4 tipos de entregas e como eles fazem parte do seu negócio

O transporte de produtos é uma das principais partes da logística. Afinal, o grande objetivo dessa área é garantir que a mercadoria seja direcionada do fabricante até o consumidor final. Nesse sentido, existem quatro tipos de entrega diferentes que a sua empresa deve observar.

Saiba quais são e confira maiores detalhes a respeito deles.

Last Mile:

O conceito de last mile na logística se popularizou muito nos últimos anos. O termo pode ser traduzido como “última milha” e corresponde à etapa final do fluxo, em que a encomenda chega às mãos do consumidor final.

É considerada por muitos especialistas como o trecho logístico mais importante e mais desafiador. Afinal, é o momento em que o consumidor está rastreando a sua mercadoria em tempo real, enquanto ela é direcionada do centro de distribuição para a casa dele.

Entre todas as etapas logísticas, a last mile é a que tem maior potencial de impactar na satisfação do consumidor.

E um dos perfis de entrega da UX Delivery é justamente esse. Possibilita a entrega ao cliente em até 24 horas. Esse frete rápido já é um dos principais fatores que as pessoas consideram antes de comprar online. Portanto, ao oferecer essa alternativa, seu e-commerce melhora a experiência do consumidor.

Além disso, o atraso na entrega continua sendo um dos principais elementos que desmotivam as pessoas a comprarem online.

O perfil last mile da UX Delivery permite o acompanhamento em tempo real, aplica-se tanto para produtos leves quanto pesados. Também inclui a roteirização de entrega com cubagem.

Se você acredita que pode fidelizar seus clientes já existentes e conquistar novos consumidores a partir da eficiência na last mile, essa é a solução!

Logística reversa ou entrega reversa

Estudos apontam que cerca de 30% dos produtos comprados online são devolvidos. Se a gestão do recolhimento dessa mercadoria não for bem planejada e executada, pode gerar grandes prejuízos para o e-commerce.

Por isso, é fundamental que os comércios eletrônicos adotem soluções eficientes de logística reversa, observando os seguintes pontos:

  • Agilidade na retirada da mercadoria na casa do consumidor;
  • Levantamento de dados sobre os motivos pelos quais a devolução acontece, para atuar de forma preventiva;
  • Atualização de status para ser acompanhada pelo cliente;
  • Planejamento com a transportadora do melhor fluxo para evitar desperdício de recursos.

A logística reversa é mais um dos serviços da UX Delivery. Essa solução permite o controle da retirada do produto no endereço do consumidor para sua devolução ao centro de distribuição. Entre as funcionalidades desse sistema estão:

  • Retirada agendada com o cliente para evitar que a transportadora chegue ao local e não consiga retirar a mercadoria;
  • Retirada em até um dia útil para São Paulo;
  • 100% de atualização de status.

Ressalte-se que muitos e-commerces ainda têm a percepção de que o trabalho logístico se encerra na entrega do produto ao consumidor final. Ao ignorar a importância da logística reversa e não executá-la adequadamente, ficam sujeitos a uma série de consequências negativas:

  • Mau uso de recursos;
  • Insatisfação do consumidor;
  • Aumento a taxa de devolução pela falta de medidas preventivas.

First Mile

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Caminhão saindo de um centro de distribuição

Embora muito se fale sobre a importância da last mile, a first mile também causa impacto significativo na eficiência da operação.

A primeira milha corresponde à etapa inicial do processo de entrega de uma mercadoria. Nela, o produto vai do fabricante para o centro de distribuição. E justamente por ser a primeira fase desse fluxo, qualquer falha que ocorrer nela invariavelmente vai impactar nas seguintes.

Nos marketplaces, que estão crescendo no Brasil, a first mile também é essencial. Nesse contexto, ela compreende a retirada da encomenda no seller e seu direcionamento para o centro de distribuição. Quando a plataforma de marketplace assume funções logísticas, precisa ter cuidado redobrado com essa etapa.

Ou seja, problemas na gestão de first mile também vão repercutir na satisfação do consumidor. E a falta de tecnologia nesse processo ainda é um dos seus maiores desafios.

É por isso que a solução de first mile da UX Delivery é mais uma ferramenta a favor do seu negócio. Ela conta com as seguintes funcionalidades:

  • Coleta da mercadoria no fabricante ou seller e envio dela para o centro de distribuição;
  • Aplicativo para que o e-commerce possa acompanhar esse trânsito em tempo real;
  • Integração entre diferentes centros de distribuição a fim de aumentar a eficiência do processo;
  • Otimização do transporte por roteirização.

Ao adotar uma solução focada na primeira milha, o fluxo logístico já se inicia de forma estruturada e com muito mais probabilidade de ocorrer a contento.

Transferência

Por fim, também trabalhamos com o perfil de transferência. Nesse sistema, o intuito é gerenciar o transporte de mercadorias entre diferentes bases de distribuição. Esse é um procedimento essencial para otimizar o controle do estoque e assegurar que os clientes tenham à disposição o produto que desejam.

A transferência ajuda a garantir que a entrega para o cliente aconteça de forma mais rápida e eficaz.

O sistema da UX Delivery desenvolvido com essa finalidade tem abrangência a nível nacional, atende produtos leves e pesados e inclui o serviço de cabotagem, ou seja, a transferência de carga entre diferentes portos.

Ao atuar nessas quatro frentes, com soluções altamente tecnológicas, a UX Delivery acredita no seu papel de contribuir com a eficiência logística do seu e-commerce. Afinal, essa atividade é uma das mais importantes para que o seu empreendimento consolide o posicionamento de mercado e atinja novos patamares.

Quando se fala de compra online, não existe qualidade de produto e nem de atendimento que seja capaz de justificar uma entrega ineficiente. O consumidor quer receber sua mercadoria de forma rápida, assertiva e por um preço justo. E você só consegue proporcionar tudo isso se contar com as ferramentas adequadas.Por isso, convidamos você a conhecer de forma mais detalhada nossos serviços de last mile, logística reversa, first mile e transferência.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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