Até o término dos anos 90, os métodos de desenvolvimento de software eram pesados e estavam longe de atingir a performance que conhecemos hoje. Somente no início dos anos 2000, surgiram as metodologias ágeis, criadas para melhorar o desempenho dos profissionais que desenvolvem sistemas, e consequentemente, fazer sistemas cada vez melhores.
Mas, afinal, o que são essas metodologias na prática e como elas funcionam?
Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Elas se baseiam em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos e com total interatividade entre a equipe.
Existem diversos frameworks a serem utilizados, como SCRUM, Kanban, XP e SAFE. Cada um deles segue uma metodologia de desenvolvimento de software, o dia a dia sempre é transparente através de ferramentas que organizam facilmente esse processo.
Na prática podemos observar que um framework não substitui o outro, mas sim que são complementares e se adaptam de acordo com cada organização.
Entre os benefícios, estão:
– Aumento da receita com produtos estáveis e organizados
– Redução de custos de desperdícios e retrabalhos
– Otimização da comunicação do cliente com a empresa, gerando valor em cada entrega do software
– Melhorias do clima organizacional graças aos processos claros no trabalho
Na UX Solutions, utilizamos metodologias ágeis para desenvolver todas as soluções. No lançamento do aplicativo OndeTah, por exemplo, aplicamos o processo de metodologia ágil completo e os resultados foram muito satisfatórios.
Primeiro, preparamos um MVP desse novo produto, fazendo um roadmap por meio da nossa ferramenta de ALM (Azure DevOps). Em seguida, verificamos quais seriam os entregáveis e as próximas sprints e, a partir daí, vieram todas as chamadas cerimônias do Scrum – o que gerou um entregável testado a cada 15 dias para o nosso cliente final. Cerca de 45 dias depois, já tínhamos o produto implantando e já era utilizado no site do cliente pelos consumidores.
Tudo isso reduziu custos de retrabalho, gerou valor na entrega, diminuiu contatos do SAC do cliente com o consumidor, aumentou a satisfação do consumidor e a avaliação da empresa melhorou.
Benefícios do Scrum
São muitos os benefícios do Scrum. Para entendê-los é preciso conhecer seus pilares:
- Transparência: Apresentar os fatos da maneira como eles são: todos do time e também os stakeholders têm acesso ao que está sendo desenvolvido.
- Inspeção: Realizada por todos que participam do projeto. As conversas são diárias para que se possa fazer alterações no escopo ou verificar o que está sendo realizado a todo momento.
- Adaptação: Sempre baseada nos resultados com objetivo de adaptar o produto e a entrega.
Além disso, o Scrum tem como premissa o foco no cliente (ou usuário): ele é parte do projeto e está sempre presente e próximo da construção e consolidação. E também visa entregas rápidas e previsíveis, que podem ser semanais ou a cada 15 dias.
Na UX Solutions, utilizamos todas as cerimônias do Scrum: Grooming, Planning, Daily, Review e Retrospective, tendo como base as sprints. Já no Kanban, utilizamos o Board, WIP, TO-DO, Doing e Done.
E podemos completar com algumas técnicas do XP como Code Review, TDD, Pair Programming e LEAN com a pratica de MVP.
Isso garante mais termos de produtividade e torna os processos melhores.
Metodologia ágil e autonomia
No desenvolvimento ágil, os times são incentivados a produzirem e se organizarem de forma autônoma, sem depender de tantas interfaces com outras áreas.
O envolvimento ativo, cooperação e colaboração dos times fazem com que o ambiente seja mais fluido e transparente. As pessoas costumam realizar as atividades que gostam mais, aquelas nas quais são mais competentes e isso melhora os resultados e deixa as pessoas mais satisfeitas e felizes.
Afinal, a produtividade é mensurada através do clima organizacional e da receita da empresa.
Outro ponto importante é que as metodologias ágeis ajudam a superar desafios. Isso porque ela ajuda a superar barreiras como a documentação (o Ágil prioriza o software em funcionamento mais que uma documentação abrangente).
Acompanhe os posts no nosso Blog para saber mais sobre como nossas soluções são desenvolvidas.