A entrega rápida tem ganhado cada vez mais visibilidade nos últimos anos, seguindo uma tendência já presente em outros países. Agora, essa tendência é cada vez mais procurada pelos clientes no Brasil.
O envio do produto em menor tempo é uma grande aposta de empresas que desejam se destacar no mercado. Portanto, é preciso oferecer uma boa experiência de compra para se manter competitivo em meio a tantos concorrentes.
Confira os 4 principais motivos para apostar em entregas rápidas e conquistar mais clientes para seu negócio!
O que é a entrega rápida?
A entrega rápida é uma modalidade de frete logístico de alto desempenho. Por meio desta, é oferecido ao cliente a opção de receber seu pedido de forma extremamente rápida: seja no mesmo dia, em 24 horas ou no máximo 2 dias.
O cenário das compras na internet muda cada vez mais rápido. Esse cenário se deve ao avanço da digitalização e a melhoria na forma com que os serviços são prestados.
Assim, essa modalidade de frete só é possível ao usar soluções logísticas que sejam capazes de cumprir o prazo oferecido. Para assim garantir a satisfação de clientes cada vez mais exigentes.
Até já existe um termo sendo utilizado para definir lojas virtuais focadas em oferecer entregas rápidas quando usam tecnologia para gestão de fretes: os Q-commerces.
Os Q-commerces (Quick Commerce) combinam a vantagem que o varejo físico oferece tradicionalmente, junto com os avanços da entrega na última milha (last mile). É quando o pedido é levado de um centro de distribuição ou loja até a casa do cliente final.
Assim, podemos ver que a tendência das entregas rápidas não só tem sido considerar um diferencial pelos clientes; mas uma estratégia competitiva que ajuda os negócios a conquistarem mais clientes.
4 Motivos para apostar em entregas rápidas
Confira os principais motivos pelos quais está na hora de encontrar uma solução de fulfillment para satisfazer os consumidores com entregas expressas!
1. Comportamento do cliente moderno
O perfil dos consumidores tem mudado nos últimos anos, tendo agora muito mais pressa em encontrar soluções rápidas para seus problemas. Esse comportamento se reflete diretamente na hora de fazer compras online e no tempo de entrega dos pedidos.
Assim, com a internet disponível todo o tempo e a facilidade de comprar de qualquer lugar, a qualquer momento, faz com que as entregas rápidas sejam cada vez mais procuradas.
Acaba sendo até mesmo um detalhe que pode fazer o cliente mudar de ideia sobre a loja onde irá comprar. Esse constante estado de urgência já é observado na maioria das áreas e o tempo de entrega não poderia ficar de fora disso.
2. Entrega rápida como diferencial competitivo
Com a crescente digitalização, muitas empresas também passaram a usar a internet como um potente canal de venda. Assim, ao ser um ambiente cada vez mais competitivo, é importante encontrar estratégias que te ajudem a se destacar.
A quantidade de negócios vendendo online cresceu muito rapidamente, sendo uma dificuldade extra para conquistar mais clientes.
Entretanto, oferecer entregas rápidas é uma solução que ainda funciona muito bem como diferencial competitivo para se destacar entre as lojas que vendem pela internet.
Para além de oferecer um bom atendimento e produtos de qualidade, os clientes desejam receber os produtos no menor tempo possível; seja diretamente de uma loja, ou ainda havendo percurso do first mile até o cliente (quando se usa um centro de distribuição).
3. Ajuda a reduzir seus custos
Os custos para operar um negócio podem ser altos. Assim, é essencial encontrar estratégias que ajudem a garantir uma boa performance e um bom serviço prestado com eficiência.
Os TMS funcionam muito bem na hora de ajudar a gerir seus envios. Claro, essa plataforma de gestão logística tem que estar atrelada a uma empresa que realize as entregas com rapidez e segurança.
Muitas vezes o problema em garantir esses diferenciais é que os custos podem ser maiores que o esperado. Principalmente quando não é feita uma boa gestão ou quando se contrata o serviço de empresas pouco sérias.
Com isso, é essencial conhecer bem o serviço de entregas rápidas oferecido e a experiência operacional que essa empresa logística oferece. O que garante até mesmo economia na hora de encontrar soluções de tecnologia para gestão de frete.
Também lembre-se de planejar sua operação, analisando custos de entregas e mapeamento de distâncias para oferecer benefícios como frete grátis. Ou taxas de entregas que sejam competitivas, diminuindo o abandono de carrinho.
Realizar esse planejamento junto a uma empresa séria que realize o serviço de entrega e a gestão de sellers na last mile; é importante para conseguir o melhor custo benefício operacional nas entregas.
4. Ajuda a construir um relacionamento
Como comentamos, os hábitos de consumo e a forma com que os clientes desejam receber seus pedidos mudaram muito nos últimos anos.
Com isso, além de querer oferecer uma opção de envio alinhado à mudança dos desejos dos consumidores; é importante que esse diferencial funcione como porta para criar um relacionamento com eles.
As entregas rápidas ajudam a suprir necessidades emocionais dos clientes de 4 diferentes maneiras. Isso, claro, quando realizadas corretamente, possibilitando criar mais laços e aumentar as chances de recompra através da confiança criada.
Essas 4 diferentes maneiras envolvem as seguintes percepções do cliente:
- O aumento da certeza em receber o produto dentro do tempo esperado;
- Oferecer entregas o mais rápido possível possibilita a “gratidão instantânea” e reduz preocupações e incertezas;
- Jornada de compra mais satisfatória, sem necessidade de contatos ou busca de soluções sobre envios;
- Aumenta confiança no público, quando a empresa oferece canais claros de atendimento e responde dúvidas com prontidão.
Sendo assim, você faz entregas rápidas vão ser benéficas em todas as etapas: estimula o cliente na fase da compra, passa confiança durante o atendimento e o agrada quando receber o pedido dentro do curto prazo determinado.
Como realizar entregas rápidas
A melhor forma de oferecer entregas rápidas em seu negócio é encontrar um parceiro logístico. Ele deve te ajudar nesse processo através de um serviço que se adapte às suas necessidades.
Isso pode envolver coleta de pedidos, armazenamento e a movimentação da fisrt mile até a entrega nas mãos dos consumidores.
Assim, é interessante que você conheça a UX Delivery, um serviço completo que oferece esses serviços que comentamos; além de oferecer tecnologia até para o cálculo de fretes.
Confira mais informações sobre as soluções logísticas da UX Delivery no site da empresa, ou fique por das novidades desse mercado em sua página do Instagram