Logtech: o que é e qual o impacto no mercado logístico

Você sabia que o Brasil é o país que mais depende da malha rodoviária para o transporte de cargas e passageiros? Isso porque 75% das mercadorias vendidas em território nacional dependem do transporte rodoviário. Pensando neste cenário, uma logtech tem o intuito de criar soluções que revolucionam o mercado logístico.

O mercado brasileiro tem uma alta dependência pelo transporte rodoviário e uma logtech pode otimizar esse aspecto dos processos logísticos. Entretanto, sua atuação não se resume apenas aos processos de entrega. A atuação de uma logtech revoluciona o mercado logístico em toda a cadeia, levando tecnologia às operações logísticas como um todo. Isso inclui otimizar o espaço do armazém, atuar no controle de cargas, diminuir custos do frete e muito mais.

De forma simples, a função da logtech é levar tecnologia aos processos logísticos. Neste artigo, vamos explicar o que é uma logtech, quais as vantagens para os negócios, além de mostrar como ela influencia no mercado logístico. Boa leitura!

Afinal, o que é uma logtech?

A palavra logtech é a união dos termos “logística” e “tecnologia”, em inglês. Desta forma, definimos como logtech as empresas que oferecem soluções tecnológicas aliadas ao serviço logístico. O objetivo é otimizar processos e reduzir custos, a partir de soluções inovadoras para o mercado logístico.

Além de o Brasil ser o país mais dependente da malha rodoviária para o transporte de mercadorias, também se trata de um território de grandes proporções. Desta forma, ter um controle logístico otimizado e tecnológico é fundamental para a eficiência das operações. Assim, uma das principais atuações da logtech é, por exemplo, atuar nas etapas do frete, desde a escolha da transportadora até o controle de todas as etapas.

Além disso, as logtechs oferecem soluções inovadoras para o armazenamento. Assim, garantem o equilíbrio de itens e insumos no estoque. Dessa forma, evita-se, por exemplo, que um determinado tipo de mercadoria estrague por condições erradas de armazenamento. Além de evitar também que o estoque esteja desequilibrado, com excesso ou escassez.

Portanto, a atuação da logtech engloba o planejamento, a produção, a movimentação e o controle de todas as etapas logísticas, sendo elas dentro ou fora da indústria.

Logtech x Empresa de logística tradicional: quais as diferenças?

Embora as duas empresas atuem no mesmo segmento, a principal diferença entre elas é o tipo de solução oferecida. Entenda com o seguinte exemplo:

Imagine que uma empresa trabalha com entregas e apenas isso, ela oferece um meio de transporte. Já uma logtech, além do serviço de entrega, oferece soluções com tecnologia para qualquer etapa do processo logístico. Ou seja, essa empresa pode ser uma transportadora ou outro tipo de empresa que oferece soluções tecnológicas que permitem economizar tempo, roteirizar entregas, reduzir o uso de papel e muito mais.

Portanto, as logtechs oferecem soluções inovadoras para a otimização das etapas logísticas. Ou seja, atuam com estratégias para melhorar os processos operacionais, do fulfillment até a entrega.

Dessa forma, compreendemos que as logtechs podem oferecer o uso de dados estratégicos para redução de custos e promover a gestão inteligente por meio da informação.

Assim, podemos concluir que enquanto uma empresa de logística tradicional oferece a parte operacional, a logtech oferece a estratégia de otimização. Portanto, não são empresas concorrentes, mas sim dois segmentos de negócio que se complementam.

Viu só como transportadoras e logtechs se beneficiam quando trabalham em conjunto? Essa parceria é realmente revolucionária para o mercado logístico.

Quais as vantagens das logtechs para o mercado logístico?

Contratar uma logtech significa automatizar processos dentro e fora da empresa, armazenar com inteligência, reduzir custos de frete, além de transparecer mais profissionalismo para seu cliente. Afinal, o fluxo do pedido se torna mais seguro por ser rastreável em todas as etapas, o estoque é equilibrado e você promove uma experiência melhor de compra para seu público. Veja as vantagens para o seu negócio:

Conciliação de operações

Logtechs oferecem soluções tecnológicas, como softwares que ajudam a controlar e organizar as operações da sua empresa. Um bom exemplo é o TMS, um Sistema de Gerenciamento de Transporte. Uma solução voltada para o transporte, que gerencia e integra as operações de transporte, permitindo que você visualize todas elas de forma conciliada e integrada.

O TMS permite, ainda, visualizar a porcentagem de entregas realizadas dentro do prazo, percentual de entregas com não-conformidades, índice de ocorrências, trajeto previsto x trajeto realizado e outros benefícios

Se tratam de soluções que tomam decisões com grande precisão, coordenando uma série de tarefas como inventário, com o processamento automático de pedidos e outras tarefas intra logísticas.

Cálculo de frete e simulação

Hoje, as empresas precisam oferecer diversas opções de frete para seus clientes, afinal, estamos em um país com dimensões continentais. Dessa forma, essa é mais uma vantagem oferecida pela logtech, que atua na escolha da melhor transportadora e apresenta a simulação de frete de forma simples e rápida.

A escolha é realizada através da tecnologia, que oferece as melhores opções para os clientes entre as transportadoras, levando em consideração custo e prazo de entrega e apresenta essas informações de forma simples e rápida.

Gestão de frotas inteligente e tecnológica

Você sabia que as logtechs também ajudam as transportadoras a reduzir custos? Isso porque os veículos podem ser conectados à rede, para garantir economia de combustível, saber quando realizar manutenções e muito mais.

Além disso, a definição de uma rota estratégica é capaz de reduzir a quilometragem percorrida, preservando o próprio veículo e gerando economia de combustível. A gestão de frotas também tem o objetivo de evitar certas rotas, que podem ser perigosas. Assim, evita-se, por exemplo, o roubo de cargas.

Uso estratégico de dados e informações

Hoje, muito se fala sobre big data e o uso estratégico de dados. Mas você sabe para que eles servem? Para uma logtech, a coleta de dados funciona de forma estratégica, na identificação de possíveis problemas, pensando na solução para eles, além de trazer tomada de decisão ágil. Assim, você pode entender o funcionamento do seu negócio, antecipar os possíveis problemas e corrigi-los de forma mais rápida, caso ocorra.

Desta forma, é possível:

  • Rastrear cada etapa do pedido e emitir notificações;
  • Controlar a jornada do veículo;
  • Acompanhar a quilometragem e o consumo de combustível;
  • Planejar rotas;
  • Controlar o estoque;
  • Gerenciar etapas logísticas internas e externas;
  • Otimizar a cadeia de processos, desde o armazenamento até a entrega;
  • Fazer a gestão do pagamento das entregas de acordo com o acordado com as transportadoras;
  • Evitar erros gerados por processos manuais;
  • Integrar diversos tipos de tabelas de frete.

E muito mais!

Conheça nossas soluções para e-commerce e marketplace.

Picture of Eneas Zamboni

Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados