Gestão de frete: 6 erros que acabam com suas vendas

Um e-commerce bem-sucedido depende de uma série de fatores, um deles é uma gestão de frete eficiente. Poucos gestores entendem a real importância dessa tarefa e como ela pode impactar diretamente nas vendas. Por isso, hoje vamos falar sobre os erros mais comuns na gestão de frete e de que forma eles podem prejudicar o seu negócio. Confira!

Concentrar todas as entregas em uma única transportadora

Um erro elementar na gestão de fretes é trabalhar exclusivamente com uma transportadora. Se essa empresa passar por qualquer problema interno que impossibilite o seu trabalho ou que o comprometa de alguma forma, todos os consumidores que estão esperando suas mercadorias vão ser prejudicados.

E não é apenas isso: quando você trabalha com mais de uma transportadora, consegue oferecer melhores condições de frete ao seu cliente, tornando o seu negócio mais competitivo.

Até para negociar a renovação da parceria com uma empresa de transporte é interessante ter outros fornecedores no radar! Essa carta pode ser colocada na mesa para conseguir um cenário mais favorável.

Oferecer uma única opção de frete ao consumidor

Os consumidores estão mais exigentes! As compras online aumentaram, temos um número maior de pessoas consumindo nessa modalidade atualmente, com suas próprias necessidades e prioridades. Se a empresa oferecer uma única opção de frete, vai atender a uma parcela muito pequena de todo esse público, perdendo a chance de fechar mais negócios.

Por exemplo: existem consumidores que priorizam um frete de menor custo, mesmo que a entrega demore mais. Já outros só compram se a entrega for rápida, mesmo tendo que pagar um valor a mais por isso. Consequentemente, toda empresa deve ter no mínimo essas duas opções de frete: a entrega rápida e a entrega econômica. Isso já resolve as demandas de boa parte do seu público-alvo.

E é claro que quanto mais opções, melhor! Você pode dar a alternativa de o cliente retirar a sua mercadoria em um ponto físico, como a loja física ou mesmo um smart locker.

Lembre-se: quanto mais poder de escolha o seu consumidor tiver, mais satisfeito ele vai ficar!

Não se atentar à escolha da embalagem

A embalagem é essencial nas compras online! Ela deve proteger adequadamente o seu conteúdo, considerando a forma como o transporte será feito e o nível de fragilidade da mercadoria. Além disso, as dimensões também precisam ser bem planejadas: se ela for maior do que o necessário, isso vai encarecer o frete. Por outro lado, se for pequena demais, pode não deixar o produto devidamente seguro.

E não é apenas o tipo de embalagem, mas o cuidado ao embalar esse produto antes de enviá-lo para a transportadora.

Se você já toma todos esses cuidados básicos, que tal avançar um nível? Você pode apostar em uma embalagem personalizada, que vai fortalecer ainda mais a identidade da sua marca. Enviar um bilhete agradecendo ao cliente pela compra ou, quem sabe, até um cupom de desconto para ser usado na próxima mercadoria, são diferenciais que contribuem diretamente com a fidelização do consumidor.

Não estabelecer claramente as condições do frete

Poucas coisas são mais frustrantes para o comprador do que acreditar que vai ter um frete grátis ou uma entrega rápida e, ao finalizar a compra, perceber que isso não vai acontecer. Deixe sempre as condições muito claras. Exemplo:

  • Para receber em até 24 horas, o pagamento precisa ser confirmado até às XXh;
  • O frete é grátis para as cidades X, Y, Z ou para compras acima de R$ XX;
  • Em pagamento via boleto, o prazo de entrega começa a contar a partir da sua compensação.

O consumidor precisa saber, antes mesmo de colocar suas compras no carrinho, como funciona o frete. Isso vai evitar que ele desista da compra já na etapa final por ser surpreendido de maneira negativa.

Oferecer frete grátis sem planejamento

O frete grátis pode ser uma ótima estratégia promocional, especialmente para queimar estoque. Mas ele exige planejamento, afinal, alguém vai arcar com os custos do envio da mercadoria e será o lojista. Por isso, se a ideia não for bem pensada, o e-commerce pode até sair no prejuízo, mesmo que tenha um aumento nas vendas.

Se você quer usar o frete grátis como um gatilho para a compra, analise as possibilidades: limitar a região de alcance dessa ação, oferecer apenas para compras acima de um determinado valor, disponibilizar o frete grátis de forma bem pontual, em alguma data especial, por exemplo.

Não compartilhar o código de rastreio

Assim que a transportadora recebe a mercadoria, ela libera um código de rastreio para que a entrega seja acompanhada. É importante que o e-commerce compartilhe esse dado com o consumidor, para que ele saiba em qual status está o seu produto. Isso reduz a ansiedade da espera e melhora muito a experiência do cliente.

Também é importante que o próprio lojista acompanhe esse rastreamento. Assim, ao perceber que ele não está ocorrendo conforme o esperado, pode entrar em contato com a transportadora e tentar resolver o problema antes que a entrega chegue a atrasar.

Impacto desses erros nas suas vendas

Quando você comete esses erros citados acima, muitos problemas podem ocorrer: atrasos na entrega para o cliente; frete com valor muito elevado; produto chegando danificado na casa do consumidor e uma série de outras questões.

Tudo isso inibe a compra: se ao fechar o carrinho o consumidor percebe um frete muito caro ou com prazo de entrega longo demais, ele pode desistir da compra e ir procurar outro e-commerce. Se ele compra e a mercadoria chega com atraso ou avariada, provavelmente não vai comprar novamente e ainda pode publicar a sua insatisfação nas mídias sociais, influenciando mais pessoas.

A gestão de frete exige um bom planejamento para assegurar que toda a experiência do consumidor seja satisfatória, desde o momento em que ele acessa o seu site até receber o produto em casa. É isso que os clientes buscam, lojistas que entreguem a máxima eficiência!

Temos um conteúdo especial sobre o gerenciamento das entregas para o seu marketplace. Confira agora!

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Carol Pacheco

Com mais de 20 anos de mercado, a maior parte de minha experiencia foi na área suporte comercial e de reversa comercial, mas como sou munida por desafios de muito dedicação, não parei por aí. Fui trabalhar com operação de reversa e tudo que veio ao longo desses mais 12 anos me levaram até a UX. Vim com o desafio de estruturar junto a tecnologia o departamento de Suporte e Implantações e hoje estou junto ao time de gigantes estou a frente como PM do nosso TMS Embarcador.
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