Black Friday: saiba como se preparar para a data mais importante do varejo

A Black Friday está chegando! Saiba como preparar a sua empresa para aproveitar todo o potencial comercial dessa data e aumentar as vendas!

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos varejistas. Em 2021, as vendas realizadas nessa campanha faturaram R$ 5,419 bilhões aqui no Brasil. Quase 6% a mais do que no ano anterior. Porém, para aproveitar essa oportunidade e elevar os lucros, a palavra-chave é planejamento. Hoje, vamos mostrar como você pode preparar a sua empresa para a data mais importante do varejo. Confira!

Crie um bom planejamento

Se a sua ideia é apenas baixar os preços de mercadorias ao acaso na última sexta-feira de novembro, repense. Sua ação de Black Friday vai ser um sucesso se houver planejamento, contemplando os seguintes pontos:

Identificação do objetivo. Você pode usar essa campanha para fazer queima de estoque, lançar um produto novo a preço promocional ou mesmo com a meta de aumentar as vendas em X%. O importante é ter esse objetivo bem delineado e de maneira mensurável;

Seleção dos produtos que farão parte da ação, de acordo com o objetivo proposto;

Definição de qual será a ação: desconto, combo promocional, desconto progressivo…

Determinação do período de campanha: se será apenas na última sexta-feira de novembro ou não;

Planejamento de comunicação. Pense nos canais que serão utilizados e em como a mensagem será comunicada;

Definição dos KPI’s para avaliação da efetividade da campanha. O momento de colocar tudo isso no papel é agora! Pense na sua ação, dedique tempo a ela. Antecipe-se. Assim, a sua campanha terá muito mais chances de surpreender positivamente.

Prepare o seu estoque

Depois de selecionar quais mercadorias vão fazer parte da ação promocional, você precisa preparar o seu estoque. Isso inclui uma série de medidas:

Avaliar a saúde do estoque, especialmente em relação aos produtos que serão as estrelas da sua campanha;

Fazer uma projeção de vendas. Para isso, você pode se basear em dados anteriores, até mesmo da Black Friday de anos passados;

Definir uma estrutura de armazenamento e um fluxo operacional condizente com esse aumento esperado na movimentação;

Planejar o cronograma junto aos seus fornecedores.

Ignorar essas orientações impede que o seu estoque esteja preparado para o aumento da demanda. E isso pode ser motivo de insatisfação para os seus clientes.

A UX Fulfillment é referência em soluções que otimizam todas as etapas do gerenciamento de estoque e distribuição. Conte conosco para tornar a sua Black Friday um grande sucesso!

Atenção à entrega

É esperado que, durante a Black Friday, as vendas aumentem exponencialmente. No entanto, muitas empresas não se preocupam com o que acontece depois: a entrega.

Com esse crescimento no número de pedidos, se não houver um plano de frete eficiente, podem ocorrer atrasos na entrega. Ou então, se o varejista resolve oferecer frete grátis sem ter estudado antes essa possibilidade, pode sair no prejuízo.

Por isso, a dica é pensar nos seguintes pontos:

É possível oferecer frete grátis? Para quais regiões? Sob quais condições?

É possível oferecer uma entrega express como um diferencial a mais na campanha? O que é preciso organizar para colocar essa ideia em prática?

O consumidor vai conseguir acompanhar todas as etapas da entrega? Se a resposta for não, como corrigir isso? A previsibilidade é um fator importante.

Acredite: o seu cliente está cada vez mais exigente. Ele não se satisfaz apenas em comprar o produto desejado por um preço atrativo. Faz questão de velocidade no processamento e entrega do pedido. Até porque, inúmeros e-commerces e marketplaces passaram a oferecer a entrega rápida, o que contribuiu para fomentar esse desejo.

Por outro lado, existem empresas que colocam prazos de entrega bastante longos, na tentativa de conseguir antecipá-los na prática e surpreender o cliente. Embora essa estratégia tenha um lado positivo, porque diminui as reclamações por atraso, ela também pode inibir vendas.

O ponto é: conseguir gerenciar o frete com inteligência. Tanto para o consumidor, oferecendo a ele um cálculo rápido de custo e prazo, com a máxima precisão, quanto para a empresa, otimizando a distribuição a fim de reduzir custos.

Além disso, também é imprescindível que esse comprador possa rastrear o seu pedido em todas as etapas. Muitas pessoas ficam com receio de comprar em campanhas como essa por medo de golpes. Esse rastreamento é mais uma maneira de tornar todo o processo de compra e venda transparente, deixando o consumidor mais seguro para fechar negócio!

Portanto, para a sua ação de Black Friday, você precisa de uma solução que calcule o frete e o prazo de entrega, cruzando dados para oferecer a opção mais vantajosa para o consumidor; um bom sistema de rastreamento do pedido e um software para gerenciar os prazos de entrega de forma eficiente. Tudo isso você encontra com a UX Solutions!

Aposte nas alavancas promocionais

Dica de ouro para melhorar o apelo da sua Black: utilize as alavancas promocionais!

Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, de 2021, identificou que 80% dos consumidores têm aumentado suas compras por conta dessas alavancas. Mas quais são elas?

Descontos e promoções (66%);

Cashback (59%);

Programa de pontos (45%).

Basicamente, as alavancas são “incentivos” que aumentam a probabilidade de compra e de fidelização. Uma vez que esse levantamento apontou quais são as mais impactantes, você pode utilizá-las para agregar ainda mais valor à sua campanha de Black Friday.

Por fim, ressaltamos a importância da autenticidade. O consumidor está cada vez mais atento a campanhas de Black Friday que usam de má fé. A prática de aumentar o valor do produto semanas antes da promoção já não passa despercebida e ainda desgasta a imagem da sua empresa.

Em resumo, uma Black Friday de sucesso se baseia nos seguintes princípios>

Um bom planejamento;

Estoque preparado para suprir a demanda com eficiência;

Operações de armazenagem, distribuição e frete bem gerenciadas;

Apelos que tenham impacto sobre o seu público;

Autenticidade.

A UX Group é um hub de soluções de tecnologia e serviços logísticos que vai ajudar a sua empresa a planejar e executar a melhor campanha de Black Friday de toda a sua história. Além dos nossos serviços, nosso suporte técnico está sempre de plantão para resolver qualquer problema e impedir impactos nas suas vendas.

O momento de planejar essa estratégia é agora! Entre em contato conosco!

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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