Saiba como fazer a roteirização de entregas da sua empresa

As reclamações com compras online registradas no Procon-SP, de 2019 para 2021, tiveram um aumento de mais de 650%. Uma das maiores queixas dos consumidores foram os atrasos ou a falta de entrega da mercadoria. Esse dado revela o quanto é importante e urgente investir em soluções que garantam a qualidade da distribuição do seu produto. É por isso que hoje vamos trazer orientações sobre como fazer roteirização de entregas da sua empresa.

O que é a roteirização de entregas e por que ela é tão importante?

A roteirização de entregas é o processo de criar e organizar as melhores rotas de entrega a serem cumpridas pelos motoristas. Os objetivos dessa atividade são os seguintes:

  • Otimizar recursos, como tempo e combustível, reduzindo os custos da operação e maximizando os lucros;
  • Garantir que todas as entregas sejam de fato realizadas;
  • Assegurar que os prazos de entrega prometidos ao consumidor sejam cumpridos;
  • Reduzir a ociosidade de trabalhadores e veículos;
  • Diminuir o desgaste do veículo, prolongando a sua vida útil;
  • Obter maior assertividade nas rotas traçadas.

A junção desses aspectos nos leva diretamente ao aumento da satisfação do consumidor. Conforme mencionado, as falhas no processo de entrega estão entre as maiores queixas de quem faz compras online. Ao minimizá-las, sua empresa se torna mais confiável e se posiciona como a primeira opção do cliente!

Como fazer a roteirização de entregas?

Há muitos anos, toda essa organização das rotas precisava ser feita manualmente. Hoje em dia, felizmente, a tecnologia permite a otimização de boa parte dessa tarefa. E isso não é positivo apenas por agilizar o trabalho, mas principalmente por reduzir o índice de erros.

Mesmo assim, por trás de qualquer sistema, sempre vai existir um profissional que precisa tomar decisões tendo em vista alguns dos pilares dessa operação, como:

  • Gerenciar as apólices de seguro dos veículos e das mercadorias transportadas;
  • Em casos de produtos voláteis, garantir as condições adequadas de transporte e agilidade de entrega;
  • Fazer o planejamento levando em conta áreas restritas e/ou mais perigosas. Em algumas regiões, pode ser contraindicado haver transporte durante a noite, por exemplo;
  • Garantir a satisfação do seu cliente.

Para que a roteirização de entregas possibilite tudo isso, existem alguns parâmetros e variáveis. Basicamente, são os pontos-chave que devem ser considerados no planejamento de rota, como:

  • Separação de cargas de acordo com as dimensões do veículo. Considera-se o peso e a cubagem, por exemplo;
  • Prioridade de entrega, seja porque o cliente sinalizou que só pode receber em um determinado período ou de acordo com os prazos que estão mais próximos de vencer;
  • Qual é o custo/benefício de cada veículo que compõem a frota e como isso pode impactar no desempenho das entregas;
  • Quais são as regiões com restrições ou de maior risco nessa rota;
  • Uma mesma rota vai levar mais de um dia para ser finalizada?
  • O mesmo motorista vai fazer mais de uma rota no mesmo dia? Quantas e quais?

Essas são apenas algumas das muitas questões que precisam ser planejadas e conciliadas em uma roteirização eficaz.

Sistemas de roteirização de entregas

Já mencionamos que, atualmente, não é mais preciso fazer todo esse planejamento manualmente. Graças aos avanços da tecnologia, existem softwares de roteirização de entregas e gestão de rotas.

Ao lançar as informações principais nesse tipo de sistema, instantaneamente ele disponibiliza dados que possibilitam a escolha da melhor rota. E isso já considerando fatores instáveis que não poderiam ser previstos sem ajuda da tecnologia. Como por exemplo, as condições do trânsito em tempo real em cada opção de rota.

Além de facilitar a definição das rotas, um bom sistema também permite o acompanhamento dos motoristas em tempo real. Outra vantagem é poder interagir com parceiros e clientes em uma mesma interface e ter acesso a todas as informações e dados sobre as entregas, como:

  • Quantas entregas foram realizadas;
  • Quais ficaram pendentes e porquê;
  • Como está sendo o desempenho de entregas por veículo;
  • Como está o andamento de cada entrega;
  • Qual a previsão de chegada ao cliente.

Com todas essas informações em mãos, a empresa consegue melhorar continuamente essa operação. Além de se antecipar na resolução de problemas. Por exemplo: se há previsão de atraso em uma entrega, dependendo do caso, é possível já entrar em contato com o cliente previamente.

Como escolher o melhor sistema de roteirização de entregas?

Para fazer a escolha certeira, é preciso colocar no papel algumas reflexões:

  • O nível de complexidade das operações de entrega da sua empresa;
  • As funcionalidades oferecidas por cada sistema;
  • O suporte técnico disponibilizado;
  • O quanto esse sistema é intuitivo, considerando que ele será operado por diferentes profissionais;
  • O quanto as tarefas serão automatizadas e como isso vai impactar na otimização de tempo da equipe.

Conheça o TRUX

O TRUX é o sistema de UX Solutions focado nas entregas. Ele atende a operação de entregas de ponta a ponta, abrangendo todas as suas etapas e minúcias.

Além de facilitar a roteirização graças à sua inteligência de dados, ele tem outras funcionalidades para tornar esse processo mais eficiente, como:

  • Interação com clientes, transportadoras, loja e seller, tudo no mesmo aplicativo;
  • Gestão fiscal dos documentos;
  • Gestão de First, Middle e Last Mile;
  • Agendamento de devoluções, ou seja, não é um sistema apenas para entrega, mas também para coleta;
  • Controle de ressarcimentos;
  • Gestão financeira e operações de multi centros de distribuição.

Os dashboards são bastante intuitivos. A ideia é que você consiga extrair informações sobre a operação de forma rápida, a fim de agilizar a tomada de decisão. Afinal, a empresa não tem tempo a perder e a satisfação do cliente não espera!

Com o TRUX, sua empresa poderá oferecer entregas seguras, mais rápidas e com total otimização dos recursos.

Faça uma revolução no sistema de entregas da sua empresa e surpreenda seus clientes com a sua eficiência! Entre em contato conosco para conhecer melhor essa solução para roteirização de entrega!

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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