5 caminhos para aumentar as vendas usando um TMS

Na era digital, as vendas de comércio eletrônico estão ganhando proporções que há uma década não imaginávamos. E com as estratégias certas, as empresas podem tirar proveito desta tendência e aumentar seus rendimentos. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é implementar um Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS).

Um TMS ajuda a racionalizar a logística envolvida na entrega de mercadorias, o que torna mais fácil e rápido para os clientes receberem seus pedidos. Ele também ajuda as empresas a melhorar o atendimento ao consumidor, reduzir custos e aumentar sua eficiência geral.

Neste texto, discutiremos a importância de um TMS e como ele pode ajudar a impulsionar suas vendas de e-commerce.

O que é um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS)?

Um Transportation Management System (TMS) é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição usado para otimizar a logística.

Não é atoa, que o mercado de sistemas de Transportation Management System cresce de forma exponencial. Um levantamento do Marketwatch estima que, até o fim de 2025, esse setor atinja valor de até US$ 4,8 bilhões — cerca de US$ 3 bilhões a mais do que o valor em 2018.

Ele é utilizado para gerenciar o transporte de mercadorias, especialmente em cadeias de suprimentos, podendo ser integrado com outros softwares, como ERP e WMS, para automatizar o processo.

Assim sendo, um TMS pode ser aplicado a diferentes indústrias, tais como e-commerce, varejo, automotivo, alimentos e bebidas, petróleo e gás, minerais e metais, marítimo e transporte aéreo e ferroviário. Algumas de suas características incluem correspondência de cargas, comunicação com transportadoras, documentação, rastreamento de remessas, assistência na cobrança e liquidação de fretes.

Um TMS pode ajudar as empresas a economizar tempo, melhorar seu atendimento ao cliente e fazer mais vendas. Ele pode ser utilizado por varejistas, distribuidores, atacadistas, fabricantes e outras empresas que transportam mercadoria, sendo aplicado em uma única instalação ou em vários locais em todo o país.

É especialmente útil para companhias que precisam sincronizar todos os aspectos do transporte, incluindo pedidos de clientes, estoque e transporte. É um sistema centralizado que visa tornar o transporte mais ágil, eficiente e transparente.

Benefícios de usar um TMS para o comércio eletrônico

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Um TMS pode trazer uma variedade de benefícios a um negócio de e-commerce. Ele ajuda a reduzir atrasos de entrega, otimiza processos, o que permite melhorar a satisfação, aumentando sua base de clientes. Também pode auxiliar na melhora da imagem de sua marca e potencializar a retenção dos consumidores.

Se sua empresa está passando por algum desses problemas, o TRUX , TMS da UX Solutions, pode ser a solução. Aqui estão algumas das maneiras como um TMS beneficia um negócio de e-commerce:

1 – Redução de custos

Um TMS pode ajudá-lo a reduzir custos, otimizando seu processo e avisando-o quando você precisar redirecionar sua frota. Também auxilia na melhoria da eficiência de combustível e na redução de suas emissões de carbono.

2 – Otimização da operação

Os recursos de otimização do TRUX, nosso TMS, incluem a capacidade de medir e rastrear o desempenho através de relatórios, painéis, análises e inteligência de transporte. Oferecendo agilidade na solução de problemas.

3 – Maior satisfação do cliente

Os clientes esperam pronta-entrega de seus pedidos, e um TMS é ideal para atender a essa expectativa. Ele  permite Melhorias no atendimento e satisfação do cliente com atualizações em tempo real e menos atrasos no envio.

4 – Entrega mais rápida

O TMS auxilia na otimização da gestão de sua frota, com menos etapas manuais. Ele pode ajudá-lo a levar seus produtos a seus clientes mais rapidamente, fornecendo informações precisas sobre a localização de sua frota. Como resultado, você terá menos atrasos e tempo com entregas mais curtos.

5 – Melhoria na visibilidade e segurança

Com o sistema de roteirização integrado ao app, o TRUX, nosso TMS, possibilidade o acompanhamento em tempo real da entrega. Além, disso, através do app, além da redução do uso do papel na operação, o motorista consegue comprovar com fotos e localização a entrega da mercadoria, garantindo a visibilidade e a segurança nos processos.

Fatores a considerar ao selecionar um TMS

Com tantos fornecedores de TMS disponíveis, selecionar o certo pode ser um desafio. Para encontrar um TMS adequado ao seu negócio, considere os seguintes fatores:

Custo

Quanto custará a implementação e o uso do TMS? Certifique-se de que o fornecedor do TMS que está considerando possua as funcionalidades certas que atendam as suas necessidades. Será que pode ser customizável?

