Baseada na inovação tecnológica, a logística 4.0 ganha cada vez mais relevância na cena mundial. Porém, um dilema comum entre os empreendedores está em como adequar os centros de distribuição a essa nova tendência que não será passageira. Se você também não sabe ao certo como proceder sobre isso, está no lugar certo. Hoje, vamos falar sobre como adequar um centro de distribuição à logística 4.0.
O que é a logística 4.0?
A logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional e já conhecida por todos. Ela tem como principal pilar a tecnologia. Isso quer dizer que explora as ferramentas tecnológicas para tornar as operações logísticas mais eficientes e otimizar os recursos envolvidos nelas.
É bastante marcada pela inteligência de dados e por sistemas que integram informações de diferentes atividades do setor, permitindo uma gestão focada no todo.
Como adequar o centro de distribuição à logística 4.0?
O centro de distribuição é o epicentro das operações logísticas. Por isso, se ele não for adequado a essa perspectiva mais tecnológica, na prática, o conceito da logística 4.0 não vai funcionar. Pelo menos não de acordo com o esperado.
Veja a seguir como adequar o CD a essa evolução do setor logístico.
Gestão de estoque otimizada
A gestão de estoque é uma das operações logísticas mais importantes que acontecem dentro de um centro de distribuição. Logo, no processo de implementar a logística 4.0, a forma como ela é conduzida precisa ser diferente. As tecnologias aplicadas nesse campo têm diversas atribuições:
- Dar suporte na etapa de separação dos pedidos;
- Agilizar a conferência de itens;
- Agilizar procedimentos de inventário;
- Registrar os recebimentos com mais precisão e garantir que eles sejam inseridos no banco de dados imediatamente;
- Aumentar a produtividade.
Um dos maiores ganhos da tecnologia no centro de distribuição é a atualização instantânea e automática das movimentações do estoque. Isso garante que as reposições aconteçam dentro do tempo certo. Evita que um produto seja vendido sem estar disponível, além de aumentar as chances de que o cliente sempre encontre o que procura.
Layouts inteligentes
Também faz parte de um centro de distribuição adequado à logística 4.0 a inteligência do layout. É necessário que esse espaço físico seja organizado de acordo com os fluxos lógicos das operações. Isso ajuda a criar condições para um trabalho mais produtivo.
Automação
Diversas atividades que, antes, dependiam de esforço humano, hoje, podem ser automatizadas. Além de aumentar a produtividade, a automação permite que os profissionais que atuam no centro de distribuição mantenham o foco em funções mais estratégias. Além disso, viabilizam tarefas que, anteriormente, talvez nem fossem possíveis.
Entre os exemplos de automação no centro de distribuição, podemos citar:
- Sistemas de armazenamento e recuperação automatizados;
- Veículos industriais automatizados para transporte de material dentro do CD;
- Elevadores verticais.
- Empilhadeiras;
- Leitores de códigos de barra para identificação do produto embalado.
- Todos esses equipamentos e tecnologias trazem mais agilidade para os processos e, em muitos casos, preservam o colaborador de se expor a uma situação de risco.
Picking automático
O processo de separar e preparar os pedidos, conhecido como Picking, também tem ganhos com a adequação do CD à logística 4.0! A automatização do Picking se baseia em sistemas que abrangem todas as etapas de separação e preparação.
Diferentemente do que acontece quando esse trabalho é realizado apenas manualmente, a automatização traz muito mais agilidade. Além de reduzir as chances de que a mercadoria errada seja separada para ser enviada para um cliente. O reflexo imediato desses dois benefícios é uma entrega mais rápida e assertiva. Tudo volta para o ponto central: o aumento da satisfação do consumidor!
Veículos autônomos
Veículos que não necessitam de motorista para movimentar mercadorias dentro do centro de distribuição já são uma realidade, ainda que distante. Afinal, o custo envolvido é alto, tanto para investir nesse tipo de veículo quanto para adaptar o funcionamento dos CDs. Mas é importante ficar de olho na tendência.
Graças ao machine Learning, além de tecnologia de câmeras e sensores, tornou-se possível configurar robôs que fazem uma leitura do ambiente. A partir disso, processam as imagens capturadas e usam isso para se locomover de forma autônoma.
Além de trazer eficiência para as atividades de armazenagem, esses veículos também agregam valor no quesito segurança. Isso porque são projetados para identificarem obstáculos e desviarem deles.
Você sabia que os acidentes com empilhadeiras respondem por uma a cada seis mortes no trabalho? Quando esse tipo de veículo começar a se tornar mais popular nos centros de distribuição, podemos ter resultados, inclusive, na segurança do trabalho.
Basicamente, a chamada Distribuição 4.0 – centros de distribuição adaptados à logística 4.0 – se baseia na automatização das rotinas diárias. Isso acontece por meio da Internet das Coisas, softwares, aplicativos e outras tecnologias desenvolvidas com essa finalidade.
A ideia central é tornar os centros de distribuição mais inteligentes, seja recebendo a mercadoria por coletores de dados ou pela utilização de etiquetas em RFID. Os sistemas de monitoramento possibilitam a virtualização do armazém e a coleta de dados relacionados a todas as operações que acontecem nele. Assim, o gestor pode investir em estratégias de melhoria contínua.
Embora essa adaptação do centro de distribuição para a logística 4.0 pareça representar um grande custo para a empresa, é necessário pensar a longo prazo. Se, hoje, o investimento em tecnologia ainda faz com que um empreendimento se destaque, num futuro próximo, sem ela, nenhum negócio vai sobreviver. Essas mudanças podem – e devem – acontecer de forma gradativa. O importante é estar atento aos avanços tecnológicos que impactam no setor.
A competitividade aumenta dia após dia e o seu e-commerce só vai conseguir se manter relevante se tiver todas as ferramentas necessárias para ampliar a sua eficiência.
Também vale fazer um alerta sobre como essa adaptação nos centros de distribuição vai mudar as demandas profissionais. A tecnologia vai influenciar significativamente as profissões da área logística no futuro. Aliás, isso já está acontecendo. As empresas precisam de colaboradores que saibam como coordenar essas ferramentas tecnológicas em prol dos melhores resultados.
A UX Fulfillment é a vertical da UX Group que se dedica especialmente aos centros de distribuição, com soluções já adaptadas à logística 4.0! Também oferece uma consultoria para ajudar você a fazer as adequações ao CD da sua empresa!
Para saber mais sobre todas essas ferramentas, entre em contato conosco.