Um dos grandes desafios dos e-commerces é a armazenagem adequada dos produtos. Afinal, ela precisa conciliar uma série de fatores: desde a segurança da mercadoria até a agilidade do fluxo logístico.
Nesse texto, vamos trazer duas formas de acondicionar os itens da sua loja virtual: o dark store e o centro de distribuição.
Saiba o que são, quais as diferenças e como escolher o mais adequado!
O que é um centro de distribuição?
O centro de distribuição é um tipo de armazenagem mais conhecido por quem trabalha com comércio eletrônico. Também chamado de CD, é um espaço físico para armazenamento e despacho das mercadorias.
No CD, a mercadoria é recebida, organizada, armazenada e depois, conforme ocorre a compra, separada e encaminhada ao cliente final.
É importante ressaltar, portanto, que o centro de distribuição não se destina exclusivamente à armazenagem do produto. Se fosse assim, ele seria um armazém. No entanto, existem todas essas outras operações que ocorrem no CD: recebimento da mercadoria encomendada com o fornecedor, armazenamento interno, separação para envio e expedição.
A empresa precisa sempre pensar em uma localização estratégica para o seu centro de distribuição. Ou seja, ele deve estar em uma região que facilite tanto a chegada quanto o envio dos produtos. Isso é essencial para reduzir os custos.
Além disso, também deve ter uma dimensão suficiente para centralizar todo o estoque e comportar toda essa dinâmica de supply chain.
O que é uma dark store?
Enquanto o centro de distribuição já é um velho conhecido, nem todos os empreendedores já ouviram falar da dark store. Traduzindo literalmente, o termo significa “loja escura”. Ela também se destina ao armazenamento, separação e expedição de produtos.
A primeira diferença entre a dark store e o centro de distribuição é que o conceito da “loja escura” já foi concebido pensando no e-commerce.
Além disso, ela também costuma ser bem menor do que os centros de distribuição convencionais, além de ficar localizada em grandes centros urbanos. O CD, até por conta do seu tamanho, normalmente fica em regiões um pouco mais afastadas e muito próximo a grandes rodovias.
O layout da dark store também é diferente de um CD. Ele é bem parecido com uma loja, porém, sem que os consumidores possam ter acesso. Inclusive, é daí que vem a sua nomenclatura.
A dark store começou a ganhar mais força com a pandemia. Inclusive, muitas lojas físicas foram transformadas em dark store durante esse período, com as vendas acontecendo no online, seja por site, aplicativos ou whatsapp.
Com a retomada do formato presencial, muitas empresas mantiveram a sua dark store no mesmo local da loja física. Reservaram um espaço para armazenar e movimentar as mercadorias compradas online, no mesmo lugar de funcionamento do ponto de venda.
Uma das maiores vantagens desse formato é justamente a sua localização. Por ficar dentro das cidades, torna-se possível fazer uma entrega mais rápida para o consumidor final. Aliás, a dark store está muito alinhada com o aumento da importância da last mile, que começou a ser bastante discutido ultimamente.
Além disso, optar pelas “lojas escuras” para armazenar os produtos e gerenciar a dinâmica logística tem outras vantagens:
– Redução dos custos de manutenção. Isso vale para as lojas físicas que foram transformadas em dark stores. Com essa mudança, a necessidade de investir em elementos estéticos praticamente desapareceu. Afinal, o consumidor não será mais recebido naquele espaço. Essa economia também se aplica no comparativo com os centros de distribuição: como são bem maiores demanda mais investimento;
– Redução dos custos com as transportadoras. Já que a mercadoria está mais próxima fisicamente do seu destino final o custo acaba sendo menor;
– Maior controle sobre a entrega do produto ao consumidor final;
– Melhoria da experiência do cliente. Afinal, ele vai receber suas compras mais rapidamente. E, além disso, toda essa economia possivelmente será repassada a ele. Também é possível oferecer a opção de ele retirar a sua encomenda, zerando o custo do frete.
Centro de distribuição ou dark store: qual opção escolher?
Como a maior parte das questões que levantamos, aqui também não existe uma resposta correta e absoluta. Cada empresa é única em termos de demandas e particularidades. O que você precisa é entender os prós e contras de cada formato para entender qual mais se adequa ao seu negócio.
Alguns pontos que você deve colocar na balança ao fazer essa reflexão são:
– Onde está a maior parte dos seus consumidores? A ideia de optar pela dark store é justamente estar mais perto do destinatário do produto. Então, você precisa saber onde os seus clientes estão para então avaliar a viabilidade de ter uma dark store nessa mesma região;
– Qual é o volume de estoque que você precisa ter dentro da sua gestão logística? A dark store é bem menor do que um centro de distribuição. Logo, é necessário entender se o espaço físico será suficiente para as suas operações;
– Qual será o investimento necessário nessas duas opções? Como isso vai impactar no orçamento que a sua empresa tem para abrir um novo CD ou dark store?
O sucesso da sua operação logística vai depender muito mais da sua capacidade de gestão do que do formato escolhido. Por exemplo: de nada adianta optar pela dark store e errar na localização. Ou não garantir a eficiência em todas as etapas para que a agilidade de entrega realmente se concretize na prática.
A escolha entre um centro de distribuição convencional ou uma dark store é somente o primeiro ponto da sua operação logística.
E para garantir um bom desempenho nesse “depois”, a UX Fulfillment coloca-se à disposição do seu negócio!
Somos uma solução focada na inteligência de gestão logística, independentemente do formato escolhido. Atuamos em todas as fases: recebimento, armazenamento, estoque, expedição… Sempre com o foco de otimizar os recursos e maximizar a eficiência, trazendo os melhores resultados para a sua loja!
Nossa equipe é alocada para trabalhar diretamente dentro da sua operação. Ou também colocamos os nossos centros de distribuição à disposição para armazenar o seu estoque! Então, se tanto a dark store quanto o CD próprio forem opções inviáveis para você nesse momento, pode contar conosco! Entre em contato para saber mais.