A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos varejistas. Em 2021, as vendas realizadas nessa campanha faturaram R$ 5,419 bilhões aqui no Brasil. Quase 6% a mais do que no ano anterior. Porém, para aproveitar essa oportunidade e elevar os lucros, a palavra-chave é planejamento. Hoje, vamos mostrar como você pode preparar a sua empresa para a data mais importante do varejo. Confira!
Crie um bom planejamento
Se a sua ideia é apenas baixar os preços de mercadorias ao acaso na última sexta-feira de novembro, repense. Sua ação de Black Friday vai ser um sucesso se houver planejamento, contemplando os seguintes pontos:
Identificação do objetivo. Você pode usar essa campanha para fazer queima de estoque, lançar um produto novo a preço promocional ou mesmo com a meta de aumentar as vendas em X%. O importante é ter esse objetivo bem delineado e de maneira mensurável;
Seleção dos produtos que farão parte da ação, de acordo com o objetivo proposto;
Definição de qual será a ação: desconto, combo promocional, desconto progressivo…
Determinação do período de campanha: se será apenas na última sexta-feira de novembro ou não;
Planejamento de comunicação. Pense nos canais que serão utilizados e em como a mensagem será comunicada;
Definição dos KPI’s para avaliação da efetividade da campanha. O momento de colocar tudo isso no papel é agora! Pense na sua ação, dedique tempo a ela. Antecipe-se. Assim, a sua campanha terá muito mais chances de surpreender positivamente.
Prepare o seu estoque
Depois de selecionar quais mercadorias vão fazer parte da ação promocional, você precisa preparar o seu estoque. Isso inclui uma série de medidas:
Avaliar a saúde do estoque, especialmente em relação aos produtos que serão as estrelas da sua campanha;
Fazer uma projeção de vendas. Para isso, você pode se basear em dados anteriores, até mesmo da Black Friday de anos passados;
Definir uma estrutura de armazenamento e um fluxo operacional condizente com esse aumento esperado na movimentação;
Planejar o cronograma junto aos seus fornecedores.
Ignorar essas orientações impede que o seu estoque esteja preparado para o aumento da demanda. E isso pode ser motivo de insatisfação para os seus clientes.
A UX Fulfillment é referência em soluções que otimizam todas as etapas do gerenciamento de estoque e distribuição. Conte conosco para tornar a sua Black Friday um grande sucesso!
Atenção à entrega
É esperado que, durante a Black Friday, as vendas aumentem exponencialmente. No entanto, muitas empresas não se preocupam com o que acontece depois: a entrega.
Com esse crescimento no número de pedidos, se não houver um plano de frete eficiente, podem ocorrer atrasos na entrega. Ou então, se o varejista resolve oferecer frete grátis sem ter estudado antes essa possibilidade, pode sair no prejuízo.
Por isso, a dica é pensar nos seguintes pontos:
É possível oferecer frete grátis? Para quais regiões? Sob quais condições?
É possível oferecer uma entrega express como um diferencial a mais na campanha? O que é preciso organizar para colocar essa ideia em prática?
O consumidor vai conseguir acompanhar todas as etapas da entrega? Se a resposta for não, como corrigir isso? A previsibilidade é um fator importante.
Acredite: o seu cliente está cada vez mais exigente. Ele não se satisfaz apenas em comprar o produto desejado por um preço atrativo. Faz questão de velocidade no processamento e entrega do pedido. Até porque, inúmeros e-commerces e marketplaces passaram a oferecer a entrega rápida, o que contribuiu para fomentar esse desejo.
Por outro lado, existem empresas que colocam prazos de entrega bastante longos, na tentativa de conseguir antecipá-los na prática e surpreender o cliente. Embora essa estratégia tenha um lado positivo, porque diminui as reclamações por atraso, ela também pode inibir vendas.
O ponto é: conseguir gerenciar o frete com inteligência. Tanto para o consumidor, oferecendo a ele um cálculo rápido de custo e prazo, com a máxima precisão, quanto para a empresa, otimizando a distribuição a fim de reduzir custos.
Além disso, também é imprescindível que esse comprador possa rastrear o seu pedido em todas as etapas. Muitas pessoas ficam com receio de comprar em campanhas como essa por medo de golpes. Esse rastreamento é mais uma maneira de tornar todo o processo de compra e venda transparente, deixando o consumidor mais seguro para fechar negócio!
Portanto, para a sua ação de Black Friday, você precisa de uma solução que calcule o frete e o prazo de entrega, cruzando dados para oferecer a opção mais vantajosa para o consumidor; um bom sistema de rastreamento do pedido e um software para gerenciar os prazos de entrega de forma eficiente. Tudo isso você encontra com a UX Solutions!
Aposte nas alavancas promocionais
Dica de ouro para melhorar o apelo da sua Black: utilize as alavancas promocionais!
Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, de 2021, identificou que 80% dos consumidores têm aumentado suas compras por conta dessas alavancas. Mas quais são elas?
Descontos e promoções (66%);
Cashback (59%);
Programa de pontos (45%).
Basicamente, as alavancas são “incentivos” que aumentam a probabilidade de compra e de fidelização. Uma vez que esse levantamento apontou quais são as mais impactantes, você pode utilizá-las para agregar ainda mais valor à sua campanha de Black Friday.
Por fim, ressaltamos a importância da autenticidade. O consumidor está cada vez mais atento a campanhas de Black Friday que usam de má fé. A prática de aumentar o valor do produto semanas antes da promoção já não passa despercebida e ainda desgasta a imagem da sua empresa.
Em resumo, uma Black Friday de sucesso se baseia nos seguintes princípios>
Um bom planejamento;
Estoque preparado para suprir a demanda com eficiência;
Operações de armazenagem, distribuição e frete bem gerenciadas;
Apelos que tenham impacto sobre o seu público;
Autenticidade.
A UX Group é um hub de soluções de tecnologia e serviços logísticos que vai ajudar a sua empresa a planejar e executar a melhor campanha de Black Friday de toda a sua história. Além dos nossos serviços, nosso suporte técnico está sempre de plantão para resolver qualquer problema e impedir impactos nas suas vendas.
O momento de planejar essa estratégia é agora! Entre em contato conosco!