Integrações

Com que outros softwares o TMS se integra? Se você utiliza outros softwares para sua logística, talvez queira encontrar um TMS que se conecte a esses programas. Isto tornará mais fácil a transição para o novo TMS.

Suporte técnico

O fornecedor do TMS oferece suporte ao cliente? Possui uma equipe de suporte que está disponível para auxiliar o seu negócio. 

Características de um bom TMS

Um bom TMS deve incluir todas as seguintes características:

É escalável, flexível e confiável, de modo que você pode usá-lo a longo prazo. Deve ser construído com uma interface de usuário intuitiva, fornecendo dados em tempo real. Ele deve ser personalizado para atender às necessidades exclusivas de seu negócio.

Dessa maneira, um bom TMS também terá estas características adicionais: proporciona visibilidade em tempo real em todos os aspectos de sua logística, além de auxiliá-lo a reduzir custos, melhorar seu atendimento ao cliente e aumentar seus lucros. Ele pode se integrar com outros sistemas de tecnologia logística.

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Estratégias para maximizar a eficácia de um TMS

Um TMS pode ser uma ferramenta poderosa se usado corretamente. Aqui estão algumas estratégias para maximizar a eficácia de um TMS:

Escolha o TMS certo para seu negócio

Antes de escolher um TMS, você deve entender as necessidades de seu negócio. Considere os seguintes fatores: tamanho de seu negócio, sua indústria e o volume de pedidos processados a cada dia.

Encontre o fornecedor de TMS certo

Quando você tiver selecionado alguns fornecedores de TMS, é hora de escolher o parceiro certo. Considere o custo do TMS e o tipo de suporte que é fornecido.

Implementar o TMS corretamente

Para obter o máximo de benefícios de um TMS, você deve implementá-lo corretamente. Isto significa ter certeza de que sua equipe de TI está treinada para usá-lo.

Integração de um TMS com sistemas de TI existentes

Embora um TMS possa ser uma ferramenta poderosa, ele não é uma solução de tamanho único. Antes de implementar um TMS, você precisa ter certeza de que ele é compatível com seus sistemas de TI existentes. Se não for, é preciso mudar seu software para torná-lo compatível.

Aqui estão algumas maneiras de tornar um TMS compatível com seus sistemas de TI existentes:

Mude seus sistemas de TI existentes

Você pode precisar mudar seus sistemas existentes, como seu WMS ou ERP. Isto pode ser caro, mas necessário, dependendo do tipo de TMS que deseja implementar.

Analisando os dados do TMS para melhorar o desempenho

Uma das melhores maneiras de melhorar seu desempenho através de um TMS é analisar os dados. Você deve verificá-los regularmente para identificar as áreas a serem melhoradas.

Dessa maneira, encontre os melhores métodos de rota e transporte para reduzir custos e melhorar os lucros. Além disso, identifique os melhores horários e certifique-se de entregar as mercadorias na hora certa para maximizar a satisfação do cliente.

Revise as pesquisas de satisfação do cliente para analisar o que os clientes gostam e não gostam de seus serviços. Também utilize dados para identificar áreas para melhorias e fazer mudanças conforme necessário.

Por fim, certifique-se de revisar os dados regularmente para ter certeza de que você implementou mudanças.

Melhores práticas para o uso de um TMS

Para obter o máximo de um TMS, siga estas práticas:

Comunique-se com sua equipe de logística

Certifique-se de que a equipe de logística esteja ciente de todas as mudanças. Isto ajudará a evitar qualquer confusão e tornará mais fácil a realização de mudanças.

Use o TMS em todo seu potencial

Certifique-se de que todos os membros da equipe saibam como usar o TMS em todo seu potencial. Isto ajudará a economizar tempo e a melhorar sua eficiência geral.

Envolva-se com o TMS

Certifique-se de que todos que trabalham com o TMS estejam ativamente envolvidos com ele. Isto garantirá o uso do TMS segundo as diretrizes.

Implemente um TMS de forma estratégica

Assegure-se em implementar o TMS de forma estratégica. Não tente implantar tudo de uma só vez. Ao invés disso, realize o procedimento peça por peça.

Custo de implementação de um TMS

O custo de implementação de um TMS pode variar muito, dependendo do tipo de TMS que você escolher e do tamanho de seu negócio. A determinação do custo de um TMS é um desafio, pois há muitas variáveis, incluindo o tipo de TMS e o fornecedor escolhido, o tamanho de seu negócio e a quantidade de personalização desejada.

Entretanto, há algumas maneiras de cortar custos, tais como escolher um TMS de preço mais baixo ou implementá-lo em etapas.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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