O e-commerce tem crescido cada vez mais no Brasil. Segundo o índice MCC-ENET, da Neotrust, no primeiro trimestre deste ano, o comércio eletrônico teve alta de mais de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso quer dizer que o setor tem se tornado mais competitivo a cada dia que passa. Nesse cenário, a adequação às tendências do mercado tecnológico é essencial. Saiba porquê!
Manter a competitividade do negócio
O dado que trouxemos acima mostra como o segmento do comércio eletrônico tem crescido no Brasil. Necessariamente, isso significa que existem mais players dentro desse mercado. Logo, é necessário se manter relevante dentro de um cenário cada vez mais competitivo e concorrido.
Esse é o primeiro motivo pelo qual todo e-commerce precisa se adequar às tendências tecnológicas.
Os novos negócios já são concebidos dentro dessas tendências. Isso faz com que, muitas vezes, eles se apresentem ao público de forma mais atrativa. Consequentemente, aqueles empreendimentos que já existem precisam se adaptar para ficarem à mesma altura.
Vamos a um exemplo prático para facilitar o entendimento. Um e-commerce desenvolvido hoje, certamente já vai entrar no ar com a função de assistente virtual. Mais que isso: um bot altamente eficiente, programado para responder a milhares de perguntas e para conduzir uma interação extremamente humanizada com o cliente.
Por outro lado, um comércio eletrônico que foi criado há cinco anos, talvez não tivesse essa função. Ou, se tivesse, ela possivelmente seria muito mecânica, sem permitir uma interação mais fluida.
Comparando esses dois e-commerces do exemplo, qual deles oferece uma experiência de compra mais vantajosa para o cliente? Certamente o primeiro, que consegue dar o melhor suporte ao consumidor.
Se o segundo e-commerce não se atualizar a essa tecnologia dos bots mais humanizados, ele já está perdendo espaço para os demais.
Ironicamente, é preciso mudar (no sentido de se atualizar) para manter um espaço significativo no mercado.
Expandir as oportunidades de vendas
A tendência natural é que qualquer negócio comece pequeno e vá alcançando mais espaço pouco a pouco. Em um e-commerce que foi lançado hoje, por exemplo, provavelmente o empreendedor consegue controlar manualmente todas as operações logísticas envolvidas no recebimento e entrega do produto.
Porém, essa prática limita as oportunidades. Enquanto estiver dependendo de planilhas e desse controle manual, o empreendedor não vai conseguir aumentar exponencialmente suas vendas. E, se aumentar, provavelmente vai começar a cometer falhas nessas entregas, o que pode desgastar a imagem do seu negócio.
Uma das tendências do mercado tecnológico para e-commerces são os sistemas desenvolvidos para fazer a gestão de fretes. Por meio desse tipo de software, é possível comparar os preços e condições de diferentes transportadoras, fazer a conciliação de frete, o rastreamento da mercadoria, entre outras funções.
Quando a empresa adota uma solução como essa, que automatiza e agiliza todo o controle de frete, por exemplo, ela consegue expandir. Afinal, torna-se capaz de atender um alto volume de demanda com a mesma eficiência.
Melhorar a produtividade
Já falamos por aqui, mas não custa repetir: tempo é dinheiro!
Os e-commerces que conseguem aumentar a sua eficiência, ou pelo menos mantê-la, diminuindo os recursos necessários para isso, saem na frente.
As tendências do mercado tecnológico vêm justamente nesse sentido. Quando se adota sistemas automatizados de gestão para os diferentes fluxos do e-commerce, veja o que acontece:
– Reduz a necessidade de mão de obra na realização dessas atividades;
– Reduz o índice de erros e os custos advindos deles;
– Otimiza o tempo de trabalho da equipe;
– Permite que os profissionais deixem de executar trabalhos operacionais para se concentrar em funções mais estratégicas.
A tecnologia, quando bem implementada, é um investimento com retorno certo. Torna as empresas mais produtivas e lucrativas.
Melhorar a experiência do cliente
Cada vez mais se reconhece a importância de colocar o cliente no centro da estratégia. Afinal, a experência que ele tem com o seu negócio é o que vai fazer com que ele compre novamente ou procure a concorrência.
E de que forma as inovações do mercado tecnológico trazem uma melhora nesse sentido?
– Possibilitam fretes mais rápidos e com condições atrativas para o consumidor;
– Reduzem falhas como: atrasos na entrega ou entrega da mercadoria errada;
– Permitem que o cliente possa rastrear a sua compra em todas as etapas, sentindo-se mais seguro ao longo do processo;
– Viabilizam recomendações assertivas de produtos com base no histórico de compras;
– Permitem ao consumidor ver o produto em riqueza de detalhes mesmo comprando online. É o caso da realidade aumentada, por exemplo;
– Aperfeiçoam o atendimento ao cliente. Uma vez que não existe contato presencial, o aprimoramento dessa interação entre o consumidor e o lojista, via plataformas, é imprescindível para um bom relacionamento.
O e-commerce precisa se manter atento às inovações tecnológicas capazes de melhorar a experiência do consumidor. Porque é isso que vai impactar de forma mais direta na conquista e fidelização de clientes.
Mensurar indicadores e melhorar a estratégia constantemente
Uma das maiores tendências do mercado tecnológico são as ferramentas que permitem a captação de dados. Hoje em dia, o gestor do e-commerce consegue extrair informações palpáveis sobre tudo:
– Quantas pessoas acessam o site;
– Quantas colocam o produto no carrinho e não finalizam a compra;
– Quais as características das pessoas que compram mais;
– Quais as características das pessoas que compram determinado produto;
– Qual transportadora ofereceu as melhores condições de frete ao longo do tempo;
– Qual transportadora mais teve discrepância entre o valor combinado e o efetivamente faturado.
Todos esses dados não são apenas coletados, mas organizados com mais facilidade graças a softwares específicos. Consequentemente, o gestor consegue visualizar onde sua estratégia precisa ser aprimorada e fazer isso com base em informação palpável.
E-commerces que não se atentam às tendências do mercado tecnológico estão fadados a perderem espaço.
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