O metaverso como aliado do e-commerce.

O metaverso é uma das inovações tecnológicas mais recentes apresentadas. E tal realidade está mais próxima do que parece.

Um levantamento da Bloomberg Intelligence estimou que, até 2024, esse mercado deverá atingir um valor surpreendente de US$ 800 bilhões.

Você já parou para pensar em como o metaverso será útil para o e-commerce? É sobre isso que vamos falar hoje!

O que é o metaverso?

Para quem não estava muito atento às notícias tecnológicas dos últimos meses, vamos começar pelo básico. O metaverso é um grande mundo virtual que busca replicar a realidade. Trata-se de uma realidade virtual ainda mais imersiva e interativa do que temos visto até agora.

As pessoas vão participar desse universo virtual por meio de avatares. Como se fosse uma evolução de jogos que simulam a realidade, como o The Sims. E com esses avatares, será possível se reunir com outras pessoas, fazer reuniões e até consumir produtos e serviços.

Basta colocar um óculos de realidade virtual e pronto, você estará inserido nesse novo mundo.

Atualmente, já temos alguns jogos que exploram esse conceito. Além disso, também já existem plataformas que estão bem avançadas na construção do metaverso, por isso a previsão é de que ele evolua rapidamente nos próximos anos e chegue a um patamar de giro econômico dentro dessa nova realidade muito alto.

Como o metaverso será útil para o e-commerce?

Mas o que o comércio eletrônico tem a ver com tudo isso? Muito mais do que você imagina!

O metaverso, falando de forma bem superficial, vai potencializar todas as experiências virtuais que já existem. O princípio do e-commerce é vender online, logo, ele já está muito alinhado ao conceito desse novo universo digital.

Empreendedores que tiverem visão poderão lucrar ainda mais com seus comércios eletrônicos dentro do metaverso. Sabe como?

Lojas virtuais dentro do metaverso

A ideia é que as pessoas possam vivenciar, dentro do metaverso, todas as experiências que fazem parte do seu cotidiano na vida real. É isso mesmo: elas vão comprar roupas e acessórios para os seus avatares, para os pets dos avatares, peças para decorar suas casas virtuais e por aí vai.

E para fazer todas essas compras, é dinheiro de verdade que se usa!

Você pode estar se perguntando: será que alguém vai realmente investir dinheiro em produtos dos quais não vai desfrutar na vida real? Isso é um negócio lucrativo?

Dados de uma pesquisa fornecidos pela consultoria global PWC mostraram que, em 2018, jogadores brasileiros movimentaram mais de R$ 300 milhões em roupas e acessórios para games.

Esse dado já mostra que existe, sim, uma disposição para gastar com esse tipo de compra.

No metaverso, você pode criar uma loja totalmente personalizada, com a sua identidade. Isso vai criar conexões ainda mais profundas com o seu cliente em potencial.

Hoje, para um consumidor comprar o seu produto, ele navega pelo seu e-commerce. Dentro do metaverso, ele vai poder literalmente circular pela sua loja. Vai andar pelos corredores, observar as prateleiras, absorver a sua identidade visual… Perceba como tudo isso agrega valor para a experiência de compra.

É como se você pudesse ter uma “loja de verdade” sem toda a burocracia e os custos de manter um espaço físico. Fora que nada impede também de que através desse grande cenário virtual, seu cliente realize uma compra e horas depois, o produto físico seja entregue na casa dela, não é mesmo?

Novos produtos 100% digitais

Além de criar o seu próprio ambiente dentro do metaverso, você vai lucrar vendendo os produtos 100% digitais.

Se você trabalha no segmento de vestuário, imagine o seguinte: qual é o custo envolvido na produção de uma peça? Cada item que você vende tem um custo por trás que limita a sua margem de lucro. Porém, se essa roupa for 100% digital, a lógica será outra. Já pensou em fazer uma coleção com peças limitadas todinha para o digital? Além de criar o desejo já conhecido pelo seu produto, ainda gerará exclusividade. 

Você não vai ter que pagar para o fornecedor confeccionar cada vestido que será vendido para os avatares. Isso implica diretamente na possibilidade de expandir a sua lucratividade.

Fronteiras cada vez menos evidentes entre o mundo físico e virtual

Por um lado, existirá a possibilidade de comprar produtos 100% digitais, que só poderão ser usados dentro do metaverso. Por outro, uma tendência dessa nova realidade virtual é ter fronteiras cada vez menores separando do mundo real.

Acredite se quiser, mas o seu e-commerce vai poder vender um produto dentro do metaverso, que depois será entregue na casa de verdade do cliente.

Nesse sentido, outra utilidade do metaverso para o e-commerce é proporcionar mais um ponto de contato entre a sua loja e o cliente em potencial. E ainda devemos considerar que esse contato vai viabilizar uma experiência mais imersiva, ou seja, terá mais chances de a pessoa comprar dentro desse ambiente do que navegando pelo seu site.

Desafios dos e-commerces no metaverso

É evidente que o metaverso traz novas oportunidades para o comércio eletrônico. Mas ele também é desafiador. Para aproveitar essa “onda”, será preciso redobrar a atenção a pontos como:

– Segurança de dados e informações dos clientes;

– Protocolos de regulamentação e moderação das interações que vão acontecer dentro do seu espaço no metaverso;

– Custo das plataformas e ferramentas de realidade virtual, que ainda é alto, especialmente no Brasil;

– Alinhamento com as diretrizes que vão ser criadas e implementadas para regular as diretrizes.

No caso dessa conexão entre o mundo real e virtual, a eficiência será ainda mais cobrada pelos clientes.

Quem vai comprar dentro do metaverso é o novo consumidor, mais exigente. Ele fez a compra dentro desse universo virtual, de um produto real, provavelmente esperando uma entrega rápida e efetiva.

Portanto, os e-commerces também vão precisar se adaptar nesse sentido. Conforme o metaverso for se popularizando, ele vai gerar novas demandas, tanto no mundo virtual quanto real. Quanto mais rápido você se adaptar a elas, melhor vai conseguir aproveitar todas as novas oportunidades dessa inovação tecnológica.

E a UX Group está ao seu lado para tornar todas as etapas da sua cadeia de entregas mais eficiente. Entre em contato para saber mais!

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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