A maior parte dos segmentos varejistas é impactada pela sazonalidade. Ou seja, existem períodos do ano, normalmente ligados a datas específicas, em que a demanda aumenta exponencialmente.
Saber gerenciar o estoque de forma eficiente nesses momentos é fundamental para que a empresa consiga atender a todos os clientes sem desgastar sua reputação. E, é claro, para que possa aproveitar a oportunidade de aumentar a sua lucratividade!
Hoje, vamos falar sobre como gerenciar o seu estoque sob alta demanda. Boa leitura!
Identifique os períodos de alta demanda
O primeiro passo é muito básico, mas muitos empreendedores se esquecem de atendê-lo! Em geral, a movimentação do comércio aumenta no Natal, Black Friday, Dia das Mães… Ou seja, existem datas no calendário anual em que os lojistas já precisam prestar mais atenção.
Entretanto, sabemos que cada segmento tem as suas particularidades. E mais: dentro de um mesmo setor, é possível que empresas diferentes atendam recortes de público distintos. Ou seja, os períodos de alta demanda também podem mudar.
Se você ainda não identificou, com base em dados e informações concretas, quais os períodos de maior demanda no seu negócio, comece por aí.
Faça um levantamento das vendas nos anos anteriores. Procure por padrões de aumento que possam ser consequência de uma mesma conjuntura. Faça pesquisas para entender quais são as datas em que o seu público especificamente está disposto a gastar mais.
Assim, você terá uma previsibilidade de aumento da demanda e estará mais bem preparado para ela.
Identifique os produtos mais vendidos
Não basta saber o período em que o volume de vendas aumenta. Para gerenciar o estoque você também precisa entender quais são os produtos mais procurados nesses momentos.
Para levantar essa informação, você também vai ter que recorrer aos seus relatórios de anos anteriores.
Na verdade, essa dica vai ser uma consequência da anterior: primeiro você vai levantar quais foram os períodos de maior venda nos anos passados. Supondo que os números apontem para o Natal, seguido pela Black Friday. Agora, você deve identificar quais produtos foram os responsáveis pela maior parte da receita.
Assim, já terá um direcionamento de quais itens você precisa garantir com os seus fornecedores.
Alinhe a gestão de estoque à campanha de marketing
É natural que, em períodos de maior demanda, as empresas aproveitem para colocar em prática campanhas de marketing promocional. E não raras vezes, elas são focadas em produtos específicos.
Se você vai disponibilizar determinados itens para venda com desconto, ou com condições especiais, é esperado que eles tenham maior saída. Logo, eles precisam estar em quantidade suficiente no seu estoque.
As campanhas de marketing influenciam diretamente no trabalho de gerenciar o estoque. Essa visão integrada e holística do negócio é fundamental.
Portanto, a partir da estratégia de campanha, você já pode acordar com seus fornecedores para assegurar o abastecimento adequado dos produtos que estarão em evidência. Ou então, montar a sua campanha de acordo com a sua maior disponibilidade no estoque.
Aproveite a oportunidade para “limpar o estoque”
Mercadoria parada é sinônimo de dinheiro parado!
Portanto, uma das dicas para gerenciar o estoque nessas fases de alta demanda é enxergá-las como oportunidades para fazer os produtos girarem.
Faça um inventário para saber exatamente tudo que está estocado e, assim, identificar aqueles itens que estão há mais tempo sem saída. Aproveite a data sazonal em questão para fazer promoções específicas para essas mercadorias. Assim, vai aumentar as chances de venda e evitar que elas fiquem paradas.
Para “desencalhar” esses produtos parados, existem várias estratégias possíveis. Desde os tradicionais descontos até a montagem de combos, promoção progressiva, frete grátis e outras. O importante é aproveitar o potencial da sazonalidade.
Monitore as entradas e saídas durante o período de alta demanda
Vamos supor que esse momento de demanda maior tenha uma duração aproximada de um mês. Durante esses 30 dias, é essencial monitorar de perto a movimentação do estoque. Estabeleça os indicadores mais estratégicos e fique de olho neles diariamente.
Ainda que haja uma previsibilidade de demanda, ela não é exata. Sabemos que o comportamento do consumidor, às vezes, pode fugir do padrão. Você pode acabar observando, por exemplo, que há uma procura maior por uma mercadoria que nem havia imaginado. Consequência: esse produto pode esgotar muito rápido e você perde a oportunidade de vender maiores quantidades.
Se esse monitoramento estiver sendo constante e desde o início, problemas como esse que exemplificamos acima serão percebidos rapidamente. Assim, você ainda tem tempo hábil para entrar em contato com os fornecedores e organizar a reposição. Por isso, gerenciar o estoque de perto é tão importante.
Tenha um fluxo logístico bem organizado
É justamente nesse momento em que a demanda aumenta que as empresas “se perdem” na operação logística. As transportadoras parceiras não dão conta de fazer todas as entregas. O cliente recebe o produto errado ou fora do prazo e uma série de outros inconvenientes.
Por consequência, o fluxo de logística reversa aumenta: uma grande quantidade de produtos começa a retornar para o centro de distribuição.
Aqui, temos duas situações: se a empresa não organizou a operação logística, esses erros vão ocorrer, a quantidade de produtos devolvidos vai aumentar. Outro ponto: mesmo que o fluxo seja eficiente, ainda existe uma porcentagem das mercadorias entregues que retornam.
Assim, em ambos os cenários, é necessário ter um bom planejamento de logística reversa. Caso contrário, a chegada desses produtos pode comprometer a gestão do estoque.
Conte com a tecnologia para gerenciar o estoque
Atualmente, não existe alternativa eficiente de gerenciar o estoque sem auxílio da tecnologia e um time treinado e especializado. Especialmente quando falamos de sazonalidade e aumento da demanda no varejo.
É imprescindível ter informações disponíveis e atualizadas em tempo real. Sistemas que permitam ao gestor visualizar todas as movimentações, conectando-se com as transportadoras e os consumidores simultaneamente.
A tecnologia é o que permite unir as pontas do fluxo varejista com precisão, garantindo uma boa gestão do estoque, que fica no centro dessa dinâmica.
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