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8 formas de otimizar o processo logístico da sua empresa

Armazenagem, gerenciamento e entrega de estoque são os componentes que tornam a área da logística uma das mais difíceis de administrar. Além de difícil, a logística (e todo o processo logístico) é uma das áreas mais importantes de uma empresa.

Tudo deve estar bem registrado com muita atenção para evitar prejuízos. Aliás, o estoque é o capital de uma empresa investido em produtos, daí também a grande responsabilidade do gerenciamento de estoque.

Graças à tecnologia, pode-se hoje, realizar um controle de estoque com maior facilidade e mais eficiente evitando prejuízos e outros contratempos.

Sendo assim, neste artigo você irá conferir 8 dicas de tecnologias para ajudar no processo logístico da sua empresa, inclusive, tecnologia para gestão de frete. Acompanhe!

1. Sistemas para gerenciar armazéns e depósitos (WMS)

Os processos de logística realmente não são fáceis. É um grande desafio organizar as mercadorias de maneira inteligente, para não despender de muito tempo procurando-as e ao mesmo tempo, evitar que a segurança dos colaboradores seja colocada em risco.

Para ajudar com essa questão, pode-se usar um sistema para gerenciar armazéns e depósito – WMS (Waherouse Manegement System).

Esse tipo de ferramenta, aumenta significativamente a produtividade, agilizando o processo de armazenagem, diminuindo as falhas e consequentemente os prejuízos em mercadorias.

Essa ferramenta pode ser usada para:

  • Controlar a entrada e saída de mercadorias;
  • Realizar FIFO;
  • Controlar estoque;
  • Endereçar;
  • Formar cargas para despachar.

2. Identificação por Radiofrequência (RFID)

A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) ou em português, Identificação por Radiofrequência, agiliza os processos logísticos, sobretudo, o controle de estoque e expedição de pedidos.

Isso porque, a empresa ganha um nível superior em termos de automação, devido a implantação de etiquetas, sistema adequado e sensores.

O RFID, na verdade, sempre fez parte dos processos logísticos de algumas empresas, no entanto, ganhou maior popularidade faz pouco tempo, devido ao seu custo.

3. Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

Um bom relacionamento com clientes e fornecedores é imprescindível para a logística. O contato com eles é constante devido às negociações de prazos e entregas, recolhimentos de mercadorias, entre outros assuntos pertinentes.

Além do mais, realizar um bom atendimento ao cliente é essencial para quem deseja se destacar no meio corporativo e ser escolhido por eles.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que ajuda nesses processos, ajudando o encarregado a conquistar e fidelizar os clientes. Isso porque o CRM tem a capacidade de organizar, automatizar e alinhar as expectativas dos planejamentos da empresa com aquilo que os clientes esperam e desejam.

Para fazer com que o cliente fique mais satisfeito, o CRM possibilita personalizar o atendimento, ao inserir na ferramenta preferências, rotinas, e expectativas do cliente. Isso torna o atendimento além de muito mais ágil, com alta qualidade.

processo-logistico

4. Gerenciamento e agendamento de força de trabalho (WFM)

Quando se fala em processo logísitco a primeira coisa que vem à mente são cargas e transportes, no entanto, tão importante quanto esses fatores é o agente humano.

O trabalho com pessoas está envolvido em praticamente tudo o que envolve a logística. Desde o processo de produzir, embalar até o de transportar as mercadorias.

Então se o objetivo é agilizar os procedimentos logísticos e aumentar a produtividade, tecnologias voltadas para o agente humano devem ser consideradas.

Com o auxílio de uma ferramenta WFM (Workforce Management) ou em português, Gerenciamento de força de trabalho é possível aperfeiçoar o trabalho da sua equipe. Com essa ferramenta você consegue coordenar as rotas de transporte, verificar o agendamento das equipes.

Com isso, obviamente, será acelerado todo o processo logístico que envolve cálculo de entregas, bem como o próprio prazo de entrega de mercadorias, gerando maior produtividade.

5. Sistema de gerenciamento de transporte (TMS), tecnologia para gestão de frete

A ferramenta (TMS – Transportation Management System) ou em português – sistema de gerenciamento de transporte, é uma ferramenta como o próprio nome já diz, focada em gerenciar transportes. Esse software permite:

  • Controlar informações importantíssimas, sobre fretes;
  • Gastos;
  • Entregas;
  • Gestão de despacho;
  • Conferir faturas;
  • Rastrear cargas;
  • Entre outros.

Com isso, a produtividade e a qualidade nos processos de transportes são altamente aprimoradas, e isso dá uma garantia para as empresas de que elas terão maior controle sobre os procedimentos. E isso, traz maiores acertos sobre as decisões e maior eficiência de maneira geral.

Com esse tipo de gerenciamento, as entregas são realizadas com maior rapidez, o que aumenta o nível de satisfação do cliente.

6. Computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing como é mais conhecida, é uma tecnologia que permite armazenar documentos pela internet. E isso é muito mais rápido e eficiente, do que ter de organizar papéis manualmente em um espaço físico.

A tecnologia cloud computing traz diversos benefícios para a empresa, além é claro, da sustentabilidade. Vejamos:

  • Maior praticidade e agilidade para acesso de arquivos;
  • Dados mais seguros;
  • Reduzir gastos com TI;
  • Torna mais fácil o compartilhamento entre os departamentos da empresa.

7. Sistema de geolocalização

A distribuição e organização dos processos logísticos pode ser potencializada de diversas maneiras através por meio de um sistema de geolocalização.

Isso porque, encontrar empresas, pontos de entregas ou de coletas tem se tornado cada vez mais fácil, por causa da precisão que esses sistemas de satélites oferecem.

O uso de um sistema de geolocalização, além de ajudar a aumentar a produtividade, também reduz os gastos e melhora a performance de maneira geral das empresas por meio de funcionalidade como:

  • Monitorar o trânsito em tempo real;
  • Rastrear frotas;
  • Criar rotas inteligente;
  • Melhorar o processo das entregas por meio de estimativas realizadas e simuladas de sua cobertura de operação.

8. Cargo force

Uma das maiores dificuldades de quem atua em uma transportadora é encontrar com agilidade e sem custos o transporte que seja compatível com a carga. A tecnologia Cargo force surge então, como uma forma de resolver essas contrariedades.

O Cargo Force é focado no transportador. Desse modo, sua empresa consegue encontrar rapidamente um motorista que seja compatível com as necessidades da sua carga. Para isso, basta informar os detalhes do produto que precisa enviar e voilá.

O Cargo Force possui mais de 400.000 motoristas disponíveis para atender os mais variados tipos de cargas, independente do local de entrega.

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Maycon Lima

Com mais de 17 anos de experiência em logística, costuma levar como mensagem para a equipe “que treino difícil, jogo fácil”, por isso tudo que realiza é baseado em indicadores e KPI´s. Dentro da operação já esteve à frente de todos os processos: Recebimento, Armazenagem, Picking, Packing, Expedição, DCP, Controle de Estoque e Transportes. Além de implantação de sistemas WMS e TMS, e também POPs, ANS, SIPOC, Planos de Ações na metodologia PDCA.
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