.
O que é ESG?
Entre fevereiro de 2021 e de 2022, as buscas pelo termo ESG cresceram 150% em relação aos dozes meses anteriores. Esse dado mostra o quanto o conceito tem ganhado importância.
ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance” ou, em português, “Ambiental, Social e Governança”. Ou seja, refere-se às boas práticas que uma empresa adota nesses três campos.
Embora esteja em alta atualmente, a siga ESG foi mencionada pela primeira vez em 2005. Naquele ano, um relatório da Organização das Nações Unidas discutia a importância desses três elementos no mercado financeiro. A ideia é que isso contribuiria para gerar mercados mais sustentáveis a longo prazo e com impacto positivo sobre a sociedade.
E esses dados só aumentam, uma recente pesquisa do IBM Institute Business Value feita com a alta liderança das empresas no Brasil, aponta que 48% dos entrevistados classificam a sustentabilidade como uma prioridade máxima para suas empresas, um aumento de 65% desde 2021. No entanto, 50% deles afirma que ESG está entre seus maiores desafios a serem enfrentados nos próximos dois a três anos.
Por que adotar os princípios de ESG na empresa?
É fundamental que todas as empresas abram os olhos para o ESG por diversos motivos:
- Para minimizar os impactos que as suas atividades causam sobre o meio ambiente;
- Para deixar sua marca no mercado para além de produtos e serviços;
- Para aumentar as chances de conseguir investidores e até mesmo clientes. Já que existe uma preocupação cada vez maior da sociedade como um todo em contribuir com empresas conscientes.
Ah, mas é importante ressaltar que qualquer prática adotada em busca de um alinhamento com os princípios do ESG precisa ser genuína. Implementar medidas apenas para agregar valor à imagem da marca, sem entender que realmente é importante fazer a diferença no mundo, isso não vai se sustentar.
ESG na logística: como se aplica no dia a dia?
O setor logístico tem um grande potencial para a implementação de boas práticas de ESG.
As atividades de logística e transporte respondem por mais de 14% da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Problema, esse, que está diretamente relacionado às mudanças climáticas que preocupam o mundo todo.
Para incluir o ESG na logística, não precisamos pensar apenas em grandes mudanças que podem acontecer nos próximos anos. No dia a dia das operações, existe uma série de orientações que o seu empreendimento pode seguir:
1. Entregas veículos elétricos
As entregas sustentáveis já são uma realidade. Incluir veículos elétricos, sejam motos, carros ou caminhões, reduzem a emissão de CO2 na etapa do last mile. Isso não causa só um impacto positivo na emissão de gases no meio ambiente, como também, atrai clientes que estejam diretamente engajados com a causa.
2. Roteirização de entregas
Esse é um procedimento bastante comum no dia a dia logístico e, se bem aplicado, pode contribuir com a adoção do ESG.
A roteirização de entregas tem por objetivo estabelecer uma sequência na entrega dos produtos que otimize os recursos despendidos.
Um dos seus efeitos é que um veículo consegue cumprir suas entregas utilizando menos combustível e, por consequência, reduzindo a emissão de gás carbônico e outros poluentes.
3. Redução de papel
Minimizar o desperdício de papel também é uma medida de ESG na logística e que pode ser adotada de forma relativamente fácil e rápida.
Ao invés de utilizar papel e caneta para fazer anotações e controle dos fluxos, faça da tecnologia a sua aliada. Com as soluções certas agindo dentro da operação, você terá economia na operação e no uso do papel. Outra forma, é na utilização de app para motoristas terem acesso à sua rota de entrega, que possibilita além de um controle maior do processo de entrega com acompanhamento em tempo real, também reduz o uso do papel para controle e confirmação de entrega. Além de diminuir o desperdício, esse tipo de ferramenta também é mais eficiente e reduz drasticamente o índice de erros.
4. Logística reversa
O que acontece com os produtos que são devolvidos pelo cliente, principalmente quando estão avariados e não podem voltar ao estoque? Faz parte do ESG na logística, políticas de logística reversa, como planejar o descarte correto desses materiais, direcionando-os para o destino adequado para que sejam reciclados, se possível.
Além disso, reduzir os índices de devolução também vai auxiliar, através de um processo de expedição minucioso. Procure entender as principais razões pelas quais os clientes estão devolvendo os produtos e o que a empresa pode fazer para evitar esse tipo de ocorrência.
5. Redução de resíduos no CD
Normalmente um centro de distribuição possui muitas caixas de embalagens de produto, como também processos. Usar a tecnologia para reduzir o uso do papel e também dar o devido direcionamento de recicláveis, no caso caixas, é uma forma de contribuir e muito com os resíduos no meio ambiente.
6. Desenvolvimento social
Embora a parte ambiental do ESG seja a mais evidente nas operações logísticas, ela não é a única. Quando falamos em desenvolvimento social, um dos pontos é promover processos seletivos mais inclusivos, que não marginalizem nenhum grupo. A ideia é garantir a igualdade de oportunidades de trabalho.
Por exemplo: ainda que a representatividade das mulheres nesse segmento esteja crescendo, elas ainda são minoria. Pensando nisso, a empresa pode, por exemplo, abrir vagas destinadas ao público feminino ou a outros grupos. Inclusive, pode até estabelecer metas de diversidade e inclusão.
Outro ponto também, é o investimento em pessoas. Ela ocorre, quando a empresa promove oportunidade de desenvolvimento, ou seja, oferece através de cursos a oportunidade do colaborador se desenvolver para outras funções seja ascensão de cargos ou mudança de áreas.
7. Segurança dos trabalhadores
Ainda em relação ao aspecto social, ele também é promovido por meio do respeito às leis trabalhistas e das condições de trabalho adequadas. Quantos acidentes de trabalho sua empresa tem registrado no setor logístico? Quais os acidentes mais comuns? Esse número tem aumentado ou diminuído ao longo do tempo? O que se pode fazer para melhorar esse índice?
Promover treinamentos contínuos focados em segurança, fornecer e fiscalizar o uso de EPIs, ter protocolos bem estruturados de prevenção e minimização da gravidade dos acidentes são pontos essenciais.
Sua empresa não pode causar um impacto positivo no mundo se, antes, não estiver cuidando de quem está do lado de dentro!
As boas práticas de ESG na logística acabam contribuindo até para o bom desempenho desse setor. Além de tornarem a empresa mais sustentável a médio e longo prazo, o que é um dos grandes objetivos.
Modernizar as operações é um dos grandes segredos para adequar a logística ao ESG. Esse princípio interfere em todos os três pilares. Com a ferramenta adequada, você consegue diminuir o uso de combustível fóssil, melhorar a eficiência da logística, trazer mais transparência aos processos internos, entre outros benefícios.
E a UX Group acredita nisso, que através de inovação, responsabilidade e integração é possível promover ações mais sustentáveis dentro do ESG. Confira ao longo de 2023, diversas ações que vamos compartilhar com vocês aqui e nas nossas redes sociais!