Para abrir um e-commerce, uma das primeiras coisas a se pensar é a armazenagem das mercadorias.
Nem todo empreendedor sabe que existem tipos diferentes, sendo necessário escolher aquele que mais se adequa ao perfil do negócio. E fazer uma escolha certeira vai impactar diretamente na sua operação logística e na lucratividade do seu negócio.
Hoje, vamos falar sobre quais são os tipos de armazenagem e como identificar a ideal para você.
Boa leitura!
Armazenagem própria
Esse é, provavelmente, o tipo mais conhecido. Nesse caso, o e-commerce tem o seu próprio centro de distribuição, onde as mercadorias são armazenadas. É ali que chegam os produtos dos fornecedores, acontece a organização deles, separação e expedição.
Quem opta pela armazenagem própria, consequentemente, torna-se responsável por tudo. E deve arcar com todos os custos, desde aqueles relacionados à manutenção da infraestrutura até o salário dos colaboradores. Também deverá definir os processos e acompanhar a sua execução.
Esse tipo de armazenagem possui algumas vantagens que listamos abaixo:
– Liberdade para escolher o local mais estratégico para esse centro de distribuição;
– Autonomia para definir e modificar os processos quando necessário;
– Aprimorar as operações constantemente, de modo que estejam sempre adequadas aos objetivos estratégicos do empreendimento.
Por outro lado, ela também tem seus pontos negativos:
- Custos elevados;
- Time especializado;
- Estrutura adequada;
- Expertise para que possíveis falhas não tragam grandes impactos na operação.
No caso dos pontos negativos, eles pesam ainda mais para os novos negócios ou de menor porte. É natural que um microempreendedor, por exemplo, não tenha recursos para construir o seu próprio centro de distribuição. Mesmo assim, ele precisa de uma alternativa para armazenar o seu estoque.
Quando o empreendedor trabalha com uma equipe pequena e opta pela armazenagem própria, ele acaba tendo que dedicar muito tempo à gestão de estoque. Ao longo do tempo, torna-se difícil sustentar esse modelo. Afinal, ele está despendendo um esforço que poderia ser direcionado ao crescimento do negócio.
Armazenagem terceirizada
Outro tipo de armazenagem possível é a terceirizada. Nesse caso, uma empresa especializada é contratada para cuidar de todas as atividades relacionadas ao armazenamento das mercadorias.
Nesse caso, normalmente, a empresa terceirizada para este serviço, também disponibiliza um centro de distribuição para armazenar o estoque do cliente.
Ao escolher essa modalidade, a empresa terceiriza todo o processo de receber as mercadorias, organizá-las estrategicamente no estoque, separar e enviar para o consumidor final.
As principais vantagens de optar pela armazenagem terceirizada são:
– Redução de custo. O valor pago à fornecedora deste serviço é menor do que a soma dos custos para manter uma estrutura de armazenagem própria;
– Garantia de que todos os processos da cadeia estão sendo executados por profissionais especializados na área;
– Segurança da mercadoria, já que a terceirizada também se responsabiliza por isso.
– Mais tempo hábil para dedicar a outras funções mais estratégicas da empresa.
É graças à armazenagem terceirizada que empreendedores que ainda estão começando seus negócios podem profissionalizar essa etapa.
A terceirização é uma tendência crescente nos negócios, porque permite ao empreendedor manter o foco no seu core business. E com a armazenagem, não poderia ser diferente.
Armazenagem contratada
Podemos dizer que a armazenagem contratada é um meio termo entre a própria e a terceirizada.
Nessa modalidade, você contrata apenas o espaço físico do armazém. Porém, precisa alocar os seus próprios colaboradores para executarem os processos de armazenagem.
Ou seja, o empreendedor não precisa se preocupar em construir ou comprar o seu próprio centro de distribuição. Mas todo o restante das responsabilidades continua recaindo sobre ele.
Ele vai precisar ter uma equipe contratada diretamente para cuidar do fluxo de armazenagem, estabelecer processos, treinar os colaboradores, monitorar o trabalho…
Como escolher o melhor tipo de armazenagem?
Agora que você já sabe quais são os três principais tipos de armazenagem, a dúvida é: como saber qual deles é mais adequado ao meu negócio? Isso vale tanto para quem está começando a estruturar o seu e-commerce quanto para quem já está com o empreendimento funcionando, mas não sabe se adotou a melhor categoria.
A resposta realmente é bastante individual, mas existem alguns pontos que você deve considerar:
1 – Coloque os custos na ponta do lápis
A questão orçamentária impacta muito em qualquer negócio. Por isso, a primeira dica é estimar os custos mensais relacionados a cada um dos tipos de armazenagem. Assim, você sabe o quanto cada opção vai demandar financeiramente falando.
2 – Saiba quais são as suas prioridades
Se você não abre mão de ter controle total das operações, a armazenagem própria pode ser a mais indicada. Porém, se você prefere direcionar os seus esforços para outros setores do seu negócio, talvez, seja melhor terceirizar.
De qualquer modo, certamente o seu negócio preza pela eficiência na entrega do produto ao cliente. Então, vale verificar em qual das modalidades de armazenagem você vai conseguir fazer isso!
3 – Avalie os pontos positivos e negativos
Aqui, trouxemos as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de armazenagem. É hora de colocá-los no papel e ver o que tem mais peso para você. Se nenhuma das soluções for perfeita, busque a que traz o melhor equilíbrio entre riscos e benefícios.
Não importa qual seja o tipo escolhido: você precisa executá-lo com excelência. Por isso, a UX Fulfillment tem todas as soluções para a gestão do seu centro de distribuição!
Se você optar pela armazenagem própria, podemos alocar uma equipe no seu centro de distribuição para melhorar os seus processos. Se optar por terceirizar, também temos os nossos centros de distribuição que colocamos à disposição para armazenar o seu estoque.
De qualquer forma, damos todo o suporte para maximizar a eficiência do seu negócio. Essa é a nossa grande prioridade.
A UX Fulfillment é uma das verticais da UX Group. Acesse o site para conhecer todas as soluções que oferecemos.