5 vantagens da integração das ferramentas do e-commerce

Com o avanço constante das tecnologias são muitas as ferramentas disponíveis para o e-commerce. ERP, CRM, automação logística, entre muitas outras, são ótimos exemplos de como o avanço tecnológico pode trazer mais agilidade. Por isso, precisamos compreender a importância da integração das ferramentas do e-commerce.

Afinal, com tantas opções, a desorganização pode surgir e o que serve para ajudar, pode gerar o resultado oposto. Neste artigo vamos abordar a importância da integração das ferramentas para os negócios online. Continue conosco e entenda como esse processo traz vantagens para o seu negócio. Boa leitura!

Qual a importância da integração das ferramentas de e-commerce?

Todas elas possuem funcionalidades extremamente importantes para o bom funcionamento do e-commerce, seja para o setor logístico, operacional, financeiro e até mesmo de marketing. Com o uso de tantas ferramentas, no entanto, surge um novo problema a ser solucionado: a integração de todas elas.

Podemos definir a integração como uma forma de harmonizar. O que, em outras palavras, pode ser entendido como “fazer com que todas as ferramentas falem a mesma língua”. Isso porque os dados obtidos por uma ferramenta podem gerar uma lacuna em outra.

Em outros casos, pode ocorrer a duplicação de dados, entre outros problemas que prejudicam a gestão financeira, a logística e outros setores do e-commerce.

Vamos supor que o seu e-commerce venda por diversos canais: site próprio, WhatsApp, lojas em marketplaces diversos, entre outros canais de vendas. Imagine que resta uma unidade de um determinado produto no estoque, que acabou sendo vendido para dois clientes, em canais diferentes.

O problema gera uma ruptura de estoque, causando a terrível situação de comunicar ao cliente que aquele produto não está disponível.

Com a integração dos canais e das diferentes ferramentas utilizadas, é possível integrar o estoque, para que se atualize automaticamente em todas elas. Imagine também que ao integrar as ferramentas, não é preciso preencher dados a cada atualização em cada ferramenta.

Ao preencher uma única vez, os estoques são atualizados em todas as ferramentas ao mesmo tempo.

Conheça agora quais são as 5 vantagens da integração das ferramentas do e-commerce

A integração das ferramentas do e-commerce traz harmonia ao funcionamento do seu negócio. Desta forma, diferentes sistemas utilizados passam a “falar a mesma língua”, se comunicando uns com os outros.

Quer saber como esse processo pode otimizar a rotina do seu negócio? Veja as vantagens:

1. Gestão de estoque eficiente

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Um dos principais problemas enfrentados pelos e-commerces é a gestão de estoque. Organizar a compra de insumos e produtos, organizar o próprio espaço de armazenamento de forma estratégica; além de fazer com que estoque e e-commerce se mantenham atualizados em tempo real pode gerar uma bela confusão.

Ferramentas de otimização logística ajudam, mas é importante que conversem com a plataforma de vendas. Assim, pode-se evitar justamente que outros problemas aconteçam, como a compra de um produto inexistente no estoque. Com a integração, os números do estoque automaticamente são atualizados, garantindo que o catálogo esteja de acordo com o que há disponível no estoque.

A integração também pode ajudar a prever quando repor insumos e outros itens no estoque. Por exemplo, se um determinado produto costuma sair mais em uma determinada época do ano, pode organizar as compras do e-commerce para essa realidade. Dessa forma, se eliminam as lacunas no estoque.

2. Menos erros humanos

É sabido que toda ação que passa por mãos humanas está sujeita a erros. Podem ser erros de digitação, um número que faltou, preenchimento de tabelas que não confere em todas as ferramentas, entre outros problemas.

Com o preenchimento ocorrendo de forma automática entre as diversas ferramentas, não há esse risco. Uma vez preenchidos os dados, eles automaticamente passam para as demais plataformas, para que estejam corretos e harmônicos.

Essa automação poupa muito tempo da equipe, que passa a ser mais produtiva em outras atividades pertinentes ao bom funcionamento do negócio. Eliminar erros humanos também ajuda a evitar acidentes.

3. Otimização da contabilidade

Com tantas plataformas de vendas disponíveis, quem vende online sabe que precisa diversificar seus canais de venda para se posicionar bem perante a concorrência. Além disso, também é preciso diversificar os métodos de pagamento. Contudo, a contabilidade pode sofrer com a desorganização, sem saber a origem dos pagamentos e os métodos utilizados.

A integração também serve para otimizar a contabilidade, disponibilizando com mais rapidez e de forma integrada, todos os pagamentos, bem como a origem deles. Fazer a contabilidade do negócio pode ocorrer de forma mais simples, auxiliando na apuração do lucro, recolhimento de impostos e demais obrigações legais.

Veja também como o cálculo de fretes pode ajudar seu e-commerce a faturar mais.

4. Melhorias no serviço de atendimento ao cliente

Imagine o seguinte cenário: um cliente entra em contato e deseja realizar uma troca, pois o produto adquirido apresenta defeito. Quanto tempo é necessário até que o atendimento consiga localizar a compra do cliente no sistema? Sem a integração, o cliente provavelmente precisa esperar muito tempo até ter o seu problema resolvido, além de ocupar bastante tempo dos colaboradores.

Com a integração é possível localizar com facilidade a data da compra, bem como outros dados pertinentes para realizar a troca ou o reembolso. Lembre-se que um cliente bem atendido provavelmente voltará a fazer negócio com você.

5. Acesso rápido às informações de rastreio

Soluções que disponibilizam a integração com diversas ferramentas no que diz respeito ao rastreamento de mercadoria agilizam o acesso às informações. Com isso, é possível reduzir o número de atendimentos via SAC e outros problemas gerados pela falta de controle no rastreio.

A implantação de um sistema de gestão de fretes pode ser integrada com um ERP para emissão automática de NF no momento da compra; ou até mesmo nas plataformas de e-commerce. Portanto, é gerada mais agilidade no acesso e disponibilização das informações referentes ao rastreio.

Mas afinal, como ocorre essa integração?

Assim como existem diversas empresas especializadas em soluções tecnológicas para e-commerce, também existem empresas que fornecem a integração. E o melhor, há empresas que oferecem os dois serviços de uma só vez. O importante é contar com soluções fáceis de usar, que promovam uma adaptação facilitada para o negócio. E o mais importante: que realmente solucionem as demandas do seu e-commerce.

Quer saber mais detalhes de como funciona a integração e saber como ela pode ser aplicada de forma personalizada ao seu negócio? Entre em contato conosco e faça um orçamento.

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Willians Dantas

Com foco em melhoria de processos e redução de custos, hoje acumula mais de 15 anos de experiência em e-commerce, sempre mergulhando em novos desafios que este universo permite. Especialista em PDCA e Gestão de Indicadores, acumula em suas expertises o desenvolvimento do aspecto de receita e custo de um e-commerce voltado sempre a consumo de frete entrega/reversa, além de soluções inovadoras para TMS.
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