6 Motivos para não armazenar produtos do seu e-commerce em casa

A facilidade de abrir um e-commerce fez com que muitos microempreendedores pudessem atuar no varejo. De acordo com uma pesquisa da FGV, por exemplo, quase 75% dos pequenos negócios trabalham com comércio eletrônico. Consequentemente, também é grande o número de empreendedores que não veem outra solução que não seja armazenar o estoque em casa.

Porém, esse é um dos maiores erros que podem ser cometidos na gestão de estoque da sua empresa. Por isso, hoje, vamos citar 6 motivos pelos quais você não deve armazenar produtos em casa. E também vamos apresentar uma alternativa para os microempreendedores que ainda não podem investir em um centro de distribuição próprio.

1 – Falta de estrutura para organizar

Um bom estoque não é simplesmente um espaço para armazenar produtos empilhados. Eles precisam estar estrategicamente organizados de acordo com a rotatividade. Por exemplo: aqueles itens com mais saída devem estar separados daqueles com baixo volume de vendas.

Isso ajuda a otimizar a operação logística da sua empresa. Mesmo que ela seja pequena, esse é um fator fundamental para garantir rapidez e eficiência nas entregas. Dois pontos fundamentais para que o seu negócio cresça.

Em casa, dificilmente você terá uma estrutura que permita organizar e separar da melhor forma as categorias de produtos. Logo, sempre que for necessário enviar as compras para o consumidor, a tendência é demorar mais tempo na separação. E como você já deve saber, tempo é dinheiro!

2 – Falta de condições adequadas

Dependendo do produto com o qual você trabalha, ele também precisa ser armazenado dentro de determinadas condições. Caso contrário, pode sofrer avarias, tanto em aparência, características, qualidade e propriedades.

Em casa, também pode ser mais difícil conseguir alcançar essas condições adequadas de armazenamento. Isso significa que você pode sofrer prejuízos com a perda de mercadorias.

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3 – Problemas na rotina da família

Mesmo que você tenha um cômodo separado somente para os itens do seu e-commerce, manter o estoque em casa pode atrapalhar a rotina da família. E se você mora sozinho, pode prejudicar a sua própria rotina!

Imagine que esse cômodo pode ficar pequeno para armazenar produtos, obrigando os itens a “invadirem” outros ambientes. E mesmo que isso não aconteça, a movimentação de mercadorias que chegam e saem diariamente também pode se tornar desconfortável.

Manter o estoque do seu e-commerce em casa pode ser um fator a comprometer o seu bem-estar e qualidade de vida. E das outras pessoas que residem com você também, se for o caso.

4 – Limitações para o crescimento do negócio

Certamente, o seu objetivo é trabalhar para que o seu negócio cresça cada vez mais, certo? E conforme isso for acontecendo, cedo ou tarde a sua casa vai ficar pequena para acomodar todo o estoque.

Primeiro, aquele espaço que você reservou para armazenar produtos vai se tornar insuficiente, como já mencionamos. Quando se der conta, haverá produtos e caixas despachados pela sala de estar, quarto, sala de jantar e talvez até na cozinha!

Simplesmente, em um dado momento, você não vai mais ter lugar em casa para armazenar o estoque. E isso vai colocar uma limitação no crescimento do seu comércio.

Até porque, conforme o seu e-commerce vai ampliando a participação de mercado, também surge a necessidade de ter mais colaboradores. Provavelmente nem você e nem o seu time vão se sentir à vontade com o trabalho acontecendo dentro de um ambiente tão íntimo quanto a sua casa.

Não se trata apenas da falta de espaço físico para a mercadoria em si, mas também para a sua equipe.

5 – Problemas com contrato de locação ou condomínio

Agora, vamos falar sobre um problema mais específico de quem reside em imóvel alugado ou em apartamento.

Em linhas gerais, um imóvel residencial não pode ser utilizado para fins comerciais. Normalmente, no contrato de locação está escrito de forma clara que se trata de uma moradia. Assim, como em alguns condomínios, que possuem regras que não permitem que o imóvel seja usado como empresa/comércio.

Se você começa a armazenar o estoque do seu e-commerce nesse imóvel, pode ficar configurado um uso comercial. E se houver algum tipo de denúncia, essa pode ser uma razão a culminar na rescisão contratual ou pagamento de multas.

Caso isso realmente aconteça, você terá que arcar com os custos e a dor de cabeça de procurar outra casa. E, de qualquer forma, vai precisar buscar um local mais apropriado para armazenar os seus produtos.

6 – Questão de segurança

Não é difícil perceber que uma casa está sendo utilizada como estoque de mercadoria. Qualquer pessoa mal-intencionada, ao observar as movimentações diárias, vai se dar conta disso.

Automaticamente, a sua residência vai ficar mais suscetível a roubo. Nos centros de distribuição, existe uma estrutura de segurança que não temos em casa. Além disso, se alguém entrar no seu lar com a intenção de roubar os produtos, vai colocar você e toda a sua família em risco.

Como resolver esse problema?

É bastante natural que um microempreendedor ainda não tenha recursos para investir em seu próprio centro de distribuição. Afinal, construir ou adquirir um imóvel com esse intuito requer muito dinheiro. E a manutenção mensal também não é barata.

Mas você sabia que é possível terceirizar o seu centro de distribuição?

Essa é uma das soluções da UX Fulfillment, que foi pensada justamente para pequenos ou grandes empreendedores que estão na sua situação: sabendo que precisam de um local apropriado para armazenar seu estoque.

Nós temos os nossos centros de distribuição que ficam à disposição para armazenar produtos dos clientes. Além da infraestrutura, você também vai contar com o profissionalismo da nossa equipe. Assim, vai poder focar naquilo que realmente importa e que depende de você: desenvolver e executar estratégias para fazer o seu e-commerce crescer cada vez mais!

É a melhor opção para aqueles que precisam profissionalizar a gestão de estoque dos seus e-commerces.

Para saber mais sobre os nossos centros de distribuição e sobre as outras soluções de fulfillment que temos para o seu comércio eletrônico, entre em contato com a nossa equipe.

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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