8 Maneiras de evitar os atrasos na entrega

No Brasil, aproximadamente 30% das encomendas que são enviadas pelos Correios chegam com atraso. E dependendo do estado, esse percentual pode chegar a 50%!

Para o consumidor, esse é um dos principais fatores a desestimularem a compra online. Por isso, hoje, trouxemos 8 maneiras de evitar o atraso na entrega de encomendas.

Confira!

#1 Conheça e planeje o seu estoque

Você pode ter todas as tecnologias a seu favor: isso não será suficiente se a base não estiver bem construída. E o que isso significa? Conhecer e planejar adequadamente o estoque. Identificar quais produtos têm maior saída, por exemplo, é essencial para que a reposição acompanhe a demanda. Assim, quando o cliente fizer a compra, ele já vai estar disponível para separação e envio.

Se perceber que o atraso na entrega pode estar associado a problemas geográficos, pode fazer sentido investir no estoque descentralizado.

Esse planejamento também permite identificar o impacto da sazonalidade na demanda e se preparar para esses períodos específicos.

#2 Escolha transportadoras parceiras

A estatística apresentada no início deste texto mostra um problema de atraso na entrega de encomendas realizada pelos Correios. Por isso, uma das maneiras de evitar isso é não depender somente desse canal. É cada vez mais necessário estabelecer parcerias sólidas com diferentes transportadoras, que atendam à abrangência de atuação da sua empresa.

Em geral, as transportadoras são mais ágeis do que os Correios e flexíveis no que se trata de tamanho e peso das encomendas.

Mas atenção: a relação com esses fornecedores precisa ser muito bem gerenciada. Especialmente se você optar por trabalhar com vários deles. É necessário acompanhar de perto todas as etapas, atentar-se ao cálculo de fretes e a conciliação para ter indicadores definidos para determinar quais são as parcerias mais viáveis.

#3 Aposte na roteirização de entrega

A roteirização é uma das estratégias mais eficientes para evitar atraso na entrega de encomendas. Por meio dela, é possível planejar antecipadamente as rotas.

Assim, já são considerados fatores como distância, quantidade de paradas, trajetos mais seguros e outras variáveis que impactam na pontualidade da entrega.

#4 Repense o frete grátis indiscriminado

O frete grátis é realmente algo que o comprador leva em conta ao escolher onde vai comprar um produto. Por outro lado, sabemos que os custos logísticos têm aumentado. Será que vale a pena oferecer a entrega gratuita se o preço que o consumidor vai pagar por isso é um serviço de baixa qualidade, isto é, a entrega no recebimento do produto?

Não se preocupe, a sua empresa não será a primeira a repensar o frete grátis. Na verdade, essa estratégia já tem sido bastante questionada, especialmente quando não está vinculada a critérios.

Você pode pensar em manter a entrega sem custo para compras acima de um determinado valor, por exemplo. Além disso, sempre é bom lembrar que existem outras formas de tornar o seu frete atrativo. Oferecer prazos mais interessantes e cumpri-los, por exemplo, é uma ótima alternativa.

#5 Ofereça alternativas

Quanto maior o alcance do seu e-commerce, maior também é a necessidade de pensar em alternativas de entrega. Quando você começa atendendo apenas uma região específica e vai ganhando abrangência, é comum que o atraso na entrega de encomendas comece a acontecer com frequência.

Uma alternativa é abrir a possibilidade de que o cliente retire a sua encomenda diretamente em uma dark store. Outra opção é optar por entregas via motocicleta nos endereços mais próximos, pois o veículo traz agilidade.

A ideia principal dessa dica é: procure soluções que talvez não pareçam tão convencionais. Elas podem transformar a sua empresa em um case de sucesso!

#6 Reveja a qualidade das suas embalagens

Você já levantou o dado de quantas entregas atrasam porque a embalagem da mercadoria foi avariada em algum momento? Se a resposta for não, pode valer a pena identificar esse número. Talvez, você se surpreenda ao descobrir que uma parte do problema, na realidade, não está ligada à entrega propriamente dita.

Embalagens muito frágeis são danificadas com facilidade. Quando isso acontece, é possível que o produto precise voltar algumas etapas para que ela seja substituída. Consequentemente, o cumprimento do prazo de entrega poderá ser prejudicado.

Também existe a possibilidade de essa embalagem avariada chegar até a casa do cliente. E mesmo que ainda esteja dentro do prazo, ele pode se recusar a receber ou solicitar a troca. Isto é: até que ele tenha em mãos o produto nas condições adequadas, o prazo também já vai ter passado.

Por isso, é muito importante pensar em embalagens que resistam a todas as etapas logísticas. Se isso lhe parece um custo alto, imagine o quanto uma boa embalagem pode poupar de recursos, ao considerar os cenários descritos acima.

#7 Identifique em qual etapa logística estão os gargalos por trás dos atrasos

Essa é uma medida fundamental para evitar atraso na entrega de mercadorias. Você só vai saber qual dessas soluções citadas até aqui é mais viável se tiver clareza acerca de onde está o problema.

As hipóteses são inúmeras, para citar algumas:

  • Falta de planejamento de estoque;
  • Falta de processos padronizados na separação e expedição;
  • Fragilidade das embalagens;
  • Falta de cumprimento do acordo por parte da transportadora.

Se você souber onde está a raiz do atraso, vai chegar a uma solução mais assertiva.

#8 A tecnologia para evitar atraso na entrega de encomendas

Por fim, faça da tecnologia a sua grande aliada para evitar os atrasos. O Fusion é uma solução da UX Solutions que tem como objetivo melhorar a performance de todas as etapas da cadeia de entrega.

Por meio desse sistema, a empresa consegue fazer a simulação, cálculo e conciliação de frete, além do rastreamento da mercadoria. Isso traz as condições necessárias para prevenir atrasos ou identificá-los antes mesmo que se concretizem.

A tecnologia auxilia o gestor a ter mais controle sobre todo o processo do pedido, independentemente da transportadora utilizada. Consequentemente, as chances de cumprir os prazos estabelecidos com o cliente são mais promissoras.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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