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10 problemas que uma gestão logística ineficaz causa no seu e-commerce

A gestão logística é um dos setores mais complexos para quem possui um negócio. Muito além de etapas operacionais, este setor envolve estratégias e otimizações, que refletem no faturamento e excelência dos serviços prestados.

Hoje, vivemos um período crucial, em que muitas empresas estão tomando conhecimento sobre os impactos da logística em todos os demais setores do negócio. Desta forma, cabe aos gestores logísticos identificar possíveis problemas e encontrar soluções para driblar estes desafios.

Para te ajudar nesta tarefa tão complexa, listamos os 10 principais problemas causados por uma gestão logística ineficaz. Confira, observe se estes problemas acontecem e saiba como evitar.

1. Roubo de cargas

De acordo com dados da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga) ocorrem cerca de 2 furtos de cargas por hora no Brasil e os números vêm aumentando a cada ano.

Há muitas quadrilhas especializadas neste tipo de crime nas principais capitais brasileiras, o que faz com que os grandes centros urbanos sejam os mais afetados pelo problema. Esse tipo de situação traz um prejuízo financeiro imenso, somando o valor da carga, do veículo, que pode ser depredado no processo, além de comprometer a entrega.

Os roubos de carga também comprometem a segurança dos motoristas e outros colaboradores responsáveis presentes no momento do transporte e entregas. Treinar todos os colaboradores responsáveis é fundamental para que estes possam evitar determinadas rotas e horários de risco. O uso da tecnologia é fundamental para ajudar a determinar uma rota mais estratégica e evitar esse tipo de problema.

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2. Imprevistos relacionados às condições da estrada

Não é nenhuma novidade que as rodovias brasileiras constantemente estão em situação precária, fator que é responsável por uma série de acidentes e danos nos veículos. Falhas na iluminação, na pavimentação, obras sem sinalização e outros fatores contribuem para este cenário, que pode ser melhorado com algumas ações logísticas.

O planejamento de rotas deve incluir não só o trajeto de menor tempo, como também um trajeto em boas condições, quando há transporte pela malha rodoviária. Afinal, imprevistos causados pelas más condições da rodovia não só podem atrasar as entregas, como causar prejuízos financeiros expressivos aos veículos e comprometer a segurança dos trabalhadores.

3. Acidentes por falta de manutenção

A falta de manutenção dos veículos é uma das principais causas de acidentes. Anualmente, são mais de 12 mil colisões resultantes de defeitos mecânicos.

A gestão logística deve ser responsável pelas manutenções periódicas aos veículos. Deve-se registrar os veículos e observar a data correta. Softwares de gestão logística podem ajudar a manter a frequência correta das manutenções por meio de alertas no sistema.

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4. Problemas relacionados à falta de monitoramento da carga

Monitorar a carga ajuda a detectar situações como o roubo de carga e tomar as devidas soluções, como vimos no primeiro tópico. Além de ajudar a evitar este problema, a monitoração também evita a ociosidade dos motoristas durante o expediente e permite observar porque a carga não chegou no horário previsto.

Desvios de rotas e acidentes também podem ser detectados por meio do monitoramento. Garantindo, assim, que a carga está na rota prevista, foi entregue e em qual horário aconteceu cada operação. Por mais que muitos e-commerces tenham entregas terceirizadas, ainda é função da marca garantir o total controle da carga, disponibilizando também o código de rastreio aos clientes.

5. Ausência de planejamento operacional

Muitas empresas sequer contam com um planejamento preciso, que descreve rotas, horários de entrega e inventários do estoque. O planejamento operacional envolve a otimização dos processos e funciona como um roteiro para tudo que é realizado no campo logístico. Sem esse planejamento, constantes reclamações dos clientes podem surgir, como atrasos nas entregas e pedidos errados.

6. Estoque desorganizado

Estoques desorganizados levam a erros como uma compra no site sem que exista o produto no estoque. Além de compras exageradas de um determinado item ou insumo, causando desperdícios no orçamento. Tecnologias podem auxiliar com o inventário diário, sem que a equipe gaste muito tempo com essa etapa. Além disso, é possível otimizar as compras e manter o estoque equilibrado com a quantidade ideal de itens.

7. Erros de digitação e cadastros duplicados

Ter muitos processos manuais para as operações logísticas é um dos principais indicadores de problemas. Afinal, o uso de planilhas e outros métodos de preenchimento manual estão suscetíveis a erros humanos. Imagine o problema que um simples erro de digitação em um valor ou número de itens pode causar. Ou então, cadastros duplicados no estoque.

A ocorrência frequentes destas situações gera uma desconfiança sobre os documentos importantes da empresa, fazendo com que os gestores percam muito tempo conferindo dados. Fora o trabalho para fazer as devidas correções.

8. Localização não estratégica

Carregar e descarregar caminhões diariamente pede não só um espaço físico adequado, como uma localização estratégica. Grandes centros urbanos ou bairros centrais podem parecer adequados por estarem “perto de tudo”, mas muitas cidades restringem a circulação de caminhões, o que leva a diversos transtornos para as empresas.

O tráfego é outro fator limitante, já que costuma ser intenso nesses locais. Ter sucesso no setor logístico também inclui ter uma localização estratégica, pensando nas entregas que são numerosas pelo e-commerce.

9. Atrasos nas entregas

A principal causa das reclamações recebidas pelo Procon de São Paulo é a demora ou ausência da entrega. O problema está ligado a uma série de outros fatores, como a falta de otimização do estoque e planejamento logístico, como vimos até aqui. Oferecer prazos realistas aos clientes pode auxiliar a calibrar a expectativa, mas ainda sim é melhor investir em estratégias para garantir o menor tempo de entrega possível.

10. Custos elevados

Os custos logísticos chegam a 12,4% do faturamento bruto das empresas. É fundamental avaliar o custo para precificar os produtos e também investir em estratégias para diminuir os mesmos. Se os custos estão muito elevados, é porque alguns problemas estão acontecendo e a tecnologia pode ajudar.

Fatores relacionados ao transporte dos itens estão entre os mais comuns problemas de logística. Conheça as soluções da UX para seu e-commerce para otimizar e automatizar esse setor. Venha ser um negócio do futuro!

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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