5 passos para gerar confiabilidade no seu e-commerce

Ao decidir desenvolver o e-commerce muitas questões são consideradas na criação e na implementação da loja virtual, independentemente de qual seja o produto. Contudo, para conquistar a confiança de seus clientes, exige um processo um pouco mais complexo que demanda vários fatores que precisam trabalhar em harmonia.

Então, para te ajudar nessa questão, reunimos alguns passos para gerar confiabilidade no seu e-commerce . Confira!

Como conquistar a confiabilidade no seu e-commerce?

Como já foi dito, para conquistar seus clientes no seu e-commerce, há um processo que exige muitas questões, entre elas formas de pagamentos, mídias sociais e prazo de entrega dos produtos. Então, vamos detalhar esses e outros passos importantes para gerar a confiabilidade no seu e-commerce. Confira!

1.     Formas de pagamento

Há uma grande variedade de formas de pagamento, como:

o   Boletos;

o   Pix;

o   Cartão de crédito ou de débito;

o   PayPal;

Ao oferecer mais de uma possibilidade de pagamento confiável será um grande diferencial. Vale ressaltar que esse é um dos primeiros requisitos que o usuário irá observar quando estiver navegando no seu site.

Por isso, é importante tentar compreender qual é a forma mais utilizada pelo seu público-alvo, além de oferecer facilidade de pagamento como desconto à vista ou parcelamento. Mas é claro: veja quais formas são benéficas para o seu empreendimento também.

Levando isso em consideração, o seu e-commerce irá atender tantas as necessidades quanto às preferências de seus consumidores. Consequentemente, ganhando a confiança de seu público-alvo.

2.     Interface do site

Não apenas o aspecto visual da sua loja virtual será considerado, mas também a usabilidade e funcionalidade que ele proporciona.

Então, é necessário ter pequenos textos informativos sobre os produtos e uma disposição das funções do site harmoniosamente. Isso tudo para que a experiência de compra seja de forma tão prazerosa e segura para que o cliente possa voltar.

É importante ressaltar que, diferente de uma loja física, no e-commerce os consumidores não têm a possibilidade de sanar as suas dúvidas com vendedores. Por isso, é importante que o site seja claro e objetivo, além de garantir uma boa gestão de sellers. Afinal, ali começam os primeiros passos do Fulfillment.

3.     Mídias sociais

É praticamente impossível não ter um perfil nas redes sociais da sua loja virtual. Afinal, ali ocorrerá a divulgação de seus produtos e também onde estará os comentários dos consumidores. Sendo que é aí que um futuro cliente dará mais atenção.

Investir nas mídias sociais irá incentivar as interações dos consumidores, bem como ser um canal de comunicação entre a sua loja com os clientes. Mas vale ressaltar que é necessário ter um profissional qualificado para tomar conta, pois as redes sociais podem trazer negativos quando mal gerenciada.

4.     Canais de comunicação para atendimento

Muitas vezes imprevistos acontecem na hora de realizar uma compra online, é o que o consumidor mais deseja nesse momento é saber que pode ser ajudado. Por isso, investir em canais de comunicação e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficientes são passos extremamente importantes para que se possa gerar confiabilidade no seu e-commerce.

Afinal, com essas ferramentas será possível construir uma boa relação com o cliente, onde ele terá a oportunidade para tirar dúvidas e resolver os seus problemas. Vejas algumas formas que pode ocorrer essa comunicação:

o   Telefone;

o   Redes sociais;

o   Chat online;

o   E-mail;

o   Canais de reclamação.

5.     Prazo de entrega

O prazo de entrega é algo que os consumidores consideram na hora de realizar uma compra em um site. Aliás, grandes e-commerces se tornaram um grande sucesso por conta da entrega rápida ou do frete grátis. Por conta disso, os clientes sempre dão preferência para quem realiza a entrega de forma mais eficiente.

Então, muitas lojas virtuais, com o intuito de gerar confiabilidade no seu e-commerce, acabam entregando os produtos em prazo menor ao indicado. Contudo, vale ressaltar que a estratégia de aumentar este período para sempre fazer um entre “rápida” pode sair pela culatra. Afinal, com o longo prazo ali exposto, muitos clientes irão desistir de fazer as compras.

Por isso, é extremamente importante oferecer os prazos que sejam realistas e que sejam facilmente cumpridos para que possa ir conquistando a confiança de seus clientes.

Como manter essa confiança e garantir a entrega rápida?

e-commerce

Diante desses passos para gerar a confiança dos clientes no seu e-commerce, é importante ter em mente que esse processo exige manutenção. E um dos pontos que mais são considerados pelos clientes e que as lojas virtuais estão investindo é a entrega.

Nos dias atuais, as grandes empresas aceleraram as suas entregas para ganhar espaço e conquistar mais clientes. Diante disso, é necessário ter um olhar atento sobre isso e compreender melhor a logística de entrega.

Um dos primeiros pontos que os clientes se atentam, além da entrega rápida como já dito, é o valor do frete. Muitas vezes essa é uma das questões decisivas se de fato o cliente irá finalizar ou não compra dos seus produtos.

Por isso, vale a pena a leitura do sobre cálculo de fretes e o abandono de carrinhos em e-commerces, em nosso blog, para compreender como aliar a tecnologia para gestão de fretes e quais valores a serem cobrados.

Afinal, quando implementada essas tecnologias, como o Transportation Management System (TMS), o cliente poderá se sentir mais confiante e seguro para realizar essa compra e retornar para comprar novamente.

Outro ponto importante é o centro de distribuição. Dependendo do porte da sua loja e da demanda de seus clientes, essa é uma questão que precisa ser considerada.

Afinal, todo o processo de logística da entrega do produto, desde do First Mile a Last Mile, poderá otimizar as entregas dos produtos, tornando-as mais rápidas e garantir que o produto chegue ao destino final sem qualquer dano, já que o tempo de transporte pode diminuir.

Como você pode perceber, a questão do prazo de entrega e a forma como o produto chega até o consumidor são fatores que aumentam a confiabilidade no seu e-commerce. Então, contar com quem entende do assunto é primordial para o sucesso da sua loja virtual e garantir a confiança de seus clientes.Por isso, conheça a UX Solution para te ajudar a encontrar soluções logísticas para viabilizar o seu e-commerce. Visite nosso site e veja mais sobre as nossas soluções.

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Eneas Zamboni

Acumula quase duas décadas de experiências no setor de E-commerce, Logística, Delivery, Transportes e Atendimento, sempre destaca que uma empresa é de todos os colaboradores, por isso o sucesso só é possível através de pessoas, experiência e muito trabalho. Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação no Programa Executivo de Liderança e Negócios da Universidade de Harvard.Foi diretor executivo de Operações de empresas como B2W Digital, Magazine Luiza e Grupos TCI e TPC.
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