6 passos para acabar com o abandono de carrinho

Você sabia que a taxa média global de abandonos de carrinho em lojas virtuais é de quase 80%? Esse dado é de um estudo da Barilliance, realizado desde 2006 e atualizado em 2020. A seguir, confira 6 passos para acabar com os abandonos de carrinho no seu e-commerce e vender mais!

Entenda quais são os motivos que levam ao abandono de carrinho

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O primeiro passo para resolver qualquer problema é fazer um diagnóstico preciso. Nesse caso, é fundamental entender quais são os principais fatores que provocam o abandono de carrinho na sua loja virtual. Você pode partir das causas mais gerais, observadas em boa parte dos e-commerces:

– Valor de frete muito alto;

– Prazo de entrega mais longo do que o desejado;

– Processo de checkout muito longo;

– Mudança no custo ou em alguma característica do produto que só aparece na hora de finalizar a compra;

– Sentimento de insegurança com o produto ou com o site.

Procure identificar quais desses elementos estão presentes na jornada do seu consumidor. Você pode até fazer uma pesquisa com alguns clientes para entender melhor. Pergunte se eles já abandonaram o carrinho na sua loja virtual em algum momento e o porquê.

Entendendo a causa, será mais fácil atuar na solução.

Ofereça fretes mais atrativos

Um levantamento da Moonsend apontou que o valor alto do frete é responsável por cerca de 60% dos episódios de abandonos de carrinho.

Logo, um dos passos mais importantes para contornar esse problema é oferecer fretes mais atrativos. Como fazer isso? Atuando em diversas frentes:

– Estabeleça parcerias com várias transportadoras. Assim, dependendo da localização do cliente, é possível deixar a entrega a cargo do parceiro que consegue oferecer o valor mais baixo;

– Negocie com as transportadoras parceiras;

– Reduza o tamanho das embalagens, já que isso implica no valor da entrega;

– Certifique-se de que os dados de peso e dimensões dos produtos estão cadastrados corretamente;

– Conte com um serviço de fulfillment;

– Ofereça a opção de retirada do produto em uma loja física ou darkstore;

– Conte com a tecnologia a seu favor. Tenha soluções de gestão de frete que proporcionem cálculos rápidos e precisos que comparem diversas tabelas e ofereçam as melhores opções para o seu cliente na hora da compra.

Todas essas medidas são úteis para reduzir o valor do frete repassado ao cliente, sem que a empresa precise arcar com o custo disso.

Invista em entregas mais rápidas

Alguns consumidores não se importam tanto com o valor do frete. A sua maior prioridade é receber o produto rapidamente. Nesse caso, um prazo de entrega muito longo pode ser o fator que irá motivar o abandono de carrinho. Aliás, para boa parte dos clientes, a entrega rápida não é mais um “plus”, está dentro dos requisitos mínimos esperados.

As entregas rápidas são um diferencial cada vez mais importante para conquistar o cliente. E as dicas citadas no tópico anterior também podem ajudar a proporcionar essa experiência.

Fique de olho na jornada de compra

jornada de compra online é a trajetória que o seu cliente percorre desde a descoberta de uma demanda até a aquisição do produto.

Ao identificar quais são todas as etapas que a compõem, a sua empresa vai conseguir abordar o consumidor corretamente em cada uma delas. Por consequência, isso pode evitar o abandono de carrinho.

Por exemplo: o cliente colocou o produto no carrinho e está na etapa da jornada de finalizar o pagamento. Porém, ele acabou percebendo um valor diferente daquele que tinha visto no anúncio. Nesse momento, se não houver um suporte eficiente dentro do e-commerce para solucionar o problema que surgiu, a chance de abandono de carrinho é bastante grande.

Priorizar uma jornada de compra satisfatória também é investir em recursos para que o cliente possa visualizar o produto com a maior riqueza de detalhes possível. Seja pelo uso de fotos de alta qualidade, vídeos, realidade aumentada. Esse é um ponto que deixa o comprador mais seguro para concluir a sua aquisição.

Ofereça uma experiência humanizada e personalizada

No comércio virtual, naturalmente, a proximidade entre empresa e cliente tende a se perder. E quando isso acontece, “não custa nada” para o consumidor abandonar o carrinho. Afinal, ele não tem qualquer vínculo com aquele e-commerce. Não está na expectativa de ter uma experiência realmente diferenciada a partir do momento em que fechar a sua compra.

Por isso, a humanização e a personalização são fundamentais. Utilize as ferramentas que você tem ao seu dispor para se conectar com o seu cliente. Assim, todo o processo de compra vai ter um significado maior. Consequentemente, um desejo por parte do consumidor de levá-lo até o fim.

Melhore a sua comunicação com o cliente

É bastante comum “perder” clientes ao longo do processo pela falta de uma comunicação clara. Para resolver isso, existem algumas estratégias que podem ser adotadas:

– Quando o cliente tentar fechar a página abandonando o carrinho, coloque um pop-up para avisá-lo de que ele vai perder os produtos. Muitos não sabem, voltam depois, encontram o carrinho vazio e desistem de fazer a compra;

– Quando houver abandono de carrinho, envie um e-mail gentil para esse consumidor. Inclusive, nessa mensagem, você pode até fazer uma espécie de “enquete” para tentar entender o porquê ele não concluiu a compra;

– Sugira produtos similares aos que o cliente chegou a colocar no carrinho;

Invista em remarketing, estratégia que consiste em exibir anúncios dos produtos que foram colocados no carrinho.

Tudo isso ajuda o e-commerce a se comunicar com o consumidor de uma forma mais direcionada e aumentar a conversão.

Diminuir os abandonos de carrinho é um desafio para grande parte dos varejistas. Mas seguindo esses passos, você certamente já poderá colher bons resultados. Se você mantiver o consumidor no centro da sua estratégia, é meio caminho andado para que as compras sejam finalizadas com sucesso!

A UX Solutions ajuda o seu e-commerce a melhorar a conversão: com as nossas soluções, você vai oferecer condições de frete mais atrativas e, assim, eliminar um dos principais vilões do abandono de carrinho. Conheça as nossas ferramentas!

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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