First Mile e o impacto no desempenho da operação

eficiência da operação logística do e-commerce é uma das chaves para o seu sucesso. Afinal, é ela que garante que as expectativas do cliente quanto à entrega sejam atendidas.

Por consequência, fortalece o vínculo entre a empresa e o seu consumidor, viabilizando a sua fidelização. Para tanto, é necessário conhecer todas as etapas desse fluxo. Hoje, vamos explicar o que é o first mile e qual a sua importância. Confira!

O que é first mile?

O termo first mile pode ser traduzido como primeira milha. Refere-se à primeira etapa do fluxo de entrega do produto. Nesta fase, ocorre a transferência da mercadoria do fabricante ou distribuidor para o estoque ou centro de distribuição.

É a etapa que antecede a entrega da mercadoria para o consumidor. Pode acontecer, inclusive, de forma intercontinental, por via marítima.

Tomemos como exemplo as compras de produtos em sites internacionais, como o AliExpress. Nesse caso, o first mile corresponde ao trânsito desse item da China até o centro de distribuição no Brasil.

No caso de compras nacionais, a lógica é a mesma. Quando o cliente do Rio Grande do Sul compra um produto de São Paulo, o first mile é a transferência dessa mercadoria de São Paulo para a cidade gaúcha em questão.

O first mile sempre será esse primeiro trecho de entrega.

Impactos do first mile na operação logística

Muito se fala sobre a influência do last mile na experiência do consumidor. Afinal, esse é o último trecho que conduz a mercadoria para as mãos do cliente. O impacto do first mile nesse cenário acaba negligenciado, porque não é tão visível. E esse já é o primeiro grande erro.

Por ser a primeira etapa da operação logística, qualquer falha no first mile vai repercutir nas fases seguintes. O prazo de entrega estipulado deve considerar o fluxo como um todo, desde o first mile.

Tomemos como exemplo o seguinte caso: uma rede de lojas de eletrodomésticos. O cliente mora em Florianópolis e compra uma televisão pela internet. O centro de distribuição fica em Salvador. Após a compra, o first mile será o envio desse produto do centro de distribuição até o ponto de retirada ou de distribuição final.

Se houver um problema nesse primeiro trecho, a chegada ao ponto de distribuição final vai ocorrer após o previsto. Logo, o consumidor vai receber sua mercadoria com atraso.

Ou seja: fala-se tanto sobre a importância do last mile, mas se não houver eficiência no first mile, ele vai ser impactado também. O termo “cadeia” logística sugere justamente essa conexão entre as fases.

Desafios do first mile no Brasil

Agora que você já entendeu o impacto do first mile na operação logística como um todo, falemos sobre os desafios desse trecho. Especialmente no contexto do Brasil.

Negligência dessa etapa

Conforme mencionamos acima, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a essa etapa. Concentram seus esforços e investimentos apenas no last mile e nem sequer se dão conta de que os problemas que estão acontecendo nela podem ser reflexo de falhas no first mile.

Problemas com transporte rodoviário

Esse é um desafio que se impõem sobre todas as etapas logísticas, começando pelo first mile. O transporte rodoviário ainda é o mais explorado no Brasil.

A infraestrutra ferroviária ainda é bastante insipiente no país. Por outro lado, quando falamos na malha rodoviária, apenas 12% das rodovias são pavimentadas.

Somadas a isso, a falta de sinalização e fiscalização adequada favorecem problemas como o roubo de cargas, os acidentes e outras situações imprevistas.

Dados da Confederação Nacional da Indústria já mostraram que o Brasil investe cerca de 2% do PIB na indústria. Desse modo, os avanços nesse quesito devem ocorrer a passos lentos.

Justamente por isso, uma solução que faça o acompanhamento em tempo real dessa carga é tão importante.

Dificuldades de mapeamento

No first mile, a mercadoria está saindo do fornecedor, ou seja, ela não está sob o controle do varejista.

Consequentemente, um grande desafio é mapear onde ela está, se já saiu do fabricante, se está em transporte, em qual lugar, qual a previsão de chegada ao centro de distribuição…

Essa falta de mapeamento, além de dificultar a otimização do fluxo logístico, também impede a coleta de informações que seriam úteis para melhorar os processos.

Lembre-se: seu cliente não tem qualquer relação com o fornecedor. Ou seja: se ocorrer um atraso por conta dessa etapa inicial do fluxo, a insatisfação dele será com a sua empresa da mesma maneira. “Não é nossa culpa” não é um argumento válido.

É por isso que o mapeamento da mercadoria desde o início é tão importante.

Previsibilidade é uma das chaves para uma operação logística bem sucedida. E ela só acontece quando o varejista consegue se manter conectado tanto com o fornecedor quanto com o consumidor, interligando essas duas pontas.

Falta de tecnologia nos processos

É cada vez mais necessário que a operação tenha suporte tecnológico de ponta a ponta.

Ao utilizar softwares específicos para fazer a gestão do first mile, o empreendedor consegue ter controle sobre essa etapa, mesmo estando distante dela muitas vezes. Poderá saber qual a localização exata da mercadoria, se está dentro da previsão para o last mile, se o prazo que foi estipulado junto ao cliente vai ser cumprido, entre outros detalhes.

Esse controle é crucial para que a empresa possa fazer um bom gerenciamento do início do seu fluxo logístico. Consequentemente, aumentará significativamente as chances de que as etapas seguintes também ocorrem dentro do esperado.

Se você faz questão de melhorar as suas operações logísticas e entende a importância delas para fidelizar os seus clientes, faça da tecnologia a sua grande aliada!

first-mile

A UX Solutions conta com uma solução especialmente desenvolvida para fazer a gestão de toda a cadeia logística, incluindo o first mile. É o aplicativo TRUX, que permite que a sua empresa se conecte com as transportadoras e clientes simultaneamente.

Uma solução como essa proporciona informações em tempo real, garante maior controle sobre o first mile (mesmo a mercadoria estando condicionada ao fornecedor nesse momento), otimização dos processos, velocidade e coleta de dados para a melhoria contínua.

Entre em contato conosco para conhecer mais detalhes desse sistema e como ele pode melhorar o controle do first mile no seu negócio.

Picture of Willians Dantas

Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email.

Posts Relacionados