O e-commerce brasileiro está vivendo um momento promissor. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o setor pode fechar o ano de 2022 com uma receita líquida de R$ 165 bilhões.
Porém, para melhorar suas vendas, não basta que as condições estejam favoráveis. Um dos aspectos que precisa estar muito bem alinhado é a logística. A seguir, saiba como melhorar as vendas do seu e-commerce com uma logística eficiente!
1 – Estruture o seu fluxo logístico
Essa é a base de tudo. O fluxo logístico é a sequência de todas as etapas, desde a fabricação até a entrega do produto para o cliente final. Quando ele está bem estruturado, a cadência entre as atividades é naturalmente favorável.
Por exemplo: a chegada de um novo lote expedido pelo fornecedor vai acontecer no momento exato em que aquela mercadoria precisava ser reposta no estoque. Assim, ela não vai ter entrado em falta, o que poderia frustrar o consumidor e fazer você perder uma oportunidade de venda. Mas também não vai ficar em excesso perdendo valor no estoque. Porque o fluxo logístico viabilizou a reposição dela no momento oportuno.
E isso vale para a relação entre todas as outras etapas. O fluxo bem estruturado e controlado traz diversos benefícios que impactam diretamente nas vendas:
- A propensão do cliente sempre encontrar a mercadoria que procura é maior. Isso vai evitar que ele tenha margem para buscar a concorrência;
- As entregas serão feitas dentro do prazo esperado;
- O índice de erros no envio da mercadoria diminui, evitando que a empresa perca um cliente em consequência desse tipo de falha.
2 – Proporcione alternativas que ofereçam agilidade ao cliente
Já falamos por aqui sobre como as entregas express têm transformado o setor logístico. A rapidez na entrega tem sido um fator determinante para o consumidor escolher onde vai fazer suas compras.
Nesse sentido, uma logística eficiente é aquela que se preocupa em aumentar essa agilidade. Isso pode acontecer de diversas formas:
- Implementando uma política de entrega express. Lembre-se de que, para isso, você vai precisar contar com boas transportadoras parceiras. E, mais que isso, ter a tecnologia necessária para monitorar todo o processo e assegurar que a promessa seja cumprida;
- Possibilitando que o cliente retire a sua encomenda em um ponto de entrega. Muitas empresas têm apostado nas dark stores para isso. Porém, nesse cenário, a disponibilização do produto nesse ponto precisa acontecer de forma rápida. O consumidor precisa ver uma vantagem em se deslocar para ter acesso à sua compra;
- Estabelecendo parcerias com logtechs para atender clientes que fazem questão dessa entrega rápida. Inclusive, normalmente, quem quer receber o produto no mesmo dia está disposto a pagar o valor dessa comodidade.
O mais importante é ter em mente que uma logística eficiente para melhorar as vendas é aquela centrada na necessidade e demanda do consumidor.
Houve um tempo em que o frete grátis reinava absoluto, especialmente no início dos e-commerces. Era isso que os clientes buscavam. Então, toda a operação logística tentava atender esse anseio. Atualmente, a agilidade tem se apresentado como fator preponderante. Portanto, ela precisa ser considerada.
Lembre-se: quando estiver pensando em uma estratégia para qualquer departamento do seu e-commerce, coloque sempre o consumidor no centro dela. Essa ideia parece óbvia, mas frequentemente é esquecida. E quando é colocada em prática, coloca a sua perspectiva no lugar certo!
3 – Defina uma política de frete estratégica
Acabamos de citar a questão do frete grátis como algo que já foi praticamente “obrigatório”.
Hoje em dia, ele continua sendo bastante atrativo, porém, vale fazer uma reflexão a respeito. Os custos logísticos têm aumentado. Mesmo diante disso, muitas empresas permanecem irredutíveis no propósito de manter o frete grátis, com receio de perder vendas caso abram mão dele. No entanto, para não serem impactadas por esse aumento do curso, precarizam as operações logísticas.
Qual o resultado do cenário descrito acima? Um alto índice de atrasos nas entregas, produtos que chegam avariados ao cliente final ou até errados, prazos de entrega longos, que desestimulam a compra.
Definir uma política de frete estratégia significa, ao invés de simplesmente liberar o frete grátis sem colocar na balança as consequências disso, pensar em:
- Requisitos pré-concebidos para que o cliente ganhe o frete. Por exemplo: um valor mínimo de compra ou mesmo uma campanha mais específica;
- Frete fixo para determinadas regiões;
- Estruturação de um programa de fidelidade em que o frete grátis ou de valor reduzido seja uma recompensa para o cliente fiel;
- Valorização da velocidade da entrega, para que o cliente veja um benefício claro em pagar pelo frete do seu produto.
4 – Padronize processos na recepção e expedição de produtos
As etapas de recepção e expedição são cruciais, porque podem evitar erros antes que o produto saia para a entrega. Por isso, soluções para padronizar os processos e aumentar a sua assertividade são muito bem-vindas.
Se for expedido o produto errado, quando ele chegar até o cliente, ele vai solicitar a troca ou devolução. Mas mais que isso: esse consumidor vai pensar duas vezes antes de comprar novamente com você.
Portanto, a ideia de melhorar a recepção e expedição para aumentar as vendas deve ser encarada como uma relação de médio e longo prazo. Afinal, muito embora essas etapas sejam executadas com base em vendas que já foram finalizadas, elas vão impactar nas taxas de recompra.
5 – Conte com a tecnologia para tornar a logística eficiente
Não existe a possibilidade de pensar em melhorar as vendas por meio de uma logística eficiente sem que a tecnologia seja uma das grandes protagonistas desse cenário. Por meio dela, os ganhos da sua empresa são inúmeros:
- Maior controle sobre todas as etapas do fluxo logístico;
- Monitoramento do produto;
- Contato facilitado com as duas pontas, ou seja, com o cliente e com a transportadora, para garantir o “Match” ideal;
- Coleta de dados que vão servir como embasamento para entender o que precisa ser melhorado para alcançar uma logística eficiente e como fazer isso.
Uma logística pensada estrategicamente e executada com recursos tecnológicos é a que tem o real potencial de melhorar as vendas. E ir além: posicionar a sua empresa no mercado competitivo.
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