Logística de marketplace, quais são as necessidades desse negócio

As vendas online dispararam desde o início da pandemia causada pela Covid-19 em 2020. De acordo com o levantamento do Ebit|Nielsen, as vendas por plataformas de marketplace chegam a 78%. Neste cenário, a logística de marketplace é fundamental para organizar tarefas e otimizar resultados.

relatório e-commerce no Brasil revelou, ainda, que em 2021 o crescimento continuou acelerado. Neste cenário, as principais plataformas de vendas online do país não perderam o fôlego e continuaram aumentando o seu faturamento.

De acordo com o relatório, as vendas do varejo são as que mais cresceram. Seguidas de produtos importados e eletrônicos e eletrodomésticos. Independente do nicho, todo esse crescimento precisa ser direcionado por estratégias diversas, mas principalmente pela logística de marketplace.

Neste artigo, vamos abordar quais são as necessidades da logística de marketplace, desafios do setor, soluções e muito mais. Então, continue a leitura e saiba mais!

Logística de marketplace: quais as necessidades deste negócio?

A logística é um ponto central para qualquer negócio, mas quando falamos em vendas online ela é crucial. Nas vendas em marketplace, ainda, é preciso contar com uma série de especificações da plataforma.

É preciso, por exemplo, se atentar ao prazo de entrega de cada plataforma e garantir que aconteça dentro do estabelecido. Com tanta concorrência, também é preciso encontrar estratégias para se diferenciar.

A seguir, conheça as principais necessidades da logística de marketplace e veja se você possui essas dores.

  • Ter capacidade para entregar para qualquer CEP.
  • Oferecer diferentes opções de frete. Afinal, nem sempre os Correios entregam o seu produto ou cobram um valor muito alto. Um exemplo é o caso de produtos em grandes dimensões.
  • Se destacar em meio à competitividade, seja oferecendo fretes mais acessíveis, entrega expressa e muito mais.
  • Ser capaz de gerar etiquetas e códigos de rastreio de forma automática. Esse detalhe poupa tempo do seller garante uma entrega mais rápida e transmite confiabilidade ao comprador. A tecnologia é uma grande aliada no processo.
  • Oferecer o rastreio da encomenda em tempo real.
  • Notificar o cliente sobre o status da compra, seja por SMS, e-mail, apps de mensagem, entre outros.
  • Oferecer logística reversa.
  • Ser capaz de integrar suas vendas de acordo com os padrões de cada marketplace.

O gateway de frete da UX Solutions é uma solução que supre as demandas das suas vendas online. Trata-se de um Hub de frete para marketplace, capaz de fornecer um cálculo preciso, se adequar às regras do seller e regras parametrizáveis para oferecer soluções de frete igualmente competitivas para os sellers, além de oferecer diferentes preços e prazos e muito mais.

Saiba mais detalhes.

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Vantagens da logística focada em marketplace

A atuação dos marketplaces revolucionou a maneira como os brasileiros compram e vendem produtos pela internet. Hoje, essa revolução no processo de compras e vendas online também depende da logística. É por isso que a logística de marketplace oferece uma série de vantagens aos sellers.

Sellers com alto volume de vendas, que ainda não automatizaram seus processos logísticos, podem sofrer com uma série de problemas. Gastos excessivos com frete, longo prazo de entrega, falta de gestão de tempo e outros. Todos esses problemas geram perda de clientes e má reputação ao vendedor.

Diante deste cenário, ter estratégias logísticas pensadas para o modelo de vendas marketplace, também oferece a melhor experiência ao cliente. Além de suprir todas as necessidades listadas acima, veja outras vantagens para seu negócio:

Redução de custos com marketing

As plataformas de marketplace possuem regras próprias, mas todas elas beneficiam sellers com excelente reputação. Portanto, isso significa que se o seu produto é bem avaliado, a plataforma automaticamente mostrará o seu perfil nas buscas dos clientes.

Já ouviu falar que o melhor marketing é a experiência positiva do cliente? Pois bem, além de oferecer um ótimo produto, a logística tem um papel fundamental nisso. Se a entrega chega rápido, o frete é competitivo e você oferece o rastreamento ao cliente, são diferenciais que colaboram na experiência.

Outro diferencial é a logística reversa para marketplace. O público brasileiro é o mais preocupado em comprar produtos sustentáveis.

Assim, investir em logística reversa significa mostrar aos seus clientes que a sua empresa busca reduzir os danos ao meio ambiente. E o melhor: faz isso com estratégia logística, sem complicações.

Maior lucratividade

Vender mais significa lucrar mais. Mas não é só isso, com uma logística de marketplace baseada em tecnologia, você economiza tempo que seriam gastos com processos manuais e pode se dedicar a outras estratégias importantes para o crescimento do seu negócio.

Com a tecnologia para gestão de fretes, também é possível definir valores e regras para seu frete, movimentar produtos parados no estoque e muito mais.

Reduza o lead time

Lead time ou tempo de espera, é um fator crucial para uma boa reputação no marketplace. Essa variável está no radar dos gestores logísticos e também no próprio algoritmo das diversas plataformas de marketplace.

Ao reduzir esse tempo, você satisfaz seus clientes, entrega em menos tempo e apresenta uma ótima performance. Afinal, automatização significa sempre poupar tempo.

Aumente seu ticket médio

Outro ponto que pode transformar o seu faturamento é aumentar o ticket médio. Diante da competitividade em plataformas de marketplace, o mesmo produto pode ter uma grande variação de preço.

Já se perguntou por que nem sempre os clientes optam pelo produto mais barato? Não é apenas qualidade do produto em si que o comprador espera ao optar pelo produto mais caro.

Pense que há muitos clientes cujo CEP está fora da cobertura da maior parte dos sellers. Ou então, o comprador precisa de uma entrega expressa que o concorrente mais barato não oferece. Esse cliente está disposto a pagar um valor maior pelo produto.

Se a sua loja suprir essas demandas, você pode considerar aumentar o seu ticket médio. Há uma série de compradores dispostos a pagar mais pelo produto que desejam, desde que a entrega seja rápida e abrangente, além da qualidade do item. Por isso, contar com uma logística de marketplace é fundamental para atender a todos os perfis de consumidores.

A UX Solutions é uma empresa dedicada em desenvolver e aprimorar soluções de tecnologia para a gestão de fretes e sellers. 

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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