Gamificação nos centros de distribuição

A gamificação é uma tendência absoluta. De acordo com uma pesquisa da Precedence Research, esse mercado deve crescer 28% ao ano até 2030.

Ela está invadindo todos os segmentos e com a logística não vai ser diferente. A seguir, descubra quais as vantagens da gamificação nos centros de distribuição.

O que é gamificação?

A gamificação consiste na aplicação de estratégias dos jogos em atividades do dia a dia. É a integração da linguagem dos games a outros segmentos, com o intuito de elevar o engajamento dos participantes envolvidos.

Ela tem sido bastante utilizada no contexto do trabalho, em diversos segmentos. A ideia de superar obstáculos, avançar de fase, somar pontos e “derrotar o chefão” torna o trabalho mais lúdico. Consequentemente, as atividades também acabam ficando mais “leves”.

Os colaboradores se engajam, se dedicam ao cumprimento das metas e tendem a se sentir mais satisfeitos com a rotina de trabalho.

Vantagens da gamificação nos centros de distribuição

Existem muitas maneiras de aplicar a estratégia da gamificação nos centros de distribuição:

  • Um jogo em que os colaboradores somam pontos ao cumprirem as normas de segurança do trabalho;
  • Uma premiação coletiva para a equipe que atingir uma meta de redução de atraso nas entregas;
  • Competição entre os colaboradores na qual está em jogo seu desempenho no picking manual.

Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades a explorar são infinitas! Entre as vantagens de trazer a gamificação para os centros de distribuição, estão:

Aumento da produtividade

O centro de distribuição, enquanto ambiente de trabalho, exige altos níveis de produtividade. A dinâmica de um armazém é muito movimentada. São centenas de mercadorias chegando, pedidos sendo separados, expedidos… Manter a agilidade é vital para que o pedido chegue até o cliente sem atrasos e isso implica em pouco tempo para execução de cada tarefa.

Por meio das estratégias de gamificação, a empresa consegue potencializar essa produtividade tão necessária. Inclusive, existem números que comprovam que isso é possível. Um levantamento mostrou que a aplicação da gamificação pode elevar a produtividade em 90%!

O senso de competição é algo próprio do ser humano. Transcende o aspecto consciente e impulsiona as pessoas a buscarem ser melhores do que as outras e do que si mesmas. Ao aplicar a gamificação nos centros de distribuição, você está usando uma característica intrínseca de cada indivíduo a favor do desenvolvimento dos negócios.

Manutenção do engajamento dos colaboradores

Todo gestor sabe que manter os colaboradores engajados é um verdadeiro desafio. Na área logística, essa missão pode ser ainda mais difícil. Muitas atividades são bastante operacionais e repetitivas. É natural que, depois de um tempo repetindo os mesmos processos, a motivação do trabalhador diminua.

Ao se sentir menos motivado, ele consequentemente vai se dedicar menos às suas tarefas. Isso não implica somente na redução da produtividade, mas até no aumento do índice de erros. O colaborador se permite não se concentrar naquela atividade, por já realizá-la há muito tempo.

Com a gamificação nos centros de distribuição, existe uma competição em jogo. Isso traz um novo gás para ajudar a equipe a recuperar essa motivação e se tornar mais engajada. Vai haver mais uma razão para se concentrar no trabalho que está sendo desenvolvido e isso certamente implicará nos resultados.

Retenção de talentos

A gamificação nos centros de distribuição também é uma excelente estratégia de retenção de talentos. Essa vantagem deriva da anterior: colaboradores mais motivados tendem a permanecer na empresa por mais tempo.

Aliás, a qualidade do trabalho tem sido um fator prioritário para os profissionais. Receber um salário satisfatório já não basta. As pessoas estão conscientes de que passam muito tempo trabalhando. Portanto, esse precisa ser um tempo de qualidade.

Como a gamificação traz um aspecto mais lúdico e torna o trabalho prazeroso, ela contribui muito para fortalecer essa percepção por parte do colaborador.

Fomento da colaboração entre diferentes setores

Você sente dificuldades em integrar os diferentes departamentos que atuam na logística? Uma solução para isso pode ser justamente pensar em um jogo que exija essa sinergia. Um cenário em que as equipes precisem trabalhar juntas para conseguir alcançar o resultado desejado.

Nesse sentido, a gamificação também é uma ótima estratégia para desenvolver o trabalho em equipe.

Identificação das habilidades individuais

Dentro de um contexto de gamificação, o colaborador vai dar tudo de si para atingir a meta. Nesse percurso, as habilidades que ele tem certamente vão vir à tona. Ele vai transcender as suas obrigações, não vai se limitar a fazer apenas o que tem que ser feito, porque sabe que quanto maior a dedicação, maiores as chances de vencer.

O gestor vai começar a identificar essas habilidades individuais e, a partir delas, pode estruturar um plano de carreira mais estimulante.

Como aplicar a gamificação nos centros de distribuição?

Para colocar tudo isso em prática, observe algumas orientações:

Defina um objetivo

Dificilmente você vai conseguir “gamificar” tudo ao mesmo tempo. Então, defina os seus objetivos para saber exatamente em qual atividade ou etapa faz mais sentido colocar essa estratégia em prática. Gradativamente, você pode ir expandindo a gamificação, mas sempre seguindo uma ordem de prioridade.

Estabeleça indicadores

É importante ter KPIs definidos. Qual resultado exatamente você espera que a gamificação traga? Assim, será possível mensurar a assertividade dessa estratégia e fazer os ajustes necessários.

Tenha regras claras

Qualquer jogo só funciona se as regras forem claras e transparentes. De preferência, garanta que os colaboradores possam acessá-las a qualquer momento.

Se houver qualquer indício de injustiça ou favorecimento, o efeito obtido será o contrário do esperado, isto é, os colaboradores vão se sentir desmotivados.

Inclusive, ao definir essas regras, é interessante estruturar o jogo em fases. Como os bons e velhos jogos de videogames! Assim, devem existir requisitos claros para que o “jogador” avance de uma fase para outra.

Premie os vencedores

Por mais simbólico que seja o prêmio, ele precisa existir. Ainda que a gamificação seja mais sobre competir e vencer desafios, saber que existe algum tipo de recompensa para os vencedores sempre é um incentivo a mais! A inovação não deve ser focada apenas no público externo. Buscar novas estratégias que melhorem o engajamento do seu time também repercute nos resultados da sua empresa! Que tal aproveitar para saber mais sobre outras tendências do mercado tecnológico que podem ser aplicadas no seu e-commerce? Leia aqui!

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